Geral
Morre o médico e ex-vereador canoense Odilon Ribeiro Netto, aos 69 anos

O médico canoense, Dr. Odilon Ribeiro Netto morreu nesta segunda-feira, 7, aos 69 anos. Odilon era uma figura marcante na cidade, tendo sido atuante por mais de quatro décadas na área da saúde, além de também ter sido vereador do município. Em um dos seus relatos, citou sua dedicação quase que exclusiva a Canoas por toda a vida.
“Vida merece ser aplaudida”
O filho, também medico, Odilon Netto Junior, postou uma homenagem de despedida emocionada nas redes sociais: “Foi uma honra dividir teu nome, tua profissão e o teu amor. Tiveste uma vida linda, de amor pela família e pela medicina. Aprendi tudo contigo pai, desde pequeno seguindo teus passos. Porém, acredito fielmente que teus dons de cura serão de maior valia no atual plano espiritual, em um ano triste para todas as famílias que perderam seus entes queridos. A nós, resta a saudade da tua presença e o orgulho de ter estado ao teu lado. Uma bela vida merece ser aplaudida! BRAVO paizinho! Fica com Deus”.

Foto: Divulgação
Mais homenagens
O ex-vereador Dario Silveira também se manifestou na internet: “Mais um grande amigo que nos deixa! Dr. Odilon, médico competente, carismático, educado e de uma simpatia sem igual. Foi um vereador exemplar que deixa um grande legado de família, trabalho, honestidade e caráter. Com certeza já está no melhor dos lugares, onde não existe dor nem sofrimento. Meus sentimentos a esposa Vera, filhos, netos e demais familiares. Que Deus fortaleça e conforte os corações nesta hora difícil”.
As causas da morte não foram divulgadas.
Velório
O velório de Dr. Odilon Ribeiro Netto será a partir das 19h desta segunda-feira, 7, no Cemitério São Vicente (Av. Santos Ferreira, 3721 – Estância Velha, Canoas). O enterro será às 11h de terça-feira, 8.
Geral
Prazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Eleitoras e eleitores terão até 6 de maio de 2026 para tirar o título, regularizar a situação eleitoral ou solicitar transferência de domicílio. O prazo foi definido pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral e consta no Provimento nº 5/2025, publicado na terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Diário da Justiça Eletrônico.
A data limite segue o que determina a Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno. Como a votação está marcada para 4 de outubro de 2026, o sistema será encerrado no início de maio.
Até essa data, qualquer cidadão pode procurar uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer alistamento, revisão de dados ou mudança do local de votação. O atendimento nos cartórios e centrais eleitorais vai funcionar conforme os horários definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.
O provimento também garante que todas as pessoas que chegarem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até 6 de maio terão o serviço assegurado.
O documento foi assinado pela ministra Isabel Gallotti, corregedora geral da Justiça Eleitoral, que encerrou seu período como integrante efetiva do Tribunal Superior Eleitoral em 21 de novembro.
Geral
Corsan começa troca de hidrômetros em 317 municípios do RS a partir de fevereiro

A partir de fevereiro, a Corsan inicia uma nova fase de troca dos equipamentos que registram o consumo mensal de água em casas e estabelecimentos comerciais nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul. Até julho de 2026, mais de 222 mil hidrômetros antigos serão substituídos por modelos mais modernos e tecnológicos. A companhia destaca que o procedimento não gera nenhum custo extra para os consumidores.
O investimento no processo de renovação chega a cerca de R$ 52 milhões e segue as regras do Inmetro. Segundo as orientações dos órgãos reguladores, esses aparelhos devem passar por manutenção e não podem ultrapassar sete anos de uso, dependendo do modelo.
A engenheira civil responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Corsan, Helena Bencke, destaca que a troca é fundamental para manter os aparelhos em boas condições.
“A substituição garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água utilizada e permite que o cliente tenha o controle exato de seu consumo”, explica.
Todos os equipamentos instalados são aprovados pelo Inmetro e verificados antes de chegarem às residências. Eles recebem um lacre de segurança para evitar violação e assegurar a confiabilidade das medições. Caso o lacre seja rompido, o responsável pode sofrer penalidades, incluindo cobrança de taxas ou multas definidas pela agência reguladora.
As substituições serão feitas por equipes treinadas e devidamente identificadas. A Corsan recomenda que os moradores peçam a credencial dos profissionais antes de permitir o acesso ao medidor. Para dúvidas ou mais detalhes, os clientes podem usar o aplicativo da Corsan, a Agência Virtual no site da empresa, ou entrar em contato pelos números gratuitos 0800 646 6444, tanto por ligação quanto por WhatsApp.
Geral
Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Religião6 dias atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Segurança1 semana atrásHomem é preso após invadir residência no bairro Mathias Velho, em Canoas

Educação2 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços7 dias atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Educação1 semana atrásCanoas inicia PPP para obras e manutenção em escolas de educação infantil

Cultura1 semana atrásNova Santa Rita assina contrato para aquisição de van cultural MovCEU

Meio Ambiente6 dias atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 28, em Canoas, com vagas em diferentes áreas






















































