Cultura
Grande Rio é a campeã do carnaval carioca

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli
Escola conquistou seu primeiro título no grupo especial com enredo sobre o orixá Exú
Com o enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exú”, a Grande Rio conquistou seu primeiro título no grupo especial do carnaval carioca. A apuração ocorreu na última terça, 26. Vice-campeã em 2020, a Grande Rio manteve seus dois carnavalescos, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, realizando um desfile considerado impecável nesse carnaval. A escola de samba do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fundada em 1988, acumulava vice-campeonatos: 2006, 2007, 2010 e 2020. O título finalmente saiu com enredo que buscou desmistificar o orixá Exú, considerando o mensageiro nas tradições religiosas herdadas da matriz africana.

Exú – Antes da apuração, o historiador Douglas Souza Angeli já fazia o seguinte comentário nas redes sociais: “O que os carnavalescos Gabriel Hadad e Leonardo Bora e os sambistas e componentes da Grande Rio fizeram foi um fenômeno de cores, luzes, sons e movimentos. Cada componente fazia parte das alegorias como esculturas que ganhassem vida, cada dança fazia parte das cores, cada gesto parte dos sons, cada parte encontrava sentido no todo. Ser campeã disparada na apuração de terça será um merecido detalhe”. Conforme Pierre Verger, no livro Orixás: Deuses iorubas na África e no Novo Mundo (1981), Exú é um orixá de múltiplos e contraditórios aspectos, sendo o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, servindo de intermediário entre os homens e os deuses.

Apuração – A classificação final foi a seguinte: 1º – Grande Rio, 2º – Beija-Flor, 3º – Viradouro, 4º – Vila Isabel, 5º – Portela, 6º – Salgueiro, 7º – Mangueira, 8º – Mocidade, 9º – Unidos da Tijuca, 10º – Imperatriz, 11º – Paraíso do Tuiuti, 12º – São Clemente (rebaixada). As seis primeiras participam do desfile das campeãs no próximo sábado. Na série Ouro, venceu o Império Serrano com o enredo “Mangangá”, contando a história do mítico capoeirista conhecido como Besouro. Com a vitória, a escola sobe para o grupo especial em 2023.
Cultura
Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).
Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.
No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.
À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.
A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.
Cultura
Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.
Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.
A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados
a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.
O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.
Música e cultura afro-brasileira
Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.
Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.
Cultura
Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.
Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.
No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.
“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.
“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”
O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Eleições 20264 dias atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem

Habitação1 semana atrásCanoas amplia regularização de imóveis com programa permanente

Clima7 dias atrásCiclone extratropical traz risco de temporais e ventos de até 100 km/h no RS
Defesa Civil5 dias atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Educação6 dias atrásGoverno do RS antecipa pagamento do 13º salário dos servidores estaduais

Clima6 dias atrásTemporal deixa mais de 54 mil pessoas afetadas e danifica 8 mil casas no RS
Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil alerta para elevação do Guaíba nesta quarta-feira; aviso segue até domingo, 4

Defesa Civil4 dias atrásNova Santa Rita é habilitada para saque do FGTS após temporal atingir mais de 500 famílias

















































