Geral
Inscrições para sorteio de vagas na educação infantil começam nesta terça-feira, 12


Foto: Derli Colomo Junior
As inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) foram abertas nesta terça-feira, 12, e se encerram no dia 20 do mesmo mês. A exemplo dos anos anteriores, elas serão feitas somente de forma presencial nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade e também nas escolas Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e Professor Thiago Würth, na Mathias Velho. Para as creches (berçário e maternal), podem ser inscritas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2020. Para pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses. A inscrição é referente ao ano letivo de 2020.
O atendimento será realizado nos dias 12, 13, 14, 18, 19 e 20, das 9h30 às 19h, sem fechar ao meio-dia. A Prefeitura vai providenciar toda a estrutura necessária para receber os responsáveis que farão as inscrições, com servidores que atenderão toda comunidade presente. O critério para seleção para o acesso às vagas da Educação Infantil será feito por sorteio, a ordem da inscrição não altera em nada na classificação. Por isso, os pais e responsáveis podem escolher o melhor dia para ir até os locais onde estão sendo realizados os cadastros.
As inscrições presenciais foram escolhidas, desde de 2017, para proporcionar maior igualdade, transparência e segurança ao processo do sorteio. Como o uso da internet ainda é uma barreira para muitas famílias, que não têm em casa computadores e/ou acesso à web, o modelo on-line traria desequilíbrio à disputa. Pensando em tornar mais democrático e justo o processo, evitando erros e fraudes, optou-se pelo método presencial, com variados locais e dias para realizar o atendimento às famílias. Através de medidas como esta, a gestão conseguiu zerar a fila da pré-escola e reduzir quase 50% o déficit de vagas, que chegava a sete mil crianças fora da sala de aula em 2017.
Documentos
Os interessados em concorrer às vagas, devem levar aos locais de cadastramento, os seguintes documentos:
Do responsável:
- a) nome completo do pai, mãe ou responsável que está fazendo a inscrição;
- b) CPF do responsável pela inscrição;
- c) endereço;
Da criança:
- a) nome completo;
- b) data de nascimento;
- c) certidão de nascimento ou RG;
- d) nome completo da mãe;
- e) telefone com whatsApp do responsável legal da criança;
- f) email do responsável legal da criança;
- g) comprovante de residência em Canoas (do representante legal da criança);
- h) comprovante de renda de todos os moradores da que residem com a criança.
Vagas
A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas na creche e na pré-escola. Sendo assim, será feito um sorteio para classificação e posterior encaminhamento de acordo com as vagas disponíveis para os inscritos, como nos anos anteriores.
Divulgação dos inscritos
A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no Diário Oficial do Município, no dia 02 de dezembro de 2019, nos murais das Subprefeituras, Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas.
O sorteio público ocorrerá no Auditório Sady Schivitz, na prefeitura, com transmissão ao vivo pelo site da Prefeitura. O sorteio será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2019, das 8h30 às 12h (manhã) e das 14h às 17h (tarde), para os inscritos em creche; 13 de dezembro de 2019, das 8h30 às 12h (manhã) e das 14h às 17h (tarde), para pré-escola.
Os contemplados serão designados para as vagas conforme disponibilidade e serão avisados por e-mail, telegrama e Whatsapp a partir do dia 6 de janeiro de 2020.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
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