Conecte-se conosco

header-top







 

20/01/2026
 

Geral

Após Prefeitura recolher ônibus da Transcal, Metroplan cita equívoco e abuso de autoridade

Redação

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Canoas recolheu dois ônibus da empresa Transcal. Segundo o secretário Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTM), José Francisco Nunes, os veículos teriam sido flagrados fazendo transporte irregular, ao mudar os trajetos das linhas de Integração com o Trensurb,que teria acarretado em um ‘roubo de passageiros das linhas urbanas.

De acordo com informações da prefeitura, há uma tentativa de diálogo com a empresa. “Enviamos um ofício e eles não quiseram nem receber.”

Metroplan se manifesta sobre o caso

Através de uma nota informativa, assinada pelo Diretor de Transporte Metropolitano, Francisco Hörbe, a Metroplan cita o ocorrido, discordando com base em questões legais, que transcrevemos abaixo:

I – Nos termos do artigo 3º, §1º, inciso III da Lei Estadual nº 11.127/98, constituem-se serviços de transporte metropolitano as linhas de integração, tanto modal como intermodal, com função intermunicipal, sendo assim, o transporte de integração, é, por definição legal, de competência estadual;

II – No artigo 67º, do Decreto Est. nº 39.185/98, que “Aprova o Regulamento do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros, no âmbito das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e dá outras providências”, consta expressamente que os serviços de transporte metropolitano coletivo de passageiros, contemplando os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, têm o Estado do Rio Grande do Sul como Poder Concedente, por intermédio de sua Secretaria de Estado a que a METROPLAN está vinculada;

III – A atual operação do sistema de integração está sendo realizada com base em Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre as empresas VICASA e TRANSCAL (RÁPIDO), nos autos do Inquérito Civil nº 00739.000.323/2021, devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CETM), sendo que semanalmente são realizadas ações de fiscalização das linhas de integração a fim de averiguar eventuais irregularidades.

“Canoas tomou iniciativa equivocada”

Na sequência, em meio a diversas considerações, a nota enfatiza que “Considerando que o Município de Canoas não tem base legal para apreender os ônibus em serviço concessionário Metropolitano;”.

Ainda, que “Canoas tomou iniciativa equivocada recolhendo 2 veículos em serviço… Devido a esse fato de abuso de autoridade, o cidadão canoense ficou prejudicado no seu deslocamento ao trabalho no início dessa manhã (05/07), privando os usuários de deslocarem para o trabalho”.

“Tal atitude ultrapassa os limites legais”

Por fim, a empresa finaliza dizendo que “que tal atitude ultrapassa os limites legais que permeiam o bom andamento dos serviços, prejudicando também a boa relação que deve existir entre Estado e Municípios, com respeito mútuo no que diz às suas atribuições e para que haja uma perfeita harmonia do relacionamento institucional”.

Leia nota na íntegra clicando neste anexo: NOTA INFORMATIVA METROPLAN 05.07.2021.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Redação

Publicado

em

A Corsan afirma que a retomada do abastecimento de água nos bairros Igara e São José, em Canoas, deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta terça-feira, 20. A interrupção ocorreu em razão do rompimento de uma adutora de grande porte na avenida Getúlio Vargas.

Segundo a Corsan, a tubulação é responsável pelo transporte de água tratada para a região e equipes trabalham no local para concluir o conserto e iniciar a retomada do serviço. A normalização completa pode levar algumas horas, conforme a localização dos imóveis e a demanda da rede.

Para informações e solicitações, a Companhia orienta que os moradores utilizem os canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site cliente.corsan.com.br, o WhatsApp pelo número (51) 99704-6644 ou o telefone 0800 646 6444, com ligações gratuitas.

Continuar a ler

Geral

Estado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Redação

Publicado

em

O governo do Estado contabilizou 11.466 emissões de carteiras de identidade por meio do sistema Identidade Fácil entre julho e dezembro de 2025. A plataforma digital é utilizada para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e concentra parte do processo de forma on-line.

Disponível no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e também em aplicativo para celulares, o sistema permite que o cidadão preencha os dados pela internet e envie a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o serviço, é necessário ter conta ativa no gov.br.

Mesmo com a digitalização, a etapa presencial segue obrigatória para a coleta de biometria e fotografia, realizada mediante agendamento. Pessoas que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a CIN de forma remota. Já quem não se enquadra nos critérios do sistema continua sendo atendido pelo modelo tradicional, com agendamento presencial nos postos do IGP.

A Carteira de Identidade Nacional unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como registro único. O documento possui versão física e digital e é válido em todo o território brasileiro.

Para atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços das unidades no site: (https://igp.rs.gov.br/onde)

Documentos exigidos

CPF
Certidão de nascimento para pessoas solteiras
Certidão de casamento para casados ou viúvos
Certidão de casamento com averbação para separados ou divorciados

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques