Conecte-se conosco

header-top


 






 

29/04/2025
 

Geral

“Ajudar não tem hora” arrecada agasalhos, cobertores e alimentos para carentes

Redação

Publicado

em

Ação da Defesa Civil já destinou quase 10 mil roupas e 2,5 toneladas de mantimentos

A chegada do frio com a proximidade do inverno somada às dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do novo coronavírus exige uma atenção especial da população às famílias em situação de vulnerabilidade. Por isto, a campanha “Ajudar não tem hora”, realizada pela Prefeitura de Canoas, através da Defesa Civil, incentiva a solidariedade dos canoenses e a doação de alimentos, agasalhos, roupas em geral e cobertores. A entrega e retirada dos produtos ocorrem de segunda a sexta-feira, na sede do órgão municipal (Rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Sobre a campanha

“As comunidades necessitam auxílio o ano inteiro e Canoas é a única cidade no Rio Grande do Sul a realizar permanentemente, e não apenas durante o inverno, ações que auxiliam quem mais precisa”, afirma o secretário Especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco. Somente neste ano, cerca de 10 mil peças de roupas foram entregues a pessoas que buscaram auxílio do órgão. Mais de 2,5 toneladas de alimento foram destinadas aos cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.  

A professora da rede municipal de ensino, Débora Ortiz, conheceu o serviço oferecido pelo município há três anos, quando decidiu doar roupas que não estavam mais sendo utilizadas em sua casa. Desde então, apaixonada pelo que faz, atua de forma voluntária e contribui com os esforços da equipe. “Gosto muito de estar aqui, é um ambiente procurado por famílias que precisam da nossa ajuda, na maioria das vezes, procurando doações para suas crianças”, explica.   

Cuidados durante a pandemia

Devido ao ano atípico, a Defesa Civil adota cuidados de higienização e segurança para continuar prestando o serviço essencial aos moradores sem estimular a disseminação do novo coronavírus. Os interessados pelas doações, por exemplo, só podem acessar o local onde estão expostos os produtos depois de lavar corretamente as mãos e utilizar o álcool em gel. O acesso está restrito ao número de duas pessoas por vez, que podem retirar até dez peças evitando que haja fila do lado de fora. 

Além dessas medidas, o uso da máscara no espaço é obrigatório e as famílias que não possuírem o acessório de proteção podem solicitá-lo à equipe de servidores. “Muitas pessoas não têm condições de comprar máscara, principalmente os moradores de rua. Então, nós confeccionamos mais de cem peças com pedaços de tecido e distribuímos para que todos fiquem protegidos”, diz a servidora de Canoas, Valéria da Silva. 

Participe da campanha

As doações de alimentos, roupas em geral, agasalhos, cobertores, em boas condições de uso, poderão ser entregues apenas na sede da Defesa Civil, na Rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Como medida preventiva, não há recolhimento de donativos em residências e outros estabelecimentos.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia do Trabalhador em Canoas terá evento no Parque Eduardo Gomes; confira atrações

Redação

Publicado

em

Dia do Trabalhador em Canoas terá evento no Parque Eduardo Gomes; confira atrações

Na quinta-feira, 1º de maio, das 10 às 18 horas, será celebrado o Dia do Trabalhador, no Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600 – Canoas). O evento, que tem entrada gratuita e é realizado sem o investimento de dinheiro público municipal, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, com apoio das demais secretarias.

A programação será voltada para valorizar o esforço de cada trabalhador, reconhecendo sua contribuição para as grandes transformações na cidade. Diversas atividades culturais, apresentações artísticas e atrações musicais irão animar o público durante todo o dia.

Confira a programação:

• Professora Maluquinha – Contação de histórias
• Professor Rafael Nogueira – Aula de Dança (Grupo de Dança Caldo Show)
• Tai Mendes – Dança do Ventre
• Peça de Teatro “Fique Alerta”
• Apresentação de Dança Afro-Indígena
• Alessandro – Música para Crianças
• Escola Najma/Safi – Dança Cigana
• Jonatan – Música Gospel
• Anderson – Voz e Violão
• Gilson Kruguel – Gaiteiro
• Gilnei – Banda Six
• Cezinha Madureira – Roda de Samba com “O Meu Lugar”
• DJ Carol
• DJ Cabeção

O evento busca proporcionar momentos de lazer, cultura e integração para trabalhadores e suas famílias, reforçando a importância de cada cidadão no crescimento e na reconstrução de Canoas.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita realiza primeiro Feirão de Crédito para empreendedores(a) no dia 14 de maio

Redação

Publicado

em

Nova Santa Rita realiza primeiro Feirão de Crédito para empreendedores(a) no dia 14 de maio

A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio do Escritório do Empreendedor, promove no dia 14 de maio, o primeiro Feirão de Crédito do município.

O evento acontece das 10 às 15 horas, no Escritório do Empreendedor, no Centro, e contará com a presença de instituições bancárias, cooperativas de crédito e o apoio da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa), Sebrae e RS Garanti.

Voltado para microempreendedores(as) individuais (MEIs), além de pequenos(as), médios(as) e grandes empresários(as), a programação tem como objetivo facilitar o acesso a linhas de crédito para impulsionar negócios locais.

“O desenvolvimento econômico começa com o fortalecimento de quem empreende na cidade. Estamos criando oportunidades reais para que aquelas pessoas que investem aqui tenham condições de crescer, gerar empregos e movimentar a economia”, afirmou o prefeito Rodrigo Battistella.

Durante o evento, as pessoas participantes poderão conversar diretamente com representantes das instituições financeiras, conhecer diferentes opções de financiamento e identificar as alternativas mais adequadas para seus perfis. O Sebrae também participará da ação oferecendo consultorias gratuitas em planejamento e gestão financeira, contribuindo para decisões mais seguras e estratégicas.

“O Feirão de Crédito é uma grande oportunidade para aproximar nossos(as) empreendedores(as) das instituições financeiras e abrir portas para novos investimentos e crescimento. Nosso objetivo é criar um ambiente de apoio e fortalecimento dos negócios locais, oferecendo informação, crédito e orientação especializada”, destaca o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, secretário Rodrigo Feijó.

Para participar do Feirão não há necessidade de inscrição. Os bancos vão atenderão as pessoas participantes por ordem de chegada. Aquelas que tiverem interesse na consultoria deverão realizar as inscrições através do WhatsApp do Escritório do Empreendedor, no número 99299-6131.

Continuar a ler

Geral

Quarta-feira, 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025

Redação

Publicado

em

Quarta-feira, 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira, 30. para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Neste ano, o vencimento foi unificado, ou seja, todos os contribuintes devem pagar o tributo até essa data, independentemente do final da placa do veículo.

A alteração, estabelecida por lei estadual, visa simplificar o calendário de pagamento, proporcionando mais tempo para o planejamento dos motoristas. Com isso, também é possível aproveitar os descontos oferecidos, sem a preocupação com as datas escalonadas.

Como funciona o novo prazo unificado

Em anos anteriores, o pagamento do IPVA seguia um calendário escalonado, com vencimentos distintos conforme o final da placa. Com a unificação, todos os contribuintes têm o mesmo prazo de quitação: 30 de abril.

A mudança facilita o processo para quem tem veículos com finais de placa variados e, ao mesmo tempo, amplia o prazo para motoristas com placas que teriam vencimento mais cedo.

Consequências do atraso no pagamento

O não pagamento do IPVA até o prazo final gera multa diária de 0,334%, com limite de até 20% do valor total do imposto, além da cobrança de juros. Caso o débito fique em aberto por mais de dois meses, o nome do contribuinte poderá ser inscrito em Dívida Ativa, com outras consequências legais.

Além disso, se o veículo for flagrado em circulação sem o pagamento do imposto, poderá ser apreendido – o que resultaria em gastos com multas, guincho e diárias no depósito do Detran.

Desconto do Bom Motorista e Bom Cidadão valem até o prazo final

Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.

O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Por sua vez, o Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2023 e 30 de outubro de 2024.

Mais de R$ 3,3 bilhões arrecadados na fase de antecipação

A etapa de pagamentos antecipados do IPVA 2025, encerrada em 31 de março, registrou uma arrecadação de R$ 3,3 bilhões – o que corresponde a 61% da receita estimada com o imposto para este ano. O valor representa um crescimento de 8,6% em relação ao ciclo de 2024.

Segundo balanço da Secretaria da Fazenda (Sefaz), mais de 2 milhões de veículos (51% da frota tributável do Estado) foram quitados à vista, enquanto 363 mil contribuintes optaram pelo parcelamento em seis vezes, com crescimento de 14% na comparação com o ano anterior.

Os descontos por antecipação, que variaram entre 6% e 1%, se somaram aos benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão, resultando em uma economia de mais de R$ 270 milhões aos contribuintes – o maior valor já registrado desde a criação dos programas.  

Site e aplicativo do IPVA com autentificação gov.br

Para aumentar a segurança do usuário, o acesso aos serviços disponíveis no site do IPVA RS passou a ocorrer somente por meio do login gov.br, o mesmo utilizado para acessar o governo federal. Com a mudança, o usuário que precisar consultar o valor do tributo ou gerar o QR Code para pagamento será encaminhado automaticamente ao cadastro federal.

O aplicativo do IPVA RS pode ser baixado ou atualizado para dispositivos móveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para uso em computador ou notebook, é possível acessar o site e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br. São necessários os selos prata ou ouro.

Fique atento

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site do imposto, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do RS S.A
Endereço: av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS – 90030080
Bco do Estado do RS S.A.

Mais informações no site da Receita Estadual.

Saiba Mais

  • Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2006, exceto os isentos em lei. 
  • Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo e, em alguns bancos, o CPF. Junto do IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
  • Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code? No aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site da Sefaz. Fique atento a golpes. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.
  • Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques