Conecte-se conosco

header-top







 

04/02/2026
 

Geral

Especialista de Canoas alerta sobre cuidados com crianças na quarentena

Redação

Publicado

em

Devido ao ineditismo provocado pela pandemia do novo coronavírus, muitos pais e responsáveis se sentem inseguros e cercados de dúvidas sobre como abordar a gravidade da situação e a importância da prevenção com crianças. Desde o dia 19 de março, quando as aulas foram suspensas no município, os pequenos canoenses tiveram suas rotinas drasticamente ajustadas para a prática do isolamento social, o que diminui ao máximo passeios e encontros com amigos. Segundo especialistas da saúde, se o período não for trabalhado de forma sensível dentro de casa, o público infantil se torna vulnerável ao desenvolvimento de ansiedade, estresse e tristeza.

Com o objetivo de amenizar o impacto da pandemia nas famílias de Canoas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece os principais pontos relacionados à prevenção, possíveis sintomas da covid-19, técnicas de abordagem e atividades caseiras recomendadas. A médica Andréa Lima Leal, especializada em infectologia pediátrica e servidora do município há 23 anos, separou os cinco assuntos listados abaixo.


Como abordar a gravidade da pandemia e a importância da prevenção ao novo coronavírus

É fundamental que os familiares estejam com a saúde mental em dia para demonstrar tranquilidade e segurança aos pequenos. Crianças tendem a observar atitudes, ouvir conversas e, mesmo sem entender direito, prestar atenção às notícias que os adultos consomem. Absorver tanto conteúdo alarmante sobre uma pandemia, por exemplo, gera pânico e atormentações. As informações devem chegar de acordo com o nível de entendimento de cada criança e com a finalidade de esclarecer ao invés de apavorar.

Uma recomendação é a conversa com todos os integrantes do ambiente familiar após uma maratona de vídeos educativos disponíveis no YouTube. Muitos materiais produzidos por professoras, que já trabalham com o público infantil, explicam conteúdos capazes de ser compreendidos com mais facilidade. Lá, existem histórias com linguagem diferenciada sobre o novo coronavírus, passo a passo de como devem ser lavadas as mãozinhas, experiências lúdicas de higiene e até aula da Turma da Mônica sobre distanciamento.

Além de instruir, os adultos devem servir como exemplos da adoção de novos hábitos de higiene e isolamento, reduzindo ao máximo as saídas que não forem essenciais, como ir ao mercado ou à farmácia em uma urgência. A aquisição de novos hábitos é essencial para pararmos esta pandemia e toda a família deve praticar a prevenção, pois estarão educando suas crianças e protegendo os habitantes da sua casa.

Cuidados para impedir a contaminação da covid-19 em crianças

Se for imprescindível tirá-las de dentro de casa, os pais devem tomar cuidados redobrados com o distanciamento de terceiros e a higienização, sempre atento às atitudes das crianças. Elas são muito rápidas e, naturalmente, sentem a necessidade de tocar nos objetos e superfícies, abraçar pessoas e posteriormente colocar a mãozinha na boca. Vale ressaltar que além de prevenir o coronavírus, atitudes podem manter os pequenos também longe de micróbios: usar máscara ao sair de casa e, ao retornar, tirar os sapatos e pôr imediatamente roupas utilizadas para a lavagem, além de higienizar brinquedos antes e depois do uso.

Sobre o uso da máscara, é fundamental que atentemos ao tamanho do acessório porque se não estiverem ajustadas adequadamente no rosto das crianças, não terá eficiência. Além disso, os mesmos cuidados quanto ao estado da máscara precisam ser considerados. Se a criança estiver salivando ou com o nariz escorrendo molha o tecido e o torna sujo, devendo ser substituído.

O uso da máscara em bebês e crianças menores de dois anos

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), máscaras são contraindicadas para crianças menores de dois anos, pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência. O alerta é devido ao difícil manuseamento do objeto sem possíveis contaminações e o alto risco de sufocamento, uma vez que os bebês não conseguem indicar a falta de ar aos pais ou tirar o objeto sozinhos. Por isso tudo, recomendamos manter a criança em casa, brincando em um ambiente limpo e arejado.

Principais sintomas encontrados em crianças com o novo coronavírus

Os sintomas em crianças podem apresentar-se diferentemente de febre, dificuldade respiratória, calafrios, dores de cabeça e no corpo e mal-estar. Inclusive, costumam vir misturados com outras deficiências imunológicas que as crianças já apresentavam antes, como asma, alergia respiratória e rinite.

Caso haja suspeita em algum indivíduo da família, a recomendação é a mesma. Procure um dos hospitais de campanha para realizar o diagnóstico ao lado das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rio Branco e Boqueirão. O atendimento ocorre 24 horas por dia.


Campanha de Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diferentemente dos anos anteriores, imuniza crianças com idade entre seis meses e seis anos de casa em casa para impedir a proliferação do novo coronavírus. Além disso, mais de 86% dos canoenses também garantiram a proteção, gerando menos sintomas de gripe nos moradores e consequentemente menor procura por postos de saúde. A medida, em andamento até o dia 30 de junho, é avaliada pelos imunizados como de suma importância ao evitar filas e aglomerações nos postos de saúde.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Operações da Polícia Civil resultam na prisão de 31 agressores de mulheres no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Operações da Polícia Civil resultam na prisão de 31 agressores de mulheres no Rio Grande do Sul

Duas operações especiais, realizadas pela Polícia Civil em janeiro, colocaram foco nos agressores para coibir a violência de gênero, doméstica e familiar, reforçando a proteção às vítimas. A ação policial foi organizada em resposta aos episódios violentos que marcaram o início do ano no Rio Grande do Sul. Foram executados 30 mandados de prisão e uma prisão em flagrante, relacionados ao descumprimento de medidas protetivas de urgência e a novas ocorrências.

Juntas, as operações “Ano-novo, Vida Nova” e “Mulher Segura” mobilizaram mais de 400 agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão de 31 agressores.

Policiais civis e militares de todo o Estado estão preparados para o atendimento às vítimas e, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o tema vem sendo monitorado diariamente, como informou a secretária-adjunta da pasta, Adriana da Costa.

“Com apoio de todas as instituições ligadas à SSP e em parceria com outras secretarias, como a da Mulher e da Saúde, temos realizado o combate e a prevenção aos casos, mas a mudança de mentalidade depende também de conscientização. Por isso, são realizados programas de prevenção e educação, além de parcerias com outros órgãos. Esse é um problema de toda a sociedade”, afirmou.

Janeiro

Coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) e realizada pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), a operação “Ano-novo, Vida Nova” foi desencadeada em 20 de janeiro e durou 24 horas, com ordens judiciais cumpridas em 53 municípios gaúchos. A ação envolveu 363 policiais e resultou na apreensão de quatro armas de fogo, além de munições.

Na quarta-feira, 28, foi realizada uma operação integrada com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Porto Alegre. Durante a ação, três armas e munições foram apreendidas. Dois homens foram presos, um deles em flagrante.

Feminicídios

O Rio Grande do Sul registrou 11 feminicídios em janeiro de 2026. Embora outros crimes tenham sido reduzidos no Rio Grande do Sul, a violência contra a mulher é um desafio para toda a sociedade.

“O feminicídio e a agressão à mulher não são um problema contemporâneo. Infelizmente, esse tipo de crime está arraigado em nossa cultura machista, onde o homem pensa que é dono da mulher. Acredito que a sociedade está se transformando: nunca se discutiu tanto esse tema e com tanta disponibilidade de instituições públicas e privadas unidas para combater esse tipo de crime”, disse o diretor do DPGV, delegado Juliano Ferreira.

Reforço nas operações e no atendimento às vítimas

O trabalho policial é sistemático e será intensificado. Na sexta-feira, 30, Ferreira anunciou que o departamento instituirá, no início de fevereiro, a Equipe de Pronta Resposta, voltada ao atendimento rápido e qualificado das vítimas em locais de crimes relacionados aos grupos vulneráveis. A ação representa um avanço significativo na capacidade operacional do DPGV, ao garantir a presença de policiais em todos os locais de crime.

Inicialmente, o trabalho dessas equipes se intensifica na capital e, em breve, será expandido para todo o Estado. “Nos casos de feminicídio e outras ocorrências que envolvem esses grupos vulneráveis, teremos agentes especializados para o atendimento de diligências específicas, o que vai melhorar muito nossa capacidade de resposta às ocorrências e reduzir o tempo das investigações”, afirmou o delegado.

Ferreira destacou que a ação será repetida, com a checagem de cada uma das denúncias. “O trabalho é repressivo e preventivo. Outra frente em que nos emprenharemos cada vez mais é a qualificação do trabalho do policial. Os agentes que atendem às vítimas estarão cada vez mais preparados para as abordagens e irão colaborar para o fortalecimento da rede de proteção dessas mulheres. Outro ponto importante é trazer atores sociais diversos para a discussão sobre o machismo estrutural, como empresas públicas e privadas, envolvendo também os cidadãos, afinal, é preciso conscientizar a todos sobre a violência, que não é um problema de polícia, mas uma questão que envolve toda a sociedade”, ressaltou.

A diretora da Dipam, delegada Waleska Alvarenga, anunciou que em fevereiro será realizada outra operação especial para o combate à violência contra a mulher. A ação dará continuidade às estratégias do governo estadual para o enfrentamento dos feminicídios e da violência doméstica e familiar, com apoio das instituições vinculadas à SSP – Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias.

Canais de denúncia

Em caso de urgência, a Brigada Militar deve ser acionada pelo 190. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site da Delegacia Online.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques