Política
Vereadores cobram explicações da Sogal em Grande Expediente

As reclamações dos canoenses em relação a falta de ônibus em determinadas linhas, atrasos no transporte e não pagamento de funcionários e ex-funcionários levaram os vereadores a cobrar esclarecimentos da empresa. Na sessão desta quinta-feira, 20, em Grande Expediente, solicitado pelo vereador Márcio Freitas (PDT), representantes da companhia estiveram no Legislativo para falar sobre o problema.
Segundo o diretor da Sogal, Marlon Casagrande, o que a empresa passa é inevitável, levando em consideração a pandemia e a migração dos passageiros para o transporte de aplicativo, que o representante considera “descontrolado”. Casagrande ainda ressalta a perda abrupta de receita pela diminuição de passageiros, ocasionada também pelo COVID-19. Antes da pandemia a empresa transportava aproximadamente 64 mil passageiros por dia e após, logo no início, passou a atender 10 mil pessoas. Em momentos mais brandos do isolamento, Casagrande diz que a média de passageiros ficou em torno de 30 mil.
Para o diretor, “a tarifa é relativa, pois uma taxa para cobrir tudo seria muito cara, afinal, o custo do sistema de um modo geral é muito alto. O subsídio é uma medida indicada para resolver diversos problemas”, afirmou. Usou como exemplo Porto Alegre e as últimas práticas realizadas no transporte público da capital. “Hoje o que temos aqui envolve a compra de passagens, o que é de bom senso do prefeito, porque é uma medida que regulariza o fluxo de caixa do momento, mas para a empresa é jogar o problema para frente”, contou o diretor. Para a empresa, a solução passa por uma reavaliação de tarifas, com subsidiado ou subvenção pela prefeitura, de forma constante a longo prazo.
Quando indagado sobre as demissões, o responsável pela empresa afirmou que houve muitos cortes para que a companhia conseguisse se adequar à nova demanda, com menos receita e passageiros e que atualmente a quantia de veículos está em parâmetro com a quantidade de usuários. No que tange o pagamentos dos salários para os funcionários e os direitos para os trabalhadores que foram demitidos, Casagrande afirma que sem o acordo não haveria condições de pagar todos os dispensados, uma vez que a empresa não conseguiria arcar com as despesas. Seis parcelas da combinação foram pagas pela Sogal e, atualmente, duas prestações estão em atraso, juntamente com o salário dos contratados, que não foi pago como previsto no quinto dia útil deste mês. Em resposta, o diretor afirmou que ainda em maio a empresa quitará o saldo do acordo que, com os juros e multas, gira em torno de 1 milhão de reais, bem como a remuneração atrasada.
Segundo Márcio Freitas, solicitante do Grande Expediente, “tivemos êxito em trazer a empresa Sogal até a casa do povo, onde todos os vereadores tiveram os mesmos encaminhamentos, sobre o desrespeito, pontualidade, falta de ônibus e o desacordo com os funcionários e com os munícipes, que a Sogal estava tendo. E esta casa hoje teve a oportunidade de rever alguns conceitos, de entender as explicações, e compreender os motivos do não atendimento da população”, afirmou o vereador.
Em suas falas, os vereadores destacaram a insatisfação dos canoenses e cobraram da empresa medidas resolutivas, bem como respeito à população. Os parlamentares também pediram para que a empresa amplie a comunicação com o poder público. O presidente da Câmara, vereador Márcio Freitas (PDT), agradeceu a disponibilidade dos representantes da Sogal e ressaltou que o Legislativo continuará fiscalizando.
REQUERIMENTOS APROVADOS
REQUERIMENTO Nº 135/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de profundo pesar pelo falecimento do Pastor Eleonor Luis Rickrot de Almeida, conhecido como Noi Claus.
REQUERIMENTO Nº 138/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações à J. Júnior Barber pelo trabalho bem-sucedido na respectiva categoria.
REQUERIMENTO Nº 139/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações à Peixoto Locações pelos sete anos de trabalho bem-sucedido na categoria de construção civil.
REQUERIMENTO Nº 141/2021 – Requerimento apresentado pelo vereador Juares Hoy (PTB). Votos de profundo pesar pelo falecimento de Lisandra Silva de Souza, que nos deixou no dia 06/05/2021.
REQUERIMENTO Nº 144/2021 – Requerimento apresentado pelo vereador Jefferson Otto (PSD). Moção de apoio ao realinhamento da carreira dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS em isonomia às demais carreiras vinculadas à área da Segurança Pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Política
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Na terça-feira, 14, os vereadores de Canoas aprovaram o Projeto de Lei nº 53/2025, que modifica e revoga dispositivos da legislação tributária do município. A proposta, enviada pelo prefeito Airton Souza, recebeu o apoio de 16 parlamentares e foi rejeitada por 3.
Uma das principais mudanças previstas na nova legislação é o reajuste do Valor Venal Territorial – base usada para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor do metro quadrado em determinadas vias centrais será elevado em 10% ou 15%, conforme a localização.
O reajuste de 15% incidirá sobre imóveis localizados nas ruas Quinze de Janeiro e Tiradentes. Já o aumento de 10% afetará os seguintes logradouros: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (no trecho entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de partes das avenidas Açucena, Farroupilha e Nazário, em direção ao município de Esteio.
Outra alteração significativa é a extinção da classificação de zona rural dentro da área urbana da cidade. Com isso, todos os imóveis localizados no perímetro urbano passarão a ser considerados para fins de cobrança do IPTU. Além disso, terrenos sem construção, com obras paradas ou imóveis em estado precário serão mais tributados, com critérios mais rígidos de avaliação.
O projeto também prevê o reajuste no teto do valor do metro quadrado territorial, que passa de 100 para 105 Unidades de Referência Municipal (URMs).
Como votaram os vereadores
Favoráveis ao projeto:
Abmael (PL), Alexandre Gonçalves (PDT), Aloisio Bamberg (PSDB), Cris Moraes (PV), Dario da Silveira (União Brasil), Daurinei Alt (PSD), Duarte (Republicanos), Heider Couto (PL), Jonas Dalagna (Progressistas), Larissa Rodrigues (PL), Link (Republicanos), Patrício (PSDB), Patteta (PSD), Juarez Hoy (Progressistas), Leandrinho (PRD) e Neuza Rufatto (PSD).
Contrários ao projeto:
Emílio Neto (PT), Jefferson Otto (PSD) e Rodrigo D’Ávila (Novo).
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
- Habitação22 horas atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais6 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria5 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação5 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral7 dias atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral7 dias atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses