Saúde
Consultórios de Telemedicina são inaugurados nesta terça-feira, 1º

A plataforma Médico Online foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, pela Prefeitura Municipal de Canoas, com a intenção de agilizar os atendimentos com especialistas e diminuir a fila de espera.
O prefeito Jairo Jorge destacou esforços para a inplementação da ferramenta, e enfatizou os desafios provocados pela em utilizar as tecnologias, via vídeo chamadas, para falar com amigos e familiares. “Assim, a implantação da telemedicina, que há dois anos parecia algo impossível, hoje é real, possível e seguro”, disse.
Os consultórios de teleconsultas estão instalados nas unidades Santa Isabel, Cerne, Nova Niterói, Fátima e CAIC. A expectativa é que os cinco espaços realizem cerca de 800 atendimentos especializados por mês, assim como 800 exames de eletrocardiograma. Além disso, nos locais são emitidos tele laudos e realizados agendamentos de consultas de retornos. O custo mensal da operação é de cerca de R$ 417.916,65. Os agendamentos são realizados via regulação. O projeto foi implantado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Saúde.
Estiveram presentes na abertura das atividades o secretário Municipal da Saúde, Maicon Lemos; a Secretária Estadual Adjunta da Saúde, Ana Costa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hishan Hamida; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO
Uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em consultório exclusivo. A profissional será responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma, que será laudado em minutos e entregue ao paciente. Também fica à disposição para auxiliar e realiza a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.
Saúde
Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana

A Prefeitura de Canoas realiza neste fim de semana mais uma mobilização para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário (HU) promove no sábado, 27, e domingo, 28, o sétimo mutirão de saúde de 2026, desta vez com foco em cirurgias de vasectomia.
A ação integra o Dia D do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. A expectativa é realizar até 150 cirurgias ao longo dos dois dias, com possibilidade de zerar a fila da especialidade no município.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, destaca os resultados das ações na rede de saúde.
“Estamos avançando na capacidade de atendimento em saúde no Município e os mutirões que temos feito desde o ano passado têm reduzido as filas e a espera de muito tempo das pessoas. O nosso trabalho é para cuidar das pessoas, atender as demandas da população da melhor forma possível e melhorar a qualidade de vida na nossa cidade.”
A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, afirma que os atendimentos aos fins de semana ajudam a ampliar a capacidade assistencial.
“Nós sabemos que aos finais de semana é mais fácil as famílias dos pacientes se organizarem e comparecerem aos procedimentos. Então, agora que temos mais salas operantes, conseguimos organizar este trabalho de forma intensificada e proporcionar agilidade nos atendimentos”, afirma.
Os pacientes que participam do mutirão já passaram por avaliação na rede básica e foram encaminhados pela regulação do SUS.
O diretor técnico do HU, Fernando Farias, explica que todos os homens habilitados na fila de Canoas foram chamados.
“Além de representar um importante método de planejamento familiar, a vasectomia é um procedimento seguro, de baixa complexidade e rápida recuperação, realizado por meio de técnica minimamente invasiva. A ampliação da oferta deste tipo de cirurgia fortalece as políticas públicas de saúde reprodutiva. Todos os pacientes de Canoas foram chamados. Inclusive, solicitamos à Regulação do Estado que enviasse mais pacientes de outras regiões, pois temos capacidade de atendimento”, explica.
Desde março deste ano, quando o HU passou a integrar a lista de hospitais brasileiros conveniados com o programa Agora Tem Especialista, a instituição vem realizando mutirões em diferentes especialidades, com objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias e procedimentos eletivos.
Saúde
Nova Santa Rita realiza ação itinerante de vacinação contra a Influenza neste sábado, 27

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27, uma ação itinerante de vacinação contra a Influenza. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.
Os atendimentos ocorrem das 9h30 às 13h30 em dois pontos do município: em frente ao Mercado Unisuper, no bairro Berto Círio, e em frente ao Mercado Redefort, no Centro.
A vacina está disponível para toda a população. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou que a estratégia busca facilitar o acesso aos serviços de saúde.
“Estamos levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso e incentivando que cada vez mais moradores se protejam contra a gripe”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, reforçou a importância da imunização e da adesão da população à campanha.
“A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra as complicações causadas pela Influenza. Nossa orientação é que todos procurem um dos pontos de atendimento neste sábado”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que novas ações itinerantes devem ocorrer nas próximas semanas em diferentes regiões da cidade.
Saúde
Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos encerra na próxima terça-feira no RS

A poucos dias do fim da campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul, 5.842 adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. O número representa 27,72% de um total de 21.161 jovens aptos a receber a dose no Estado, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A mobilização tem como objetivo resgatar adolescentes que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), até o último domingo, 21, 15.319 jovens já haviam sido vacinados. O prazo para procurar uma unidade de saúde segue até a próxima terça-feira, 30.
Segundo a chefe substituta da Seção de Imunizações do CEVS, Isabela Castro, a resistência de pais e responsáveis ainda é um dos principais fatores que impactam a adesão.
Ela explica que parte das famílias associa a vacina ao início da vida sexual, o que não corresponde à finalidade da imunização.
“Queremos garantir a proteção desse público, pensando em uma vacina que consegue prevenir alguns tipos de câncer, que é uma doença que pode levar a óbito”, disse.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está relacionado à maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de outros tipos como câncer de ânus, pênis, boca e orofaringe.
A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue disponível durante todo o ano na rede pública. Em 2025, a cobertura no Estado chegou a 90,67% entre meninas e 79,1% entre meninos.
Segundo Isabela, os índices mostram avanço, principalmente entre os meninos, mas ainda há espaço para ampliar a adesão.
“Com relação à vacinação dos meninos, a gente ficava ali na casa dos 50 ou 55%. Já no ano passado atingimos 79%, mas a gente precisa continuar, avançar”, afirmou.
Na rede pública, a vacina protege contra quatro tipos do vírus. Na rede privada, o custo pode variar entre R$ 800 e R$ 1 mil por dose em Porto Alegre.

Canoas 87 anos1 semana atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima1 semana atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil estadual discute ações com municípios em reunião com a Famurs

Mobilidade1 semana atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Trânsito5 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Policial4 dias atrásMulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Economia1 semana atrásR$ 13 mil em prêmios do Nota Fiscal Gaúcha ainda aguardam resgate; prazo termina no domingo, 21

Comunidade1 semana atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso






















































