Conecte-se conosco

header-top



 




 

26/04/2024
 

Geral

Secac Canoas lança campanha de confecção e doação de máscaras e roupas hospitalares

Redação

Publicado

em

O Senac Canoas lançou uma campanha de confecção e de doação de máscaras e roupas hospitalares para os profissionais de saúde os municípios de Canoas e São Leopoldo. A produção das peças está acontecendo nos laboratórios de costura e modelagem do Senac Canoas com o coordenador dos cursos de Moda, Ramón Rodolfo e a docente Jéssica Acosta. O projeto é em parceria com o Sindilojas Canoas, o Programa Maturidade Ativa do Sesc Canoas e o Lions Clube Canoas.

Já foram produzidas um total de 5.633 peças, das quais 1.174 são máscaras em tecido TNT doadas pelo Senac Canoas e produzidas com a ajuda de voluntárias, 310 são máscaras em tecido de algodão produzidas por voluntárias do Programa Maturidade Ativa do Sesc Canoas, 123 são peças de roupas hospitalares e 4.026 são peças em TNT cortadas por profissionais do Senac Canoas e doadas pelo Lions Clube Canoas.

Parceiros

“Estamos contando com a participação de alunos, colaboradores voluntários e 15 idosos do Programa Maturidade Ativa do Sesc, que estão em suas residências, seguindo rigorosamente todas as recomendações do Decreto do Governo do Estado. A nossa rede de solidariedade está engajada para ajudar no combate da pandemia e estamos recebendo diversas doações de tecidos e TNT”, explica a diretora do Senac Canoas, Lianamar da Silveira Rosa.

Sindilojas Canoas

“O Sindilojas Canoas se uniu nessa corrente importante para preservar a saúde da população através da doação de elásticos e tecidos TNT cirúrgico. As máscaras, além de salvarem vidas, também se tornaram uma obrigatoriedade no transporte coletivo e individual no município, como ônibus, táxis e demais aplicativos de transporte. É importante que todos os cidadãos tenham essa consciência ao saírem para a rua. Nossa entidade é parceira em ações que estimulem o processo de retomada da cidade como um todo”, relata o presidente do Sindilojas Canoas, Denério Neumann.

Lions LD3

“Nossa Fundação do Lions LD3 fez o projeto para fornecimento de máscaras de proteção com TNT hospitalar para entidades da área da saúde na Região Metropolitana e alguns municípios do interior. A costura e distribuição será efetivada através dos Clubes de Lions. Estimamos um total de 6.000 máscaras para o projeto e 24 entidades que serão favorecidas. Ficamos muito gratificados com essa parceria com o Senac, através da diretora Lianamar e do professor Ramon, para nos ajudar no corte do tecido das máscaras. Assim, encaminharemos aos Clubes os kits com tecido cortado, elástico e linha para a costura e distribuição. Muita gratidão nessa campanha! A união, integração e solidariedade de nossas entidades são fundamentais para ajudar os profissionais de saúde que mais precisam nesse momento da pandemia”, comenta Luis Tadeu Belloni, presidente do Lions Canoas Centro e diretor da Fundação Lions LD3.

Sesc Canoas

“Eu ficaria feliz em ajudar na proteção de qualquer setor da sociedade, mas quando soube que eram para os profissionais da saúde de Canoas, fiquei ainda mais emocionada. Mesmo com todo esse distanciamento social, aprendemos que sempre dá para ajudar, quando há iniciativa e união. Fiquei muito contente em poder ajudar um pouquinho na proteção dos profissionais da saúde, que estão mais expostos, na linha de frente, ajudando nossa comunidade. Muito obrigado a todos os envolvidos na causa”, comenta Marli Calbo Ramos, responsável pelo Maturidade Ativa do Sesc Canoas.

“O real significado das roupas é proteção, que com o passar os anos transformaram-se em status e aparência, beirando a futilidade para algumas pessoas. Mas hoje, eu vejo que a moda retoma esse real significado de proteção através das máscaras e das roupas utilizadas pelos combatentes do vírus. Uma vez escutei que a moda em si não salva vidas como os médicos, por exemplo. Mas ela protege e veste estes profissionais. E assim, com esse pensamento claro para mim, é que faço parte da equipe de alunos e funcionários do Senac Canoas que, juntos, produzem máscaras em tecido e TNT hospitalar, além de roupas de trabalho para médicos e enfermeiros. É um extremo orgulho poder fazer da minha profissão algo tão grandioso e importante para este momento tão delicado, ao qual jamais imaginaríamos vivenciar”, conta Ramón Rodolfo, docente e coordenador da área de Moda do Senac Canoas.

“Foi muito bom saber que de alguma forma vou estar ajudando as pessoas nesse momento tão delicado em que estamos vivendo. Além de fazer a minha parte ficando em casa, estou costurando máscaras para tornar a vida em sociedade mais segura de alguma forma. Foi uma experiência enriquecedora”, relata aluna de Moda do Senac Canoas, Laila Diniz de Fraga.

Doação

O objetivo da ação é doar as peças produzidas para a Secretaria de Saúde dos municípios de Canoas e São Leopoldo. Para mais informações sobre o Projeto, e para doações, entre em contato pelo e-mail senaccanoas@senacrs.com.br, ou pelo WhatsApp (51) 9 9959-9317.

Continuar a ler

Geral

Segundo posto para confecção de carteira de identidade será aberto em maio

Redação

Publicado

em

Um segundo posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para confecção das carteiras de identidade no município deve ser aberto em Canoas até a primeira quinzena de maio. A nova unidade será aberta junto ao Centro de Acesso a Direitos (CAD) do bairro Mathias Velho (Av. Santa Catarina, nº 3.420). O serviço hoje ocorre a partir de convênio da Prefeitura com o Governo do Estado.

O secretário municipal de Segurança Pública, delegado Guilherme Pacífico, destaca que outras novidades estão sendo preparadas para facilitar o acesso ao serviço. “Estamos organizando mais uma forma de agendamento para o morador de Canoas. Será uma proposta de marcação pela Prefeitura, através da secretaria de Segurança, que vai facilitar a vida das pessoas”, explica.

Os canoenses contam hoje com apenas um posto do IGP para a elaboração do documento de identidade. As instalações funcionam no Centro de Acesso a Direitos (CAD) Niterói. O horário de atendimento para a confecção do documento é das 8h às 14h, e o agendamento pode ser feito pelo site do instituto. O CAD Niterói está situado na rua Barão do Rio Branco, 91.

Continuar a ler

Geral

Canoas participa de evento sobre políticas públicas para a primeira infância

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas participa da edição 2024 do Encontro Urban95, que ocorre em Recife. O evento, que iniciou domingo e seguirá até  esta terça-feira, 23, reúne representantes das cidades que compõem a Rede Urban.

Na ocisão, eles podem compartilhar experiências e fortalecer parcerias sobre as políticas públicas, os serviços e a agenda da primeira infância em suas cidades. A programação do Encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.

Os representantes ainda vão conhecer equipamentos como o CRIAR— Centro de Referência da Primeira Infância. O dispositivo é planejado para potencializar o desenvolvimento das crianças e oferecer formação para profissionais e cuidadores.

O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer, em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

Sobre a Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer, que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura na Rua celebra aniversário do Guajuviras e faz mais de 600 atendimentos

Redação

Publicado

em

Com a presença de pessoas de destaque na história do bairro Guajuviras, a população local recebeu a 372ª edição do Prefeitura na Rua (PNR) e celebrou os 37 anos do bairro na manhã desta sábado, 20. Na ocasião, foram realizados 661 atendimentos aos moradores. Desses, 242 foram demandas apresentadas diretamente ao prefeito e aos secretários.

“Hoje estamos comemorando um direito que adquirimos há mais de 30 anos, que é o direito à moradia. É muito lindo olhar para trás e ver que toda nossa luta valeu a pena e que temos conquistado tantas coisas ao longo desses anos”, afirmou Ana Mossatte, uma das primeiras moradoras do Guajuviras.

Antes do início dos atendimentos, o prefeito Jairo Jorge, o senador Paulo Paim e lideranças da época cantaram parabéns pelos 37 anos do bairro e falaram sobre sua história. Na ocasião, uma foto de 1987, com lideranças da ocupação, foi entregue à Paim.

O senador Paulo Paim destacou a importância do bairro para a cidade. “O Guajuviras faz parte da história de todos nós. Essa foto que recebi é a memória daqueles que articularam a ocupação do Guajuviras, que lutaram juntos e constituíram um dos maiores bairros do Rio Grande do Sul. Tem uma frase que marcou muito na época e sempre gosto de repetir: ‘entrem, ocupem as residências, plantem as flores, façam seus jardins e ninguém vai tirar vocês daqui’. E não tiraram”, ressaltou.

“É um momento de alegria e emoção estar com todas essas pessoas, que lá atrás lutaram para ter uma moradia. No Guajuviras não tinha nada, não tinha água, não tinha luz, não tinha transporte e essas pessoas lutaram para garantir os seus direitos e as melhorias no bairro. Ainda temos coisas para melhorar, mas é importante olhar para trás, para os 37 anos que se passaram e ver o quanto o Guajuviras melhorou e se transformou”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.

Atendimentos

Uma das pessoas atendidas no Prefeitura na Rua, a moradora Simone Rodrigues, salientou a importância da ferramenta de participação. “Eu sempre busco o Prefeitura na Rua para resolver as minhas demandas. É uma forma de ter um contato direto com o prefeito e os secretários, com todos os serviços, em um dia que facilita, pois durante a semana é mais complicado de conseguir fazer os encaminhamentos”, ressaltou.

Entre os atendimentos oferecidos ao público, o PNR deste sábado teve imunização contra a influenza e possibilidade de atualização de pendências do calendário vacinal, presença da unidade móvel do CadÚnico, cadastros para castração pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, participação do Canoas Recicla com a Gente, orientações do Procon, distribuição de mudas de plantas e feira de artesanato. A próxima edição do PNR ocorre no sábado, 27, no bairro Mathias Velho.

Prefeitura na Rua

O Prefeitura na Rua (PNR) é uma ferramenta de participação popular que acontece, semanalmente, em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados. No local, os canoenses podem contar com uma estrutura da Administração Municipal. Para ser atendido, o morador deve retirar sua ficha mediante apresentação de documento com foto e CPF.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm