Política
” O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Cris Moraes (PV)

Cristiano Ferreira Moraes (Cris Moraes)
PV
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Cris Moraes: A coisa mais importante que nós realizamos foi mostrar para o executivo que a causa animal é importante, tem vez, voto e agora um parlamentar. Essa sem dúvidas foi a maior conquista da causa animal em Canoas, mostramos que esse movimento conseguiu uma cadeira no legislativo e com isso provoca o executivo municipal para que cada vez mais se tenha política pública do bem estar animal. Na atividade de parlamentar nós conseguimos a proibição dos fogos de artifício, que foi um projeto de lei de nossa iniciativa. Antes de ser vereador, já tínhamos provocado o governo executivo anterior com um projeto de Lei para o fim das carroças em oito anos, quando entrei como parlamentar na Câmara mudamos o projeto para reduzir para quatro anos e o executivo entrou em contato, pediu para retirar o projeto que nós vamos apresentar um com dois anos, demos um passo pra trás para avançar dois anos. Foi uma provocação no nosso governo. Nós encaminhamos uma série de projetos, como a abordagem de forma transversal nas escolas municipais de Canoas, com o tema “Proteção, Direito e Bem-estar Animal”, logo após o incidente que tivemos na Escola Thiago Wurth, onde alguns alunos bateram e jogaram do segundo andar um cão. Promovemos diversos encontros e eventos durante o ano sempre com um propósito: discutir a causa animal.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Cris Moraes: As principais demandas são sempre voltados aos animais, como por exemplo pedidos de ajuda com animais doentes, atropelados, em trabalho de parto, castração e atendimento com veterinário. Não tem dia e nem hora, sempre vem a demanda, às vezes não conseguimos atender, mas sempre procuramos ajudar com o que podemos, se é difícil pro executivo atender todas as demandas, imagina para nós que somos que só temos um parlamentar na cidade. Também somos procurados para troca de lâmpadas, poda de árvore e outras coisas, mas o foco mesmo é a causa animal. Em julho criamos um espaço interativo, onde os cidadãos podem pelo site https://www.crismoraes.eco.br/solicita-canoas enviar as demandas para o gabinete ao recebermos essa solicitação entramos em contato em até 48 horas para informar o protocolo, vale resaltar que as demandas ligadas a causa animal não podem ser solicitadas no site, pois na maioria das vezes são casos emergentes.
Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Cris Moraes: Nós trabalhamos em cima das nossas promessas feitas durante a eleição. Estamos trabalhando para criar a Secretaria Especial de Direitos dos Animais com 1% de arrecadação. Outra coisa importante é que todos os animais de Canoas sejam registrados, e que seja criado um Centro de Triagem para animais silvestres. E um Portal de Transparência de Bem-Estar Animal onde a população possa acompanhar os números de atendimentos.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Cris Moraes: Sim, porque eu vejo que é necessário para a causa animal ter um representante na Câmara de Vereadores.
Política
Vereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Uma comitiva formada por 18 vereadores e vereadoras de Canoas esteve na terça-feira, 21, na capital federal para uma série de agendas políticas e institucionais em defesa da saúde do município. Os parlamentares, acompanhados do prefeito Airton Souza, percorreram gabinetes de deputados federais e senadores gaúchos em busca de apoio e recursos para enfrentar a crise no sistema municipal de saúde.
Durante o dia, os vereadores dividiram-se entre conversas individuais com suas respectivas bancadas e reuniões coletivas, tendo como principal pauta a destinação de R$ 33 milhões por meio da emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Atualmente, Canoas não recebe verbas diretas desse tipo de emenda, um histórico que a comitiva tenta reverter com articulação suprapartidária.
A comitiva também participou de reunião no Ministério da Saúde com o secretário executivo responsável pela Região Sul, Aroldo Rossetti juntamente do Ministro Nacional da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar a situação crítica da saúde em Canoas. O grupo levou dados e relatos sobre a demanda crescente por atendimento, especialmente no Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), que atende 153 municípios gaúchos e opera em regime de alta complexidade.
Para o presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas, a articulação conjunta entre os parlamentares da cidade representou um movimento inédito em Brasília.
“Hoje foi um dia, graças a Deus, muito produtivo. Não teve situação, não teve oposição, todos juntos, batendo nos gabinetes dos deputados. Tivemos reuniões em diversos gabinetes, passamos pelo Ministério da Saúde, falamos com senadores. É muito importante essa união: dezoito vereadores, dos 21, estavam aqui”, afirmou. Segundo ele, a mobilização chamou a atenção dos parlamentares federais.
“Diversos deputados disseram que nunca tinham visto um movimento tão diferente e histórico na Câmara Federal. Tivemos voz e vez para falar pelo povo de Canoas. Cinco vereadores puderam expressar os anseios da população e cobrar seus direitos”.
Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dário Silveira, classificou o dia como histórico e destacou a recepção positiva nas reuniões.
“Foi um dia de muito trabalho, desde às 8 da manhã. Tivemos reuniões nas bancadas, no Senado com o senador Mourão, com deputados, e também no Ministério da Saúde, onde o secretário Padilha nos recebeu, e foi importantíssimo”, disse.
Dário também ressaltou o ineditismo da presença maciça da comitiva na reunião da bancada gaúcha no Congresso.
“Estávamos com 18 vereadores de Canoas, o que nunca tinha acontecido. Um ato importantíssimo, todos em prol da saúde de Canoas e do Rio Grande do Sul, porque o HU atende praticamente metade do estado. As falas dos deputados foram muito positivas. Saímos de lá felizes, emocionados. E, se Deus quiser, Canoas vai se recuperar em breve.”
Ao final do dia, a comitiva participou da reunião oficial da bancada gaúcha no Congresso, ao lado do prefeito e de deputados federais, reforçando a solicitação de inclusão de Canoas entre os municípios beneficiados pelas emendas coletivas.
Nova agenda no Ministério da Saúde, com participação do senador Paulo Paim (PT-RS), está prevista para esta quarta-feira, 23, dando sequência à articulação em defesa da saúde pública no município.
Política
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Na terça-feira, 14, os vereadores de Canoas aprovaram o Projeto de Lei nº 53/2025, que modifica e revoga dispositivos da legislação tributária do município. A proposta, enviada pelo prefeito Airton Souza, recebeu o apoio de 16 parlamentares e foi rejeitada por 3.
Uma das principais mudanças previstas na nova legislação é o reajuste do Valor Venal Territorial – base usada para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor do metro quadrado em determinadas vias centrais será elevado em 10% ou 15%, conforme a localização.
O reajuste de 15% incidirá sobre imóveis localizados nas ruas Quinze de Janeiro e Tiradentes. Já o aumento de 10% afetará os seguintes logradouros: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (no trecho entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de partes das avenidas Açucena, Farroupilha e Nazário, em direção ao município de Esteio.
Outra alteração significativa é a extinção da classificação de zona rural dentro da área urbana da cidade. Com isso, todos os imóveis localizados no perímetro urbano passarão a ser considerados para fins de cobrança do IPTU. Além disso, terrenos sem construção, com obras paradas ou imóveis em estado precário serão mais tributados, com critérios mais rígidos de avaliação.
O projeto também prevê o reajuste no teto do valor do metro quadrado territorial, que passa de 100 para 105 Unidades de Referência Municipal (URMs).
Como votaram os vereadores
Favoráveis ao projeto:
Abmael (PL), Alexandre Gonçalves (PDT), Aloisio Bamberg (PSDB), Cris Moraes (PV), Dario da Silveira (União Brasil), Daurinei Alt (PSD), Duarte (Republicanos), Heider Couto (PL), Jonas Dalagna (Progressistas), Larissa Rodrigues (PL), Link (Republicanos), Patrício (PSDB), Patteta (PSD), Juarez Hoy (Progressistas), Leandrinho (PRD) e Neuza Rufatto (PSD).
Contrários ao projeto:
Emílio Neto (PT), Jefferson Otto (PSD) e Rodrigo D’Ávila (Novo).
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
- Habitação3 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais1 semana atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria1 semana atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação1 semana atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Política3 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Saúde1 semana atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Esporte1 semana atrás
Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas