Política
Legislativo canoense recebe projeto que trata da Reforma Administrativa no Executivo

A Câmara Municipal de Canoas recebeu na tarde desta segunda-feira, 17, o projeto de lei proposto pelo Executivo que trata da reforma administrativa, com o objetivo de economizar recursos.
Segundo informações divulgadas pelo próprio Executivo, Canoas enfrenta um déficit de R$170 milhões em suas contas públicas. A proposta de reforma administrativa surge como uma alternativa para tentar reverter esse quadro, através da otimização dos recursos e da redução de gastos.
O secretário de Relações Institucionais, Mario Cardoso, afirmou que o projeto foi fruto de muito trabalho e vem em um momento importante para a cidade. Segundo ele, as mudanças foram feitas apenas onde eram necessárias, e a análise e votação do projeto precisam ser ágeis para que o prefeito “possa contar com uma equipe fechada e alinhada para gerir o município”.
Entre as medidas previstas no projeto, Daniel Cardozo, Secretário do Gabinete do Prefeito, destaca a extinção da Secretaria de Políticas Transversais e Secretaria Especial de Gestão Distrital, que serão absorvidas pelo Gabinete do Prefeito ao mesmo tempo que serão retomadas as Coordenadorias.
Concomitante, também vai ser criado um Escritório de Gestão, que será coordenado por servidores de carreira, com o objetivo de modernizar e trazer agilidade ao serviço prestado pela Prefeitura. Daniel ressalta que a ideia é simplificar a estrutura administrativa e torná-la mais eficiente, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população.
Uma novidade é a criação do Escritório de Resiliência Climática, que tem como principais funções o monitoramento do clima e pensar estratégias que visem diminuir o impacto das mudanças climáticas na população mais vulnerável. Outra inovação é a instituição do Escritório de Participação e Mobilização, que abrigará e será responsável pelas políticas de participação do governo, como Prefeitura na Rua, Prefeitura Aberta e Prefeitura Itinerante, esta última que funcionará sete dias por semana.
Em paralelo a isso, o prefeito trabalhará no tema do compliance, que consiste em um conjunto de boas práticas, adotadas pela prefeitura, para atuar de acordo com diferentes leis, normas, legislações e padrões éticos, visando excelência na transparência do serviço público.
O presidente da Câmara, Cris Moraes, garantiu que o projeto será encaminhado a todos os vereadores e que a análise será feita com atenção e esmero, de modo que possam apreciar essa importante medida. Ela ainda reforçou o compromisso da Câmara Municipal em ser responsável e ágil com o projeto.
O líder de governo, Emilio Neto, destacou a importância de se pedir um regime de urgência na tramitação do projeto, mas ressaltou que os vereadores terão todo o tempo necessário para analisar o projeto e esclarecer suas dúvidas.
Cabe destacar que a proposta de reforma administrativa é uma das principais medidas anunciadas pelo Executivo de Canoas para enfrentar a crise financeira que assola a cidade e a Câmara Municipal tem a responsabilidade de analisar e votar esse projeto.
Além disso, outras iniciativas estão sendo tomadas, como a renegociação de dívidas, com o intuito de equilibrar as contas públicas e garantir a continuidade dos serviços essenciais para a população.
Política
Câmara de Canoas reconhece oficialmente o uso do Cordão de Girassol para identificação de deficiências ocultas

Foi aprovado na sessão do dia 3 de abril, na Câmara Municipal de Canoas, o PL 68/2025, de autoria da vereadora Neuza Martins Rufatto (PSD), que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento de identificação de pessoas com deficiências ocultas no município. A medida tem como objetivo fortalecer a inclusão social e melhorar a qualidade do atendimento em espaços públicos e privados.
O uso do cordão — uma fita com estampa de girassóis já adotada em outros países e cidades brasileiras — é opcional e voltado a pessoas com condições não visíveis, como autismo, surdez, deficiências cognitivas e doenças raras. A proposta segue o que já foi estabelecido pela Lei Federal nº 14.624/2023, que oficializou o símbolo em nível nacional.
“O reconhecimento municipal dá visibilidade ao tema e amplia o conhecimento da população sobre deficiências que, embora não sejam perceptíveis de imediato, demandam atenção e respeito”, explicou a vereadora Neuza Rufatto, ao destacar que a nova lei não gera custos aos cofres públicos, já que os cordões serão providenciados pelos próprios usuários ou instituições interessadas.
A nova legislação determina que funcionários de estabelecimentos públicos e privados sejam orientados sobre o uso do cordão e os procedimentos adequados para atender pessoas com deficiências ocultas.
O objetivo é garantir que o símbolo seja compreendido como um sinal legítimo de necessidade de atenção diferenciada, sem que isso implique, por si só, em exigência documental. Além de reconhecer um importante instrumento de inclusão, a lei municipal reforça o papel educativo do poder público na promoção da acessibilidade e no combate à discriminação de pessoas com deficiências invisíveis.
Política
Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita

Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito Rodrigo Battistella, junto ao vice-prefeito Toninho Pfeil, apresentou à população as novas pessoas integrantes da equipe de governo que irão compor as secretarias municipais. Battistella destacou a importância das novas escolhas para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade e garantir a melhoria de serviços essenciais para a população.
Cláudio Venzo assume o cargo de subprefeito e será responsável por coordenar ações estratégicas em diversos bairros e comunidades de Nova Santa Rita, aproximando a administração das necessidades dos cidadãos e cidadãs.
Aline Prado chega à Secretaria do Meio Ambiente, com um forte compromisso em promover políticas sustentáveis e ações de preservação ambiental. Já Vagner Silva, é o novo titular da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de impulsionar atividades culturais e de fomento ao turismo na cidade.
Battistella ressaltou a importância da formação dessa nova equipe e a continuidade das ações do governo municipal.
“Estamos somando a um time comprometido, com a competência necessária para trabalhar pela nossa cidade. Cada um dos novos nomes tem uma visão de futuro e um desejo de fazer Nova Santa Rita crescer de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e valorização da nossa cultura. Tenho plena confiança de que, juntos, vamos fazer um governo mais perto da população e com soluções eficientes para os desafios que temos pela frente”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Toninho Pfeil também destacou o empenho e a dedicação de cada pessoa nova – e já integrantes da gestão -, enfatizando a importância do trabalho conjunto para atender as demandas da população.
“Esses novos nomes representam a continuidade do nosso compromisso com uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar de todos os moradores e moradoras de Nova Santa Rita. Seguimos sempre em frente”.
Política
PSB Canoas elege novo diretório e executiva para próximo triênio

Nesta quarta-feira, 26 de março, na Câmara de Vereadores de Canoas, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Canoas realizou congresso municipal, elegendo o novo diretório e executiva para o próximo triênio.
A eleição se deu por aclamação, sendo aprovada a chapa liderada pela reeleição do presidente Diego Santa Helena e seu vice Fabiano Vernieri.
“Agradeço mais um vez a confiança, PSB sai unido e fortalecido, estamos em um novo ciclo, queremos aprofundar mais a defesa de nossas bandeiras de luta e do debate de melhorias dos serviços públicos junto à sociedade canoense, fazendo a boa política para realmente melhorar a vida das pessoas” destacou Santa Helena
O político também revelou que a sigla terá candidato a deputado em 2026 pela cidade, que o debate interno dos nomes das lideranças que se destacaram no último pleito já iniciou.
O congresso contou com a presença do presidente estadual do partido Mário Bruck, da diretora de Igualdade Racial do Estado, Sanny figueiredo. Na ocasião também foram eleitos os novos secretários dos movimentos sociais (mulheres: Magda Dawrh , juventude: Bryan André; e negritude: Gerson da Silva, LGBTQIAP+: Rubem fagundes e Movimento popular: vardeson Cardona.
- Trânsito1 semana atrás
Obras do DNIT causam estreitamento de pista nas ruas laterais da BR-116 em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de “ATENÇÃO” no Estado
- Saúde1 semana atrás
Diretor-técnico do HPS de Canoas anuncia fechamento da emergência; Prefeitura nega e profissional é desligado
- Cultura1 semana atrás
Governo lança dois editais da Lei de Incentivo à Cultura com investimento total de R$ 40 milhões
- Trânsito3 dias atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Geral1 semana atrás
Piquenique em Canoas celebra Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
- Geral1 semana atrás
Após temporal, equipes da RGE trabalham para regularização do serviço em Nova Santa Rita
- Educação1 semana atrás
Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas