Conecte-se conosco

header-top







 

22/02/2026
 

Saúde

Vacina AstraZeneca é suspensa em gestantes

Redação

Publicado

em

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira, 11, pela Secretaria Municipal da Saúde, a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, em mulheres gestantes. De acordo com a nota, a medida segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda de acordo com a publicação, na noite desta segunda-feira, 10, o órgão emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão do imunizante em grávidas. Segundo o documento, a indicação da bula da vacina da AstraZeneca, que não recomenda o uso por gestantes sem orientação médica, deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A Anvisa reforça que, nas situações não previstas, o uso da vacina deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente.

Medida de precaução

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a medida foi adotada por precaução. De acordo com informe técnico do governo do Estado, a suspensão seguirá até que seja completado o monitoramento dos eventos adversos. As gestantes que já realizaram a primeira dose com este imunobiológico devem aguardar orientações para a segunda aplicação. O documento informa que o Ministério da Saúde emitirá nota orientando a continuidade da vacinação deste grupo. O Programa Estadual de Imunizações também deverá emitir novas notas com esclarecimentos sobre o assunto.

Segunda dose da CoronaVac está suspensa até a chegada de nova remessa

Também foi comunicada a suspensão em Canoas da aplicação da segunda dose da CoronaVac, até a chegada de nova remessa. Nesta terça-feira, 11, foram vacinados canoenses que haviam recebido a primeira dose até 30 de março. O estoque disponível acabou em menos de duas horas após a abertura dos oito pontos de vacinação.

Conforme informou a Prefeitura, o município recebeu somente 2,1 mil doses de CoronaVac, quantidade insuficiente para garantir a dose de reforço a todos os canoenses que já completaram os 28 dias de intervalo recomendado.  Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 11,5 mil pessoas estão com a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19 em atraso.

Canoas aguarda a chegada de novo lote de CoronaVac para dar continuidade à aplicação das segundas doses. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população realize a segunda dose mesmo fora do prazo recomendado pelo laboratório.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Canoas inaugura nova sede do SAMU e reforça estrutura para atendimentos de urgência

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Na última quinta-feira, 19, Canoas ganhou uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Avenida Victor Barreto, 1970, no Centro. O espaço foi totalmente revitalizado, com entradas e saídas facilitadas para ambulâncias e acesso rápido às principais vias da cidade, garantindo mais agilidade nos atendimentos e melhores condições de trabalho para as equipes.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Airton Souza ressaltou a importância da nova estrutura.

“Hoje é um dia marcante para Canoas. Estamos entregando uma base moderna, que vai agilizar o atendimento e oferecer mais dignidade às equipes do SAMU. Depois dos desafios enfrentados, especialmente após a enchente que danificou nossa base anterior, este é um passo fundamental para fortalecer a saúde pública na cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, destacou a localização estratégica e as melhorias para os profissionais.

“A nova base foi planejada para facilitar a circulação das ambulâncias e oferecer conforto aos socorristas. Esse investimento representa um avanço nas condições de trabalho e na qualidade de atendimento à população”, disse.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, lembrou a longa espera dos profissionais de saúde.

“Há mais de 20 anos, os trabalhadores do SAMU aguardavam uma base unificada. Para mim, que atuei mais de 15 anos na área da saúde, entregar esta sede é um momento especial. Precisamos cuidar de quem cuida”, afirmou.

O responsável técnico e enfermeiro Rodrigo Leite explicou os benefícios da nova unidade para a população.

“Com esta base, os atendimentos serão mais rápidos, abrangendo bairros como Mathias Velho e Guajuviras. Além disso, as motolâncias e ambulâncias terão maior agilidade. Antes, nossa estrutura funcionava no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas a enchente comprometeu a base do HPSC. Agora, temos novas possibilidades e caminhos para o nosso trabalho”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Comitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Redação

Publicado

em

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, cumpre agenda oficial no Rio Grande do Sul entre sexta-feira, 20, até domingo, 22, com visitas técnicas e reuniões em sete municípios: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões.

A comitiva conta com os deputados federais Paulo Pimenta e Bohn Gass, o presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, o presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde, André Longo, além de técnicos do ministério.

A agenda é voltada ao fortalecimento da atenção especializada no Estado, ao acompanhamento de investimentos federais em infraestrutura hospitalar, à aquisição de equipamentos de alta complexidade e à implantação do programa Agora Tem Especialistas. Em Canoas, além da visita técnica, Mozart Sales concede entrevista coletiva às 14h30. A passagem pela cidade não tem relação com a interdição anunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, prevista para esta sexta-feira, 20, às 11h.

Cronograma

Porto Alegre e Canoas

Na sexta-feira, 20, a agenda inicia em Porto Alegre, com reunião e visita técnica à Santa Casa de Misericórdia, onde serão discutidos investimentos em transplantes, equipamentos e ações do programa Agora Tem Especialistas. A comitiva também vai passar pelo Hospital Moinhos de Vento na capital gaúcha.

Também está prevista reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar do Programa Agora Tem Especialistas.

No mesmo dia, a comitiva segue para Canoas, onde realizará uma visita técnica ao Hospital Universitário.

Pelotas

Ainda na sexta-feira, 20, a comitiva segue para Pelotas, onde cumpre agenda voltada ao Pronto Socorro municipal. No sábado, 21, haverá reunião com o prefeito Fernando Marroni, além de visita técnica às obras do novo Pronto Socorro e reunião sobre aquisição de equipamentos.

Ijuí e Santo Ângelo

Em Ijuí, a agenda será no Hospital de Caridade, Hospital de Clínicas de Ijuí, com destaque para investimentos do Ministério da Saúde em equipamentos para o CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), incluindo acelerador e braquiterapia.

Na sequência, haverá visita ao Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, para avaliação da estrutura assistencial.

Santa Rosa

Em Santa Rosa, a agenda contempla visita ao Hospital Vida e Saúde e reunião com lideranças da saúde locais.

Palmeira das Missões

No domingo, 22, a comitiva visita as obras do Hospital Regional de Palmeira das Missões, seguido de encontro com prefeitos e lideranças municipais.

Continuar a ler

Saúde

Farmácia Básica do CAIC retoma atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após reformas

Redação

Publicado

em

A Farmácia Básica do CAIC, localizada na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras, retomará o atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após permanecer fechada desde o último sábado, 14, para a realização de obras de melhoria na estrutura do prédio.

Durante o período de interrupção dos serviços, foram executadas intervenções como a substituição do piso nas áreas de recepção e depósito, reparos em infiltrações nas paredes e nova pintura do espaço interno.

O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Farmácia Básica integra a rede municipal de saúde e disponibiliza gratuitamente medicamentos considerados essenciais, incluindo remédios de uso contínuo.

O serviço conta com unidades distribuídas em diferentes bairros da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques