Política
Prêmio Picucha Milanez é entregue a homenageadas nesta terça-feira, 12


Foto: Arquivo pessoal da prefeita em exercício Gisele Uequed
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 12, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 11 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.
O presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), conduziu a solenidade, acompanhada pela prefeita em exercício, Gisele Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com a delegada Clarissa de Martini, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza. Gisele enfatizou que as homenageadas fazem a diferença na sociedade e estimulam outras mulheres. “Vocês fazem um movimento de se colocar no lugar do outro, de fazer o bem”, ponderou a prefeita.
Além de Mossini, que entregou o prêmio à homenageada do MDB, falaram em nome de suas bancadas: Canhoto (SD), Cris Moraes (PV), DJ Cabeção (PDT), Juares Hoy (PTB), César Augusto (PRB), Gilson Oliveira (Progressistas), José Carlos Patricio (PSD), Aloisio Bamberg (PCdoB), Emilio Neto (PT) e Alexandre Gonçalves (PPS). Os vereadores destacaram, em seus pronunciamentos, a trajetória das indicadas ao prêmio e a sua contribuição à sociedade canoense.
Representando as homenageadas, Rosalina de Lourdes Machazescky, indicada pela bancada do PPS, agradeceu o reconhecimento do Legislativo canoense. “Nos sentimos muito honradas com o prêmio, que representa o nosso comprometimento com as causas sociais de Canoas”, declarou. A solenidade contou ainda com a apresentação das violinistas Sofia da Silva Lopes e Bianca Mesquita da Silva.
As homenageadas de 2019 foram:
Agnês de Lourdes Lazaron – indicada pela bancada do PTB. Comissária de Polícia, com 24 anos de serviços prestados à Polícia Civil. Desde 2012, atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde realiza o atendimento e o acolhimento a mulheres vítimas de violência.
Ana Rigo – indicada pela bancada do MDB. Natural de Santa Rosa, mudou-se para Canoas na década de 1980. Fundadora da escola “O Acadêmico”, que iniciou as atividades como curso preparatório para as provas da Secretaria Estadual da Educação e, em 1990 obteve a autorização para atuar como curso supletivo. Atualmente, oferece desde o EJA do Ensino Fundamental e Médio, o Ensino Médio regular e vários cursos técnicos no eixo de Gestão e Negócios e na área da Saúde.
Dione Moura da Silva – indicada pela bancada do Progressistas. Fundadora do Núcleo Assistencial Criança Feliz Moura – Nacrifem. Por meio de parcerias, chega a prestar mais de dois mil auxílios mensais. Entre os eventos anuais realizados pela entidade, fundada há 23 anos, com sede no bairro Mathias Velho, destacam-se o Natal e a Campanha do Agasalho.
Maria Joeci Sperk – indicada pela bancada do PDT. Natural de Porto Alegre, nasceu em 22 de outubro de 1944. Mudou-se para Canoas em 1960. Começou a trabalhar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1970, na Comissão de Planejamento. Completou 46 anos de dedicação e trabalho reconhecido na área da saúde.
Marlise Pozzatti – indicada pela bancada do PSD. Formada em Letras, professora de Português e Francês e tradutora. Membro da Casa de Escritores de Canoas e da Associação de Professores de Francês do RS. Exerceu atividades profissionais na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e FATIPUC (Faculdade de Tecnologia IPUC).
Narenir Coreti Marcelino Ilha – indicada pela bancada do PT. Cofundadora da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mato Grande. Desde 1995, integra a PACTO (Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano), na Igreja São Luiz, onde trabalha com dependentes químicos e seus familiares, através da metodologia do Amor Exigente. Também exerce trabalho voluntário na Comunidade Mãe Admirável, em Sapucaia do Sul.
Renata Alves – indicada pela bancada do PV. Ativista da causa animal, considerada uma das primeiras a se dedicar a salvar e a recuperar animais vítimas de maus tratos. Além de resgatar animais enfermos, disponibiliza o serviço de banho e tosa, que lhe permite recursos para cuidar dos cerca de 35 animais que abriga em sua casa.
Rosalina de Lourdes Machazescky – indicada pela bancada do PPS. Dedicada às causas sociais, realiza trabalhos voluntários para crianças, jovens, idosos e pessoas carentes. Durante 43 anos, atuou em prol da comunidade como presidente da Comissão de Pais e Mestres da Escola Bento Gonçalves. Iniciou a sua trajetória no Clube de Mães São Carlos, no ano de 1977, tendo desempenhado diversas funções. Atualmente é coordenadora adjunta da entidade.
Rosane Rodrigues – indicada pela bancada do PRB. Diretora e proprietária da Escola de Educação Infantil Criança Esperança, que completa 30 anos de fundação. Membro do Lions Clube Canoas/Nova Santa Rita, voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer e no Imama.
Sarita Silva Costa – indicada pela bancada do Solidariedade. Moradora do bairro Niterói, nasceu em 11 de agosto de 1948. Atualmente é responsável pelo Departamento Assistencial do Clube de Mães Nossa Senhora do Trabalho.
Zaíra de Fátima Ribas da Silva – indicada da bancada do PCdoB. Nascida em 17 de dezembro de 1956, estabeleceu-se no bairro Harmonia, onde começou a desenvolver trabalhos sociais junto à comunidade. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Harmonia, coordenadora da UBS do conselho local de saúde e segunda secretária da UAMCA (União das Associações dos Moradores de Canoas).
Política
Vereador Eric Douglas anuncia pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026

Em nota enviada, o vereador de Canoas Eric Douglas (PL) anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O parlamentar foi o mais votado da história do município, com 6.686 votos nas eleições de 2024.
Segundo a nota, a decisão representa um novo passo na trajetória política do vereador, que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal de Canoas. O texto destaca a atuação de Eric em pautas relacionadas à inclusão, aos serviços públicos e às demandas da população canoense.
A nota também menciona a passagem do vereador pela presidência da Câmara Municipal em 2025, período em que, conforme o comunicado, buscou ampliar o diálogo entre o Legislativo e a comunidade.
No anúncio, Eric Douglas afirmou que pretende levar para a Assembleia Legislativa pautas relacionadas aos municípios gaúchos e à defesa de investimentos e melhorias para a população.
“Recebo essa missão com muita responsabilidade. Quero continuar sendo uma voz firme na defesa das pessoas, buscando mais investimentos, oportunidades e melhorias para Canoas e para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou.
De acordo com a nota, o vereador seguirá exercendo o mandato em Canoas enquanto participa de agendas em diferentes regiões do Estado e realiza encontros com lideranças e moradores para discutir propostas para as eleições de 2026.
Política
Frente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Representantes de partidos que integram a Frente Ampla da Esquerda em Canoas realizaram uma reunião na tarde de terça-feira, 7, para discutir a organização política em apoio às candidaturas de Juliana Brizola e Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul.
O encontro reuniu integrantes do PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB e PDT e teve como pauta a definição de estratégias de mobilização e a organização das atividades partidárias no município.
Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a realização de um comício no dia 30 de julho, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo os organizadores, a atividade deverá contar com a presença de Juliana Brizola e reunir lideranças políticas, militantes e apoiadores.
De acordo com a Frente Ampla da Esquerda, novos encontros deverão ocorrer nas próximas semanas para dar continuidade à organização das ações políticas e da campanha eleitoral em Canoas.
Política
Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge anuncia fim da carreira política e desiste de candidatura em 2026

Na noite da última quinta-feira, 2, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou que não disputará as eleições de outubro de 2026 e que está encerrando sua trajetória política, iniciada há mais de 40 anos.
O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. Na gravação, Jairo Jorge informou que, após um período de reflexão, decidiu retirar sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual e deixar a vida política.
“Entendo que a minha missão está concluída na política. Te digo isso porque, ao final dessa jornada, eu estou certo que eu combati o bom combate e guardei a fé”, afirmou o ex-prefeito, atualmente filiado ao PSD.
Na publicação, Jairo Jorge informou que passará a se dedicar à profissão de jornalista e a atividades relacionadas à gestão pública. Apesar da decisão de não concorrer a cargos eletivos, afirmou que continuará atuando em defesa de Canoas.
“Eu deixo de concorrer, mas não deixarei jamais de lutar pela minha cidade, pela cidade de Canoas”, declarou.

Assistência Social5 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial5 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas
Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais
- Policial5 dias atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Defesa Civil5 dias atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas recebe R$ 300 mil do Estado para ações de prevenção a eventos extremos

Política6 dias atrásFrente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Saúde18 horas atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

















































