Conecte-se conosco

header-top







 

05/02/2026
 

Geral

13ª Semana da Juventude apresenta vencedores do Prêmio Protagonismo Jovem

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Diretoria da Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), iniciou nesta segunda-feira, 12, a 13ª Semana da Juventude, com o tema “O futuro é hoje”, que ocorrerá até o dia 18 de agosto em diversos pontos da cidade.
O primeiro dia de programação apresentou os vencedores do Prêmio Protagonismo Jovem, reunindo projetos, iniciativas e jovens que fizeram a diferença na cidade.

Confira a lista completa dos vencedores

Categoria Cidadania, Participação Social e Política
– Vitória Costa da Silva – Aluna da escola João Paulo VI, destaque do Projeto Tribos, de mobilização de jovens lideranças – Parceiros Voluntários

Categoria Educação
– Maria Rita Fernandes Alf – Aluna presidente do Grêmio Estudantil da Escola Arthur Pereira de Vargas, destaque do projeto de empoderamento feminino, Solta a Voz, Guria! – Escola Arthur Pereira de Vargas

Categoria Profissionalização, Trabalho e Renda
– Miguel Figini – Tatuador premiado e proprietário do Estúdio de tatuagens Figini, único em Canoas com todos os seus profissionais premiados – Estúdio Figini

Categoria Diversidade
– Rafael Cardozo dos Santos, Amanda de Castro Camargo, Laura Christianus Gonçalves, Dominique Weigert Rosa e Valtair Mallmann de Moura – Projeto Axé Jovem da FAUERS, que representa a religiosidade e defende a diversidade em Canoas

Categoria Saúde
– Renata Rocha Maciel – Cirurgiã dentista, atuou nas UBS União, Mathias Velho, Natal e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), mestranda em Odontologia com Ênfase em – Saúde Coletiva
Categoria Cultura
– Cristina Faudebeck Correia – Destaque do Projeto Trilhos Sonoros, com caráter comunitário que desenvolve ações de educação musical nas periferias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Categoria Comunicação e Liberdade de Expressão
– Beatriz Ritzel Dutra – Aluna destaque no Projeto “O Controle da Informação na era das ‘fake news’”, da EMEF Sete de Setembro

Categoria Desporto e Lazer
– Thalya Vitoria Nascimento Santos – Atleta destaque do CECA/SMEL

Categoria Território e Mobilidade Urbana
– Xader – Jovem Aprendiz destaque dentro do projeto de capacitação da ACADEF (Associação Canoense dos Deficientes Físicos)

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente
– Bruna Luísa Dias – Aluna destaque na fabricação de sabão ecológico pelo projeto Aprendendo com Autonomia da Escola Erna Wurth – Parceiros Voluntários

Categoria Segurança Pública e Acesso à Justiça
– Adrian Marques de Souza – Jovem destaque no cumprimento de medida socioeducativa do Programa Todo Jovem Importa, no Centro de Prevenção às Violências Mathias Velho

Continuar a ler

Geral

Prazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Redação

Publicado

em

Eleitoras e eleitores terão até 6 de maio de 2026 para tirar o título, regularizar a situação eleitoral ou solicitar transferência de domicílio. O prazo foi definido pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral e consta no Provimento nº 5/2025, publicado na terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Diário da Justiça Eletrônico.

A data limite segue o que determina a Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno. Como a votação está marcada para 4 de outubro de 2026, o sistema será encerrado no início de maio.

Até essa data, qualquer cidadão pode procurar uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer alistamento, revisão de dados ou mudança do local de votação. O atendimento nos cartórios e centrais eleitorais vai funcionar conforme os horários definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.

O provimento também garante que todas as pessoas que chegarem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até 6 de maio terão o serviço assegurado.

O documento foi assinado pela ministra Isabel Gallotti, corregedora geral da Justiça Eleitoral, que encerrou seu período como integrante efetiva do Tribunal Superior Eleitoral em 21 de novembro.

Continuar a ler

Geral

Corsan começa troca de hidrômetros em 317 municípios do RS a partir de fevereiro

Redação

Publicado

em

A partir de fevereiro, a Corsan inicia uma nova fase de troca dos equipamentos que registram o consumo mensal de água em casas e estabelecimentos comerciais nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul. Até julho de 2026, mais de 222 mil hidrômetros antigos serão substituídos por modelos mais modernos e tecnológicos. A companhia destaca que o procedimento não gera nenhum custo extra para os consumidores.

O investimento no processo de renovação chega a cerca de R$ 52 milhões e segue as regras do Inmetro. Segundo as orientações dos órgãos reguladores, esses aparelhos devem passar por manutenção e não podem ultrapassar sete anos de uso, dependendo do modelo.

A engenheira civil responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Corsan, Helena Bencke, destaca que a troca é fundamental para manter os aparelhos em boas condições.

“A substituição garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água utilizada e permite que o cliente tenha o controle exato de seu consumo”, explica.

Todos os equipamentos instalados são aprovados pelo Inmetro e verificados antes de chegarem às residências. Eles recebem um lacre de segurança para evitar violação e assegurar a confiabilidade das medições. Caso o lacre seja rompido, o responsável pode sofrer penalidades, incluindo cobrança de taxas ou multas definidas pela agência reguladora.

As substituições serão feitas por equipes treinadas e devidamente identificadas. A Corsan recomenda que os moradores peçam a credencial dos profissionais antes de permitir o acesso ao medidor. Para dúvidas ou mais detalhes, os clientes podem usar o aplicativo da Corsan, a Agência Virtual no site da empresa, ou entrar em contato pelos números gratuitos 0800 646 6444, tanto por ligação quanto por WhatsApp.

Continuar a ler

Geral

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Redação

Publicado

em

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Já está valendo a atualização anual do valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O reajuste é decorrente da alteração do salário-mínimo nacional, fixado em R$ 1.621,00, e impacta o valor da contribuição mensal obrigatória, cuja próxima guia vence no dia 20 de fevereiro.

A quitação do DAS dentro do prazo é necessária para a manutenção do acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. A regularidade também evita a geração de débitos, aplicação de multas e possíveis restrições ao exercício da atividade econômica.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) informa que o Escritório do Empreendedor, por meio da Sala do MEI, disponibiliza atendimento gratuito para esclarecimentos sobre os valores atualizados, emissão de guias, opções de parcelamento e regularização de pendências.

O serviço é oferecido presencialmente na Rua Dr. Barcelos, nº 969, no Centro, e também por meio do WhatsApp, pelo número (51) 98255-0914. No espaço, os MEIs têm acesso a suporte técnico para a formalização e a continuidade de suas atividades.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques