Conecte-se conosco

header-top



 




 

29/04/2024
 

Geral

Feira do Peixe movimenta comércio na véspera da Sexta-feira Santa

Redação

Publicado

em

Foto: Derli Colomo Junior

Aberta desde terça-feira, 16, entre a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e a Praça da Bandeira, a Feira do Centro da cidade é um dos cinco polos de venda de pescado montados em Canoas para atender ao público na proximidade da Sexta-feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa.

A aposentada Terezinha Dich, moradora do bairro Harmonia, vai ao local há muitos anos nesta época. Para ela, é o momento ideal para escolher um peixe de qualidade. “Eu venho aqui porque é mais cômodo, é outro ambiente, e é muito bom poder escolher a variedade que se quer”, conta ela. Com uma tainha resfriada e fresca já comprada, a aposentada vai convidar a família para almoçar na sexta-feira, 19, mas afirma que a compra prossegue nesta quarta-feira, 17.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Airton Souza, visitou a Feira na tarde desta quarta-feira e celebra a organização do evento, que, este ano, teve recursos do município somente na área central. Nos bairros, onde tradicionalmente também ocorre a Feira do Peixe, os investimentos para a realização foram da iniciativa privada. De acordo com o secretário, a solução encontrada foi importante para os comerciantes. “Estamos dando uma atenção especial à saúde em Canoas, com o atraso dos repasses de recursos do Estado para a área. Porém, também damos atenção ao empreendedor, ao nosso comércio. Mantivemos a tradição da Feira, e conseguimos trazer os peixeiros e o pessoal da Economia Solidária, com artesanato e comida caseira. E a variedade de peixes impressiona. Há peixe já frito, peixe fresco, congelado, e até mesmo o peixe vivo, pescado na hora. Neste momento, foi importante realizarmos a Feira”, comenta o secretário.

Os canoenses têm ainda a oportunidade de comprar os produtos da Feira do Peixe nesse dia 18, das 8h às 20h, e também no dia 19, das 8h às 12h. No Centro, a Feira ocorre em frente à Igreja Matriz, na Rua Cônego José Leão Hartmann. No bairro Mathias velho, ocorre na Praça Pio X; No Guajuviras, ocorre na rótula da Rua 1; No Niterói, o evento acontece na Praça Dona Mocinha; E no Rio Branco, a Feira do Peixe ocorre na Praça Cônego Lotário Steffens.

Feriado altera funcionamento de serviços em Canoas

O feriadão de Páscoa alterará serviços públicos em Canoas. De acordo com a Lei Municipal 4390/99, não haverá expediente nas repartições públicas no município na tarde de quinta-feira, 18, além de sexta-feira, 19, feriado nacional. Os serviços considerados essenciais estarão funcionando. Confira abaixo:

SAÚDE:

– Samu: atendimento 24 horas.
– Hospital de Pronto Socorro (HPS): atende todos os dias, urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho). Expediente normal.
– Hospital Universitário (HU): estará aberto normalmente, atendendo urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José). Expediente normal.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: Quinta-feira, 18, estarão abertas normalmente, das 8h às 17h. Sexta-feira, 19, estarão fechadas.

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs):

– UPA Hugo Simões Lagranha / 24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco): funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.
– UPA Carlos Giacomazzi / 24h (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras) funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.
– UPA 16 Horas Sudeste (rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói) não funciona na sexta, 19, nem no domingo, 21. Na quinta, 18, e sábado, 20, estarão abertas.
– UPA do idoso (Rua José de Alencar, 381, bairro Rio Branco) não funciona na sexta, 19, nem no domingo, 21. Na quinta, 18, e sábado, 20, estará aberta.

EDUCAÇÃO:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Educação Infantil (EMEIs) não terão aula na quinta-feira, 18, na parte da tarde, e na sexta-feira, 19.

Continuar a ler

Geral

Festa do Trabalhador em Canoas é transferida para o dia 11 de maio

Redação

Publicado

em

A festa alusiva ao Dia do Trabalhador, que ocorreria no 1º de maio no Parque Eduardo Gomes, foi transferida para o sábado, dia 11.

A decisão partiu da prefeitura, que organiza o evento, por conta da previsão atual de chuvas também na quarta-feira, quando ocorreria uma programação especial no parque.

Os eventos ficam todos transferidos para a nova data, com os mesmos horários e local, entre as 12 e as 18 horas. Além disso, se mantém os serviços públicos que serão disponibilizados na festa, tais como ações de prevenção contra a dengue e o oferecimento de vagas de emprego.

Continuar a ler

Geral

Cinco vítimas de incêndio em pousada de Porto Alegre ainda estão hospitalizadas

Redação

Publicado

em

O incêndio da Pousada Garoa, ocorrido na manhã de sexta-feira no bairro Floresta, em Porto Alegre, segue tendo consequências. Cinco pessoas ainda estão em hospitais da capital gaúcha, sendo quatro no Pronto Socorro (HPS) e uma no Cristo Redentor.

No HPS, um paciente está em estado grave, um é classificado como moderado, e outros dois estão estáveis. Já no Cristo Redentor, a pessoa está também com quadro de estabilidade. Quinze pessoas chegaram a ser internadas após o incêndio.

Os trabalhos de perícia do IGP foram retomados no local neste sábado, 27. Depois de finalizada a operação, serão colocados tapumes para proteger a entrada do prédio e conservar o local caso sejam necessárias novas análises.

Cinco das dez vítimas fatais do incêndio já foram identificadas. Outras informações não serão divulgadas pelo IGP para preservar a identidade dessas pessoas.

Continuar a ler

Geral

Saiba como regularizar o título para votar nas Eleições 2024

Redação

Publicado

em

O prazo para regularizar a situação de cadastro e participar das eleições municipais de 2024 vai até o dia 8 de maio. O pleito vai definir novos prefeitos, vices e vereadores em 5,5 mil cidades por todo o Brasil. O primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro. O segundo, se houver essa possibilidade, é feito no dia 27 do mesmo mês.

Até 8 de maio, é possível tirar o título de eleitor, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Para aqueles que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, a regularização pode ser feita pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para eleitores sem os dados biométricos acabou no último dia 8. Dessa forma, estes precisam solicitar atendimento de forma presencial nos cartórios eleitorais.

A situação eleitoral pode ser consultada tanto virtual quanto presencialmente. Caso a inscrição eleitoral esteja cancelada, é necessário solicitar a regularização para que o título de eleitor fique disponível em outubro.

O cancelamento se dá quando o eleitor deixa de cumprir regras de qualificação e domicílio, deixa de comparecer a três eleições consecutivas e não justifica a ausência nem quita as multas. Segundo o Código Eleitoral, também é possível ter o título cancelado em caso de alistamento fraudulento, múltiplas inscrições eleitorais, perda de direitos políticos, ausência à revisão do eleitorado ou falecimento.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm