Esporte
CENTRO DE NATAÇÃO: Medalhista olímpico Fernando Scheffer se reúne com Prefeito

Na tarde de terça-feira, 4, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, recebeu o canoense e medalhista olímpico Fernando Scheffer na sede do Executivo Municipal. Scheffer é nadador profissional e campeão nos 200 metros livre nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
O objetivo do encontro foi tratar da construção de um Centro de Treinamento de Natação na cidade, que prevê duas piscinas olímpicas, uma de 50 metros e outra de 25 metros.
“Desde a minha vitória em Tóquio, voltei com o sonho de criar um projeto com jovens em Canoas, minha cidade natal, para desenvolver a natação aqui, tanto do desporto quanto no paradesporto. Tenho certeza que conseguiremos descobrir novos talentos”, destacou Scheffer.
Viabilizando o projeto
O projeto do Centro de Treinamento ficou estimado em R$ 12 milhões, conforme pesquisa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). “Há cidades do país que possuem piscinas de 50 metros ou de 25 metros, mas nenhuma possui um projeto como este que imaginamos em parceria com o Fernando Scheffer. Seria, com certeza, um grande diferencial para o esporte de Canoas em nível nacional e mundial”, enfatizou o secretário da Smel, Carlos Lanes.
Segundo o secretário adjunto da Smel, Jerson Cunha, visitas técnicas na Secretaria Nacional de Esporte e Rendimento já foram realizadas para viabilizar recursos para o projeto. “Sabemos que o investimento é alto e que não teremos como garantir 100% do valor. Por isso, agora, estamos tentando recursos com o governo federal, Estadual, com parceiros da iniciativa privada e através de emendas parlamentares”, acrescentou Cunha.
A área para a construção do espaço já existe e seria garantida pela Prefeitura de Canoas. Interessados em ajudar na construção do Centro de Treinamento podem entrar em contato com a Smel através do telefone (51) 3236-1904 ou do e-mail smel@canoas.rs.gov.br
Esporte
Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.
Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.
No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Willian Dias Almeida
Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Ryan Ramires Martins Oliveira
Erica Martins
Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.
Superação dentro e fora dos tatames
Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.
O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.
Orgulho e esperança para o futuro
Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.
“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.
Esporte
Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.
Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.
“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.
“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.
Esporte
Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.
A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade
“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual