Conecte-se conosco

header-top



 




 

17/05/2024
 

Geral

Projeto Verão 2022: Atividades esportivas e lúdicas oferecidas gratuitamente movimentam canoenses

Redação

Publicado

em

Projeto Verão em Canoas inicia com atividades esportivas em diversas modalidades

Nem mesmo a temperatura acima dos 30 graus da segunda-feira, 3, tirou o entusiasmo dos participantes da aula de ginástica no Centro de Lazer Martin Luther King, no bairro Harmonia. A iniciativa integra o Projeto Verão 2022, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) nos meses de janeiro e fevereiro.

A aposentadoria fez com que Rose Moreira, 59 anos, procurasse alguma atividade para não cair no sedentarismo em casa. “Eu adoro”, diz durante o intervalo da aula de ginástica funcional com o professor Matheus Guedes.
Para Leila Frozi, 56 anos, é uma alternativa para praticar exercício físico longe dos ambientes fechados das academias. “Aqui é melhor porque é bem amplo”, compara. Quando criança, Giovana Gavlinski, 39 anos, teve problemas de saúde, que afetaram a visão e os movimentos. A ginástica tem ajudado na recuperação do equilíbrio.

Além da ginástica, há opções de modalidades esportivas para todas as idades em várias unidades espalhadas pela cidade. O objetivo é proporcionar melhoria na qualidade de vida através da prática esportiva, combatendo o sedentarismo e promovendo a integração social entre os canoenses. Todas as atividades são gratuitas e não exigem pré-requisitos, apenas os maiores de 60 anos precisam apresentar atestado médico.

As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades, de acordo com o cronograma da modalidade escolhida e disponibilidade de vagas. O projeto será desenvolvido entre 3 de janeiro e 24 de fevereiro.

São oferecidas modalidades como câmbio, pilates, alongamento, funcional e yoga nas categorias adulto e sênior. Já as ginásticas, vôlei, oficinas recreativas e iniciação ao esporte disponibilizam vagas para crianças e adolescentes entre 3 e 19 anos. Confira a programação completa no site da prefeitura.

Endereços
Centro de Lazer e Esporte São José
Rua João Leivas de Carvalho, 541- São José
Fone: 3477.5766

Parque Municipal Getúlio Vargas
Rua Dona Rafaela, 700 – Marechal Rondon
Fone: 3236.1800

Centro de Esporte e Lazer São Luiz
Rua Eng. Rebouças, 1000 – São Luiz
Fone: 3477.2589

Complexo Cultural e Esportivo Martin Luther King
Rua Clóvis Bevilacqua, 1770 – Harmonia
Fone: 3463. 4717

Parque Esportivo Eduardo Gomes
Av. Guilherme Schell, 3600 – Fátima
Fone: 3462.1627

Centro de Esporte e Lazer São Francisco de Assis
Rua Candelária, 31 – Mathias Velho
Fone: 3429.2719

Estação Cidadania
Rua Rio Grande do Sul, 3320 – Mathias Velho
Fone: 3236.1904

Centro Olímpico Municipal
Rua Araguaia, 1151 – Igara
Fone: 3477.6417

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enchente 2024 Canoas

Central com animais resgatados funciona todos os dias em Canoas

Redação

Publicado

em

Tutores que foram separados de animais de estimação durante os resgates na enchente podem fazer o reconhecimento dos pets de segunda a segunda em Canoas.

A Secretaria de Bem-Estar Animal conta com mais de mil animais resgatados no município, que foram acolhidos, cuidados e tratados pela equipe da pasta.

As pessoas que buscam se reunir com seus bichinhos podem procurar a sede da secretaria todos os dias, das 13 às 17 horas. O endereço é na Avenida Boqueirão, nº 1.986, no bairro Igara.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Drones fazem mapeamento e entrega de doações em Canoas

Redação

Publicado

em

Uma ação nos bairros Mathias Velho e Rio Branco utilizou drones para o mapeamento da altura das águas e a entrega de doações em áreas de difícil acesso nessas regiões na manhã desta sexta-feira, 17.

A iniciativa contou com o apoio da Defesa Civil da cidade paulista de Campinas, da startup TRON, que é coordenada pelo influenciador Whindersoon Nunes, e da organização HelpNGO, da Guatemala. Durante os voos das máquinas, o espaço aéreo foi fechado pela Força Aérea.

As equipes de Campinas e da TRON abordaram a área do Mathias Velho a partir do estacionamento do supermercado Carrefour. A cidade paulista enviou um veículo de grande porte, três servidores e um drone de apoio a resgate, com câmeras térmica e noturna, para mapeamento da altura das águas. Já a startup robótica disponibilizou dois drones com capacidade de carga para o transporte de materiais essenciais.

No Rio Branco, cinco voluntários da ONG guatemalteca coordenaram o sobrevoo da região com drones de resgate. Esses equipamentos permitem imagens com precisão seis vezes maior que as de satélite, de forma a facilitar o trabalho de monitoramento das águas, planejamento das obras de reconstrução dos diques e o detalhamento do total de casas e famílias atingidas.

“O trabalho é fundamental para termos informações sobre a topografia dos nossos terrenos, além de dimensionarmos de forma precisa os impactos da enchente. Essas imagens nos darão uma base de dados sólida para um planejamento de contenção de futuros alagamentos, além de ajudar na reconstrução dos diques e de todas as regiões afetadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Canoas, Hassan Cafruni.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Mais de 50 técnicos da Corsan atuam para reativar estação de água no Rio Branco

Redação

Publicado

em

A Corsan mobiliza uma equipe de mais de 50 profissionais para a reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, que foi totalmente alagada pelas cheias. A estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade e abastecer também a parte oeste, na medida em que a enchente for baixando.

Nesta quinta-feira, 16, foram instaladas duas bombas para fazer a drenagem da água de dentro dos prédios onde estão as máquinas. Mais oito bombas foram adquiridas pela Companhia e serão instaladas nas próximas horas. Também estão sendo construídas paredes para conter o nível da cheia e evitar que a água atinja novamente a parte elétrica.

Na sexta-feira, 17, com auxílio da Base Aérea de Canoas, devem ser colocadas outras duas bombas e dois geradores de energia elétrica na ETA Rio Branco. Os equipamentos, pesando cerca de duas toneladas cada um, serão levados de helicóptero até lá, porque ainda não há acesso por terra ou por barco.

Para que as equipes da Corsan pudessem chegar ao local, foi construída uma passarela flutuante entre a BR-448 e a estação de tratamento. Já foi possível retirar da água seis inversores de frequência, que servem para acionar os sistemas elétricos das bombas. Os equipamentos foram enxugados e limpados, passaram por manutenção e estão recuperados, prontos para serem reinstalados tão logo a casa de bombas esteja seca.

Mergulhadores também participam da força-tarefa, fazendo a vedação das entradas de água da Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT). Isso vai possibilitar que sejam instaladas bombas para remover o alagamento também dessa área e depois fazer a secagem e manutenção dos aparelhos elétricos, para reativar a estação.

Energia elétrica

Os dois geradores de energia que irão funcionar a partir desta sexta-feira, 17, na ETA Rio Branco vão alimentar um novo ramal de eletricidade montado pela Corsan, com a instalação de um poste às margens da BR-448, que terá ligação direta com a estação de tratamento de água. Essa alternativa vai restabelecer a energia elétrica nas partes do complexo que já estiverem secas, para que os motores sejam ligados e a captação e tratamento de água sejam retomados.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm