Conecte-se conosco

header-top

 






 

18/10/2024
 

Geral

Art&Dança lança videodança Stalos de Mim no dia 1º de julho

Redação

Publicado

em

Dando sequência às ações culturais do seu novo projeto, o grupo canoense Art&Dança lança na próxima quinta-feira, 1º/07, o videodança Stalos de Mim. A produção audiovisual convida ao autoconhecimento por meio das sensações corpóreas expressas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (diretora da Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e do traçado da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).

A estreia do videodança será marcada por uma live, às 20 horas, no canal do YouTube da Art&Dança. Durante o bate-papo online, a equipe do Stalos de Mim contará sobre o processo de criação do projeto, dirigido pela artista e pesquisadora Fabiana Saikoski. Haverá tradução em libras de Lenon Tarragô (pedagogo, ator, dançarino e drag queen).

Inicialmente, as artistas passaram por um processo de sensibilização, em sessões individuais de consciência corporal conduzidas por Fabiana, com técnicas de respiração, meditação e terapias corporais. “Elas puderam ampliar sua conexão com as emoções em nível de memória celular e energética, acessando sentimentos de opressão, limitação de expressões corporais e superação, explorados em movimentos de expansão e meditações ativas”, explica a idealizadora do projeto.

Na etapa de criação, elas receberam um roteiro semelhante às vivências experimentadas e tiveram autonomia para expressar a sua arte. A captação de imagens por Felipe Paes e as gravações de Adriano Dplay aconteceram em sessões artísticas no Sesc e Yoga Studio Flow, ambos em Canoas, e na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, realizadas nos meses de abril, maio e junho, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. A edição e a pós-produção dos vídeos foram realizadas por Gabriela Policarpo.

O resultado desta produção audiovisual híbrida ficará disponível no canal do YouTube da Art&Dança  e no site www.artdanca.com/stalosdemim. Confira também fotos, vídeos, apresentação da equipe, bastidores e relatos das artistas, entre outros materiais, no Instagram @art.danca.

Workshops e mentorias

A partir de 5/07, acontece ainda a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops sobre técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim no canal do YouTube da Art&Dança:

  • Produção cultural – reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais para produtores e artistas independentes, com Fabiana Saikoski. Aborda desde a concepção, pré-produção, produção e pós-produção até possíveis desdobramentos.
  • Experimentação em dança – proposta de dança híbrida com base nas movimentações de Hip Hop e de Dança Contemporânea, com Carini Pereira. Tutorial de dança para a música “Crazy” (Gnarls Barkley) – Angela Ricci, na qual a coreógrafa faz algumas considerações sobre como cuidar e preparar o corpo para a dança a partir de uma compreensão somática.
  • Axis Syllabus… e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone. Através da compreensão da anatomia geral da coluna vertebral e seus principais encaixes, poderemos mergulhar neste oceano de possibilidades mecânicas e sensoriais que formam e expressam a nossa matéria física, para, assim, criarmos questionamentos sobre nossos reflexos mais primitivos e suas consequências.
  • Conceito de vazio na arte – reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia. Partir do nada, da folha em branco para desenhar, coloca o artista em um espaço de desafios e possibilidades. Com essa observação, percorre-se esse conceito dentro do processo criativo. Ao mesmo tempo em que no ocidente o vazio indica o nada, com a contemplação passiva, no oriente encontramos o MA, o vazio como campo ativo e fértil para a criação.

Serão oferecidas também mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski, a partir de 22/07. As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07, com 4 vagas voltadas a novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade).

Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado no dia seguinte via Zoom, às 20 horas. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

O projeto Stalos de Mim é realizado pela Art&Dança através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, e recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

AGENDE-SE

PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALOS DE MIM

1º/07 – Lançamento da videodança Stalos de Mim, com participação da equipe do projeto, às 20h, no canal do YouTube da Art&Dança, com tradução simultânea em libras.

5/07 – Abertura da exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube da Art&Dança.

12 a 19/07 – Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

14/07 – Live tira-dúvidas sobre as mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.

21/07 – Divulgação dos 4 selecionados para mentorias (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca).

22/07 – Primeiro encontro coletivo das mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, via Zoom, às 20h.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inscrições para representantes da sociedade civil integrarem Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial vão até 25 de outubro

Redação

Publicado

em

Inscrições para representantes da sociedade civil integrarem Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial vão até 25 de outubro

Foram prorrogadas até 25 de outubro as inscrições para representantes da sociedade civil integrarem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas (COMPIR).

Os interessados devem acessar o Edital 259/2024 no site da Prefeitura de Canoas para conferir as especificações e os documentos necessários e preencher o formulário. O mandato é de dois anos, podendo haver duas reconduções.

O COMPIR tem por finalidade propor, deliberar e fiscalizar as políticas de promoção da igualdade racial junto à população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação, a xenofobia e reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político, cultural e educacional das minorias étnicos raciais em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Os interessados em participar do processo podem levar a documentação e efetivar as inscrições na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, térreo, Centro, ou pelo e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Geral

Sesc Comunidade promove atividades durante Semana Mundial da Alimentação

Redação

Publicado

em

Sesc Comunidade promove atividades durante Semana Mundial da Alimentação

Para a Semana Mundial da Alimentação, o Sesc Comunidade, através do programa Sesc Mesa Brasil, realiza ações especiais com a temática “Estratégias em Soberania e Segurança Alimentar na Reconstrução do RS – O papel dos Bancos de Alimentos”.

Canoas

A programação iniciou nesta quarta-feira, 16, com seminário, palestra e roda de conversa sobre o tema no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), às 15h, seguida por um encontro com a nutricionista Danielle Lodi, das 19h às 20h.

Amanhã, dia 17, das 13h30 às 15h30, acontece a oficina de aproveitamento integral de alimentos “Cozinhando com Integralidade” na Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental São Mateus (R. Florianópolis, 5900), em Canoas, para alunos da instituição.

Porto Alegre

Já na sexta-feira, 18, das 15h às 17h, o seminário “Estratégias em Soberania e Segurança Alimentar na Reconstrução do RS – O papel dos Bancos de Alimentos”, acontece na Associação de Moradores da Vila Esperança e Parque (R. 21 de Abril, 792), em Porto Alegre, no bairro Sarandi, recebendo Natalia Tenuda, especialista em banco de alimentos.

Fechando a programação, no dia 20, domingo, acontece o evento Saúde à Mesa: O Jogo das Dicas, com oficinas de aproveitamento integral de alimentos e outras ações educativas com uso da cozinha móvel do Sesc.

A atividade ocorre, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Avenida João Pessoa, s/nº), próximo ao Monumento Expedicionário da Redenção, em Porto Alegre.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-1268 ou Whatsapp (51) 98969-5605.

Programação

16/10 (quarta-feira)

17/10 (quinta-feira)

  • Oficina: Aproveitamento Integral de Alimentos – Cozinhando com Integralidade
  • Horário: das 13:30h às 15:30h
  • Local: Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental São Mateus (R. Florianópolis, 5900), em Canoas
  • Público: estudantes da instituição

18/10 (sexta-feira)

20/10 (domingo)

  • Saúde à Mesa: O Jogo das Dicas, com oficinas de aproveitamento integral de alimentos
  • Horário: das 10h às 16h
  • Local: Parque Farroupilha (Avenida João Pessoa, s/nº), próximo ao Monumento Expedicionário da Redenção, em Porto Alegre
Continuar a ler

Meio Ambiente

Governo Federal confirma que horário de verão não será adotado em 2024

Redação

Publicado

em

Governo Federal confirma que horário de verão não será adotado em 2024

O Governo Federal descartou a necessidade de adoção do horário de verão neste ano. O anúncio foi realizado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 16, após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o ano que vem]”, afirmou o ministro.

“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este verão”, acrescentou Silveira.

“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, explicou o ministro.

O horário de verão brasileiro foi instituído em 1931

Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm