Geral
Bairros de Canoas recebem dedetização contra Aedes aegypti, zika e chikungunya


Vinicius Thormann
Iniciou nesta segunda-feira, 11, a aplicação do inseticida piretróide, de baixa toxicidade, em mais de 460 imóveis, após a vigilância epidemiológica e sanitária do município registrar três casos consecutivos em moradores da região. A equipe de Controle de Zoonoses da Unidade de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Canoas, irá dedetizar nesta semana os bairros Guajuviras e São José a fim de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A população deve atentar-se e, aproveitar o período de isolamento social, para identificar possíveis criadouros e evitar o acúmulo de água parada.
Segundo o responsável técnico pelo setor de Controle de Zoonoses e médico veterinário, Delmar Bizani, os agentes de combate às endemias realizaram, em um primeiro momento, a Pesquisa Vetorial Especial (PVE), identificando problemas nas residências que estão dentro do raio de 150 metros a partir dos casos confirmados. A segunda etapa do trabalho é composta pelo bloqueio químico vetorial, quando ocorre a borrifação de um produto inofensivo ao meio ambiente. “Após o levantamento feito pela equipe de domicílio em domicílio, pulverizamos a área para diminuir consideravelmente o número de mosquitos ainda na fase de larva”, explica.
Para a gestora da equipe de controle, Gabriela Hass, a comunidade canoense desenvolve um papel fundamental à redução dos transmissores das doenças virais no município. Pequenas ações preventivas como eliminar recipientes com líquidos, limpar quintais, caixas d’água, reservatórios, calhas, evitar que lixos sejam espalhados, usar repelentes e instalar telas nas janelas são determinantes para que não haja a proliferação do mosquito. “A preservação da saúde deve ser uma preocupação de toda sociedade e, portanto, utilizar a quarentena para revisar possíveis criadouros é excelente”, afirma.
Diferentemente dos mosquitos comuns, o Aedes aegypti costuma medir menos de 1 centímetro de diâmetro e ser de cor preta ou marrom com listas brancas no corpo e nas patas. Ele tem hábitos diurnos e é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Sua reprodução ocorre em água limpa e parada, a partir das fêmeas que colocam e espalham ovos nestes locais.
Outras ações para evitar o Aedes aegypti
– Vistoriar ralos, colocar telas ou hipoclorito de sódio a 2,0% na proporção de 10 ml de hipoclorito para cada litro de água, a cada cinco dias, na impossibilidade de colocação de tela;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro, pneus abrigados da chuva, calhas limpas, caixas d’água com tampa e o ladrão com tela;
– Não acumular entulhos;
– Revisar a bandeja de degelo da geladeira a cada cinco dias;
– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.
Sintomas da dengue, zika e chikungunya
Os principais sintomas da dengue comum são: febre, acima dos 38ºC por mais de cinco dias; dores intensas atrás dos olhos e na cabeça; cansaço; dores fortes nos músculos; falta de apetite; e manchas vermelhas na pele. A dengue hemorrágica, versão mais perigosa, por sua vez, pode provocar sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração, fortes dores abdominais, confusão mental, boca seca e sede constante.
Os sintomas mais característicos de quem contrai o zika vírus são dores de cabeça moderada, coceira intensa pelo corpo, surgimento de manchas vermelhas na pele, dor nos ossos e nos músculos, dor de cabeça, conjuntivite e crescimento exagerado dos gânglios. A doença também pode ser passada geneticamente, de mãe para filho (microcefalia), por transplante de órgãos e medula óssea, transfusão sanguínea ou sexualmente.
Também com febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações (principalmente nas mãos e pés), a chikungunya provoca náusea e inchaços também nas articulações.
O indivíduo que apresentar algum dos quadros citados acima deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
Geral
Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.
O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.
Ambulância de cinema
O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.
Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.
A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.
“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.
Inovação na formação médica
Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.
“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.
Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.
Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.
“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.
Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado
Geral
OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.
A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.
A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.
O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.
Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.
Compre também acessando o QRCode abaixo:
Geral
Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados na segunda chamada do programa gaúcho da CNH Social, programa social mantido pelo governo Eduardo Leite. Ao todo, são 477 pessoas, que têm até o próximo dia 30 de outubro para abrir seus processos de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.
A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.
Dúvidas e mais informações
Para mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento:
- Disque-Detran (0800-905-5555);
- WhatsApp (800-905-5555);
- chat on-line no site;
- Fale Conosco e Ouvidoria no site;
- atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil.
Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.
- Cultura4 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça1 semana atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos6 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Cultura4 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Habitação4 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade1 semana atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Geral5 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional
- Eventos4 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda