Conecte-se conosco

header-top







 

21/09/2026
 

Saúde

HU irá contratar mais 12 médicos para atender casos de coronavírus

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann

Mesmo sem ter nenhum caso confirmado da doença no município, até o momento,
o Comitê Municipal de Enfrentamento da Prefeitura de Canoas tem trabalhado para monitorar a situação e tomar medidas para evitar a circulação do vírus na cidade, realizando reuniões diárias para discutir as ações a serem implementadas.

Nesta quarta-feira, 18, os hospitais de Canoas apresentaram os planos de ação para assistência de saúde e orientação aos pacientes. Referência regional para atendimento de casos confirmados, o Hospital Universitário irá contratar mais profissionais para atuação nas alas onde ficarão internados pacientes confirmados. A recomendação para as pessoas que têm suspeita de infecção é que procurem as UPAs e não hospitais, já que estes locais têm forte circulação de pessoas. 

O comitê tem a participação da Secretaria Saúde, hospitais, gabinete do prefeito e da vice-prefeita, Câmara de Vereadores, Secretaria da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, Fundação Municipal de Saúde e Procuradoria-Geral do Município. Dentre as decisões já tomadas pelo comitê está a suspensão das aulas em escolas municipais e as orientações para que escolas particulares, academias, igrejas e outras instituições suspendam as atividades. Na reunião desta quarta-feira, os hospitais apresentaram os planos de ação para assistência médica dos casos confirmados, que podem surgir na cidade. 

O Hospital Universitário, referência regional para tratamento de casos graves confirmados, tem destacado 10 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em internação. Estes locais irão receber pacientes que tenham complicações por conta da infecção com o vírus. O hospital também irá contratar mais profissionais de saúde para atuar nas unidades que irão receber os pacientes. Serão 12 médicos, 4 enfermeiros, 26 técnicos de enfermagem e 5 fisioterapeutas.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca a importância de a cidade se preparar para o controle do vírus. “Mesmo sem casos confirmados, Canoas já tem atuado para prevenir a circulação do coronavírus. Suspendemos as aulas, recomendamos evitar aglomerações e servidores públicos, com mais de 60 anos e gestantes, estão trabalhando de casa. Por outro lado, os hospitais já estão se preparando para receber os possíveis casos confirmados, organizando as estruturas e preparando os profissionais”, disse. 

Os hospitais de Pronto Socorro e Nossa Senhora das Graças, que não são referências para atendimento de pacientes com a doença, também têm preparado planos de ação, principalmente para orientações dos pacientes sobre os locais que devem ser procurados em caso de suspeita de infecção pelo vírus. 

Realização de exames

Parte da população procura os serviços de saúde na tentativa de realizar o exame para detecção do coronavírus. No entanto, Canoas, assim como outras cidades do Brasil, segue as orientações para a realização destes testes. Até o momento, a coleta é realizada somente em pacientes que viajaram para o exterior ou pessoas que tiveram contato direto com indivíduos infectados. Casos sejam coletados materiais biológicos de pessoas que não estejam nesse grupo, o Laboratório Central do Estado não realiza o exame. Por isso, os profissionais da saúde precisam seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de oftalmologia a partir de terça-feira, 22

Avatar

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de oftalmologia a partir de terça-feira, 22

O Hospital Universitário de Canoas (HU), administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), realiza entre esta terça-feira, 22 de setembro, e domingo, 27, a segunda edição do Mutirão de Oftalmologia Nova Visão. A iniciativa prevê consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata e atendimentos de acompanhamento pós-operatório para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação começa nos dias 22 e 23 de setembro, com consultas de triagem e avaliação médica. Segundo a organização, serão disponibilizadas 500 consultas com oftalmologistas para pacientes que aguardam atendimento pela rede pública.

Na quarta-feira, 24, estão previstas cirurgias de catarata. Nos dias 25 e 26, a programação inclui novos procedimentos cirúrgicos e retornos pós-operatórios dos pacientes atendidos no dia anterior. O mutirão será encerrado no domingo, 27, com atendimentos destinados ao acompanhamento dos pacientes após as intervenções.

A organização estima que até 750 pacientes sejam submetidos a cirurgias de catarata durante o período da ação.

Segundo a superintendente hospitalar da ASM, Tatiani Pacheco, o programa foi organizado para contemplar as diferentes etapas do atendimento. “O Nova Visão foi estruturado para garantir um cuidado completo e seguro aos pacientes, desde a avaliação clínica inicial até o acompanhamento pós-operatório”, afirmou.

Ainda de acordo com Pacheco, a iniciativa busca ampliar o acesso às cirurgias e acompanhar a recuperação dos pacientes atendidos.

Atendimento

Os atendimentos do mutirão serão realizados no Ambulatório do Hospital Universitário de Canoas, localizado no térreo da instituição. Conforme o hospital, as consultas e demais atendimentos que normalmente ocorrem no espaço foram transferidos temporariamente para outros ambientes, que estarão sinalizados. A medida, segundo a instituição, não interromperá os demais procedimentos.

Serviço

Mutirão de Oftalmologia Nova Visão
Local: Hospital Universitário de Canoas — Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José
Período: 22 a 27 de setembro

Programação:

  • 22 e 23 de setembro: consultas oftalmológicas;

  • 24 de setembro: cirurgias de catarata;

  • 25 e 26 de setembro: cirurgias de catarata e retornos pós-operatórios;

  • 27 de setembro: retornos pós-operatórios.

Continuar a ler

Saúde

HU de Canoas amplia atendimento pelo SUS com abertura de 50 novos leitos

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário (HU) de Canoas abre oficialmente, nesta quinta-feira, 17, 50 novos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ato ocorre às 10h, no segundo andar da instituição, localizada na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José.

Com a abertura, o número de leitos cadastrados no SUS passará de 309 para 359. A medida integra o projeto de expansão da capacidade assistencial do hospital e corresponde à primeira etapa da ampliação.

“A ampliação da capacidade é uma conquista muito importante para Canoas e para toda a nossa rede pública de saúde”, comemora o prefeito Airton Souza. “Estamos abrindo 50 novos leitos SUS, ampliando a capacidade do hospital de 309 para 359 leitos. Isso significa mais pessoas tendo acesso a um atendimento de qualidade.”

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, a expansão envolve a preparação da estrutura para receber os pacientes. “

É importante destacar que cada novo leito significa uma estrutura preparada para receber uma pessoa que precisa de cuidado”, lembra. “Por isso, trabalhamos para que essa expansão aconteça com condições adequadas de atendimento.”

Dos 50 novos leitos, 15 serão destinados a isolamento, 20 à área obstétrica e 15 à pediatria. A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, explica que a distribuição considera as áreas com maior demanda.

“Nós priorizamos neste momento as áreas que precisavam de mais espaço, que possuem mais pacientes precisando de atendimentos. Eles estão distribuídos entre leitos clínicos e cirúrgicos. A abertura destes 50 leitos é um passo muito importante. Trabalhamos para que cada nova estrutura seja ativada com organização, equipes preparadas e condições adequadas de funcionamento. A ampliação precisa representar não apenas mais leitos, mas também um atendimento seguro, qualificado e humanizado”, afirma.

Leitos obstétricos e pediátricos

A diretora assistencial do HU, Janine Sulzbach, destaca a demanda relacionada à assistência materno-infantil. Atualmente, o hospital realiza cerca de 250 partos por mês.

“Hoje a nossa UTI neonatal é uma das maiores do estado, o que faz com que sejamos referência para várias gestações de risco e que acabam resultando em cesarianas. Por isso, termos mais leitos obstétricos cirúrgicos é importante. Além, é claro, da quantidade de mães de parto pélvico que cresce a cada dia”, analisa.

A ampliação também inclui novos espaços para internações pediátricas e de isolamento.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, relaciona o aumento de leitos à capacidade cirúrgica da instituição. Atualmente, o hospital conta com nove salas de cirurgia.

“Hoje nós contamos com nove salas de cirurgia. Isso é algo grandioso e que tem permitido que a gente produza mutirões cirúrgicos eficientes, que realmente estão fazendo diferença na vida da população. No entanto, abrir mais espaços de internação é fundamental para que os médicos e as equipes consigam atender ainda mais, com conforto e segurança”, analisa.

Ampliação do hospital

A abertura dos 50 leitos ocorre após outras mudanças na estrutura do HU. O hospital já recebeu dez novos leitos de UTI adulta, sete salas cirúrgicas e um novo angiógrafo.

Com a nova etapa, a capacidade do HU passa a 359 leitos SUS.

Continuar a ler

Saúde

Consultas do SUS no RS serão informadas pelo WhatsApp nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

A população do Rio Grande do Sul passará a receber, nos próximos dias, informações sobre consultas e procedimentos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo WhatsApp. O serviço será realizado pela assistente virtual GurIA, integrada ao sistema estadual de regulação.

As mensagens deverão informar a data, o horário e o local do atendimento. O usuário também poderá receber lembretes, orientações e outros avisos relacionados à consulta ou procedimento.

Outra funcionalidade permitirá confirmar a presença ou informar que não será possível comparecer ao atendimento. A resposta será encaminhada ao sistema estadual de regulação e, em caso de ausência comunicada, a vaga poderá ser destinada a outro paciente que esteja aguardando atendimento.

Prontuário do Cidadão

Também já está disponível o Prontuário do Cidadão, plataforma que permite consultar pela internet informações sobre solicitações encaminhadas para a regulação estadual.

O acesso é feito por meio da conta gov.br. Na ferramenta, o usuário pode acompanhar a situação da solicitação, verificar a classificação de prioridade definida pelo médico regulador e consultar a estimativa de tempo de espera para o atendimento.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto