Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2025
 

Geral

Encerradas as atividades dos Centros Temporários de Acolhimento aos venezuelanos em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

Foi encerrada mais uma etapa do programa de Interiorização de Refugiados, voltado para venezuelanos, realizado em Canoas. Nesta segunda-feira, 25, as chaves de um dos Centros Temporários de Acolhimento, o CTA Farroupilha, foram entregues para representantes da Associação Antônio Vieira (ASAV), responsável pela locação dos imóveis. A Prefeitura de Canoas finalizou, na última sexta-feira, 22, as atividades dos CTAs, onde, desde setembro de 2018, foram abrigados 309 venezuelanos que migraram do país vizinho para iniciar uma nova vida no Brasil.

Faltando uma semana para o término do tempo de contrato de aluguel dos  CTAs – o prazo é 31 de março – a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) comemora o encaminhamento de todas as famílias refugiadas para residências locadas, tanto em Canoas como em outras cidades do Rio Grande do Sul, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre. No dia 8 de março, o CTA localizado na Rua Argentina, no bairro São José, foi totalmente desocupado. Restaram então 47 pessoas ligadas ao programa que, até sexta-feira, 22, residiam no CTA da rua Farroupilha, no mesmo bairro.

De acordo com a secretária da SMDS, Luisa Camargo, os dois últimos meses, desde a confirmação de que os convênios não seriam renovados por parte do Governo Federal, os esforços se concentraram no encaminhamento dos que ainda não possuíam nenhuma ocupação para vagas de empregos, além da busca por locações de baixo custo. “Durante os seis meses do programa, buscamos criar uma consciência de independização. Os refugiados sabiam que precisavam buscar o auto-sustento e toda a equipe se propôs a ajudá-los desta forma, acompanhando pessoalmente em entrevistas de emprego, além de procurar residências com valores de aluguel que eles pudessem se comprometer a pagar”, explica Luisa.

Na manhã desta segunda-feira, 25, o secretário adjunto da SMDS, Jocelito Constancio, e os coordenadores dos CTAs, Vera Garibaldi e Wagner Ramos, estiveram no CTA da Farroupilha para retirar os últimos materiais da equipe de trabalho. As chaves do prédio foram, então, entregues para representantes da ASAV.

Com o término do programa, a Prefeitura de Canoas deve incluir as famílias no Programa de Aquisição de Alimentos para o fornecimentos de cestas básicas, de acordo com a necessidade de cada um. “Será feito um levantamento das famílias e das suas principais necessidades. A partir daí, fecharemos um cronograma para a distribuição desses alimentos, a maioria deles ainda das reservas enviadas pelas Forças Armadas”, destaca a secretária Luisa Camargo. Ela ainda reforça que nenhuma família saiu desamparada do abrigo. “Ao menos um membro de cada família possui uma fonte de renda. Além disso, todos estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, o que possibilita o recebimento de benefícios sociais”, reforça.

A Fundação La Salle, contratada para fazer a gestão compartilhada do programa, e a SMDS estão formulando um projeto para seguir com o acompanhamento dessas famílias. A ideia é a criação de um Centro de Referência ao Imigrante e Refugiado, destinado para o acolhimento de venezuelanos e refugiados das diferentes nacionalidades que vivem no município. Os detalhes desse equipamento ainda estão sendo desenhados pelas equipes. A Prefeitura de Canoas, através da Defesa Civil, segue auxiliando com doações de móveis, através da campanha permanente “Ajudar Não Tem Hora”. Para doar itens como colchões, pias, armários, geladeira, televisão, entre outros, a população pode entrar em contato pelo telefone (51) 3476-3400 ou levar as doações diretamente na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450). A SMDS organiza a distribuição desses materiais, identificando as principais necessidades em cada residência. Todo o processo de mudança foi realizado sem custo para os refugiados, com o auxílio da van do CRAS Móvel e dos caminhões e servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).

Em números

No total, 309 venezuelanos desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, em setembro de 2018, para iniciarem uma nova vida. Inicialmente, 222 foram levados ao CTA Argentina, sendo 72 famílias, e 87 para o CTA Farroupilha, sendo 25 famílias, ambos no bairro São José.

No decorrer do programa, por casos de violência doméstica, alcoolismo, ameaças e embriaguez, alguns venezuelanos precisaram ser transferidos de abrigo. Foram 13 desligamentos por questões comportamentais, além de 28 advertências. Com relação às crianças, todos os inscritos para vagas na Educação Infantil foram sorteados, sendo que apenas três crianças não conseguiram a inscrição. Já no Ensino Fundamental e Médio, todas as crianças e adolescentes garantiram as suas vagas na rede pública de educação.

Histórico

Canoas foi uma das cidades gaúchas que aceitou receber um grupo de refugiados da Venezuela em 2018 e também a que mais recebeu imigrantes. No total, foram 309 venezuelanos acolhidos. O acordo foi assinado no dia 24 de agosto, pelo então ministro de Estado do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e pela representante do Acnur no Brasil, Isabel Marques Daniel.

Os valores dos aluguéis dos abrigos foram custeados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur/ONU), através da representação da Associação Antônio Vieira (ASAV). O Ministério do Desenvolvimento Social prestou apoio financeiro na promoção de soluções humanitárias, na estratégia de interiorização dos imigrantes venezuelanos, por meio de transferência de recursos no montante de R$ 1,02 milhão, advindos do fundo da União para o enfrentamento de calamidades e emergências. Já as Forças Armadas do Brasil garantiram o fornecimento de alimentos.

O primeiro grupo desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em 12 de setembro. Logo no início do programa, foi feita uma força-tarefa para traçar um perfil de cada venezuelano, a fim de concentrar os esforços nas questões de saúde e empregabilidade. Muitos estavam sem as vacinas em dia. Foram registrados alguns casos de doenças como malária, além da questão da baixa imunidade, que, por conta do frio, desencadeou doenças respiratórias na maioria.

Nas primeiras semanas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizou um mutirão de cadastro de currículos no Banco de Oportunidades da Prefeitura, a fim de acelerar o processo de contratação pelas empresas.

Outra barreira que dificultou o processo de empregabilidade deles foi a documentação. A maioria chegou a Canoas sem o Registro Nacional Migratório (RNM), o que dificultou a contratação com carteira assinada. “Estivemos em contato, desde o início do processo, com a Polícia Federal para emitir esses documentos. Os esforços foram de ambas as partes. Conquistamos esse espaço pela iniciativa da equipe, que tem contado com o apoio do setor de identificação de estrangeiros”, relata a secretária Luísa.

 

Continuar a ler

Geral

Secretaria de Projetos apresenta andamento das obras dos diques em reunião com a CICS

Redação

Publicado

em

Secretaria de Projetos apresenta andamento das obras dos diques em reunião com a CICS

Na noite de segunda-feira, 18, representantes da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos participaram de uma reunião na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS). A secretária da pasta, Daniela Fontoura, esteve acompanhada da arquiteta e secretária-adjunta de Projetos, Jerusa Mattos, e do engenheiro civil e secretário-adjunto de Captação, Maurício da Rocha.

Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para a cidade, como o andamento das obras dos diques e a reconstrução do lado oeste. Também foram detalhados os processos de captação dos recursos até a efetivação do investimento, além da parte técnica desenvolvida desde janeiro.

O status atual das obras foi apresentado, reforçando o compromisso da administração municipal em manter a comunidade informada e assegurar a transparência nas ações de prevenção e recuperação.

Continuar a ler

Eventos

Projeto que vai transformar a reciclagem de Canoas e Esteio divulga programação de eventos até o fim do ano

Redação

Publicado

em

Projeto que vai transformar a reciclagem de Canoas e Esteio divulga programação de eventos até o fim do ano

O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, já definiu o calendário do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, que vai movimentar Canoas e Esteio de agosto a novembro de 2025.

Ocorrendo desde o início de julho, o evento já foi recebido em duas praças de Canoas, transformando as tardes de sábado em verdadeiras festas pela sustentabilidade e reunindo, de forma gratuita, educação ambiental, cultura e diversão para toda a família.

E tem mais: em 2026 está prevista mais uma série de edições do evento, em diferentes bairros dos dois municípios, sempre das 13h às 17h30min. Para saber datas e novidades, acompanhe o Instagram @ics.br.

O próximo evento está marcado para o dia 23 de agosto, em Canoas, na Praça Afonso Pena, localizada no bairro Mato Grande. A cidade também recebe o Conexões no dia 27 de novembro, na Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, e no dia 4 de outubro, em local a ser definido. O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem vai estrear em Esteio no dia 22 de novembro e volta a Canoas no dia 29 do mesmo mês, encerrando a temporada de 2025.

Na edição do dia 23 de agosto, um show de pagode ao vivo está programado para animar o público. As crianças, convidadas especiais do evento, poderão se divertir na área de lazer, com brinquedos e uma equipe de recreadores que vai comandar atividades que envolvem a reciclagem. Quem for à Praça Afonso Pena será recebido com pipoca e algodão-doce de graça, que também são parte da diversão.

O público da cidade também está convidado a levar resíduos recicláveis e resíduos eletrônicos, que serão entregues à equipe de catadoras e catadores presentes na ação. Quem levar seus resíduos recicláveis poderá trocá-los por brindes, como bonés e erva-mate. Com a distribuição gratuita de água quente, o evento convida as pessoas a tomarem um chimarrão para aproveitarem o sábado no local, que também vai contar com feira de produtores locais e de artesanato.

Além das atividades culturais e recreativas, o Conexões Sustentáveis propõe a conscientização socioambiental. O público poderá acompanhar o plantio coletivo de mudas de árvores nativas, que será realizado por uma equipe formada pelas cooperativas de catadores CMGC e Coopermag.

Além do evento popular, o Projeto Conexões Sustentáveis atua na reestruturação e fortalecimento das atividades produtivas dos catadores de materiais recicláveis. São nove organizações de catadores envolvidas — oito em Canoas e uma em Esteio.

O projeto compreende ainda ações de educação ambiental nas escolas, abordando a importância da separação e destinação correta dos resíduos, sempre com participação ativa das catadoras e catadores, os protagonistas da coleta, separação e recuperação de resíduos recicláveis.

“Esse projeto é uma conquista dos catadores de Canoas e Esteio. Isso é resultado da mobilização e de muito trabalho dessa categoria profissional tão importante. O evento Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem é parte dessa iniciativa, que convida, por meio da diversão e da cultura, a população de Canoas e Esteio a participar e se aproximar da reciclagem e da proteção ao meio ambiente”, explica Dione Manetti, presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis.

“Compreender melhor como trabalham os catadores e também a responsabilidade do cidadão sobre o resíduo que cada um gera é fundamental para melhorar a qualidade de vida nesses municípios e para evitar o impacto negativo dos resíduos durante tragédias climáticas, como a que ocorreu no ano passado no Rio Grande do Sul”, complementa.

O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, nas duas edições já realizadas, mobilizou centenas de pessoas, garantiu o plantio de 250 mudas de árvores e já acumula cerca de 300 kg de resíduos recicláveis recebidos da comunidade durante os eventos.

Serviço
Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Canoas (RS) e Esteio (RS), das 13h às 17h30min

Calendário de ações:
23/08 (sáb) – Canoas | Praça Afonso Pena – Mato Grande
27/09 (sáb) – Canoas | Praça Rio Grande – Mathias Velho
04/10 (sáb) – Canoas
22/11 (sáb) – Esteio
29/11 (sáb) – Canoas
Instagram: @ics.br

Sobre o Instituto Caminhos Sustentáveis

O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para a gestão de resíduos, reciclagem e inclusão social. A organização atua na promoção de políticas públicas mais eficazes para a gestão de resíduos sólidos, no desenvolvimento de iniciativas de economia circular e no fortalecimento da participação de catadores na cadeia da reciclagem.

Criador do Anuário da Reciclagem, o maior banco de dados sobre a atuação dos catadores em todo o Brasil, o ICS também trabalha na mobilização de setores públicos e privados para fomentar soluções sustentáveis e gerar impactos ambientais positivos, na construção de um futuro sustentável.

Continuar a ler

Policial

Deflagrada mais uma operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na Região Metropolitana

Redação

Publicado

em

Deflagrada mais uma operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na Região Metropolitana

Às 5 horas da manhã de sexta-feira, 15, as forças de segurança do Rio Grande do Sul deflagraram mais uma operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação, conduzida pela Polícia Civil em conjunto com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), ocorreu em um município da Região Metropolitana e resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos, que serão submetidos a análises periciais.

Somente na última semana, outras quatro operações semelhantes foram realizadas em diferentes cidades gaúchas, demonstrando o empenho do Estado em coibir esse tipo de prática criminosa e proteger as crianças e os adolescentes. A segurança é uma da áreas prioritárias do governador Eduardo Leite.

“Realizamos mais uma operação em conjunto com a Polícia Civil, numa parceria consolidada há anos no enfrentamento à pedofilia e ao abuso infantojuvenil. Esse combate é prioridade para as forças de segurança e para o governo do Estado como um todo”, destacou o coordenador do Núcleo de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infantojuvenil (Nucope) do IGP, Marcelo Nadler.

“Cumprimos mandado de busca e apreensão na residência de um suspeito de produzir e compartilhar material que caracteriza abuso sexual infantojuvenil. Os dispositivos apreendidos serão submetidos à perícia pelo IGP”, afirmou o diretor da Divisão Especial da Criança e do Adolescente da Polícia Civil (Deca), delegado Raul Vier.

Núcleo pioneiro no Brasil

Criado em 2025, o Nucope, vinculado ao IGP, é pioneiro no país por reunir especialistas em três áreas distintas: informática forense, genética forense e perícias psíquicas. “A integração dessas áreas possibilita respostas mais rápidas e eficazes. O Nucope é um avanço estratégico, pois fortalece a capacidade técnica do Estado nesse tipo de investigação e amplia a proteção às crianças e adolescentes”, ressaltou Nadler.

A concretização do núcleo é resultado dos investimentos expressivos realizados pelo governo do Estado na perícia criminal. Nos últimos dois anos, foram aplicados R$ 12 milhões em novas tecnologias para o IGP. Entre os equipamentos adquiridos, destaca-se um aparelho de última geração capaz de desbloquear até os celulares mais modernos e extrair informações essenciais para as apurações.

As frentes de atuação do Nucope vão desde o levantamento de provas digitais, como mensagens e arquivos, até exames genéticos que podem identificar agressores. Já a perícia psíquica atua tanto no acolhimento das vítimas quanto na produção de elementos técnicos para reforçar os inquéritos.

“Recebemos equipamentos modernos e estamos preparados para rastrear as informações e contribuir para inquéritos robustos. Não há mais como o criminoso se esconder das forças de segurança do Estado”, frisou Nadler.

Ambiente digital 

Na esfera da Polícia Civil, a Deca criou recentemente o Núcleo de Operações Cibernéticas (Noc), especializado na apuração desse tipo de crime no ambiente digital. A unidade conta com policiais qualificados e ferramentas modernas para identificar criminosos que atuam virtualmente.

“Tudo o que é praticado na internet deixa rastros, e o nosso papel é seguir esse caminho para que os autores desses delitos sejam responsabilizados”, comentou Vier.

As investigações podem ser iniciadas a partir de registros de ocorrência, denúncias anônimas ou monitoramento contínuo do ambiente digital. O número para denúncias é o 181, também conhecido como Disque-Denúncia, um canal seguro disponibilizado à população. Em todas as ligações, são garantidos o sigilo e o anonimato do informante.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques