Política
Prêmio Picucha Milanez é entregue a homenageadas nesta terça-feira, 12


Foto: Arquivo pessoal da prefeita em exercício Gisele Uequed
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 12, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 11 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.
O presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), conduziu a solenidade, acompanhada pela prefeita em exercício, Gisele Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com a delegada Clarissa de Martini, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza. Gisele enfatizou que as homenageadas fazem a diferença na sociedade e estimulam outras mulheres. “Vocês fazem um movimento de se colocar no lugar do outro, de fazer o bem”, ponderou a prefeita.
Além de Mossini, que entregou o prêmio à homenageada do MDB, falaram em nome de suas bancadas: Canhoto (SD), Cris Moraes (PV), DJ Cabeção (PDT), Juares Hoy (PTB), César Augusto (PRB), Gilson Oliveira (Progressistas), José Carlos Patricio (PSD), Aloisio Bamberg (PCdoB), Emilio Neto (PT) e Alexandre Gonçalves (PPS). Os vereadores destacaram, em seus pronunciamentos, a trajetória das indicadas ao prêmio e a sua contribuição à sociedade canoense.
Representando as homenageadas, Rosalina de Lourdes Machazescky, indicada pela bancada do PPS, agradeceu o reconhecimento do Legislativo canoense. “Nos sentimos muito honradas com o prêmio, que representa o nosso comprometimento com as causas sociais de Canoas”, declarou. A solenidade contou ainda com a apresentação das violinistas Sofia da Silva Lopes e Bianca Mesquita da Silva.
As homenageadas de 2019 foram:
Agnês de Lourdes Lazaron – indicada pela bancada do PTB. Comissária de Polícia, com 24 anos de serviços prestados à Polícia Civil. Desde 2012, atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde realiza o atendimento e o acolhimento a mulheres vítimas de violência.
Ana Rigo – indicada pela bancada do MDB. Natural de Santa Rosa, mudou-se para Canoas na década de 1980. Fundadora da escola “O Acadêmico”, que iniciou as atividades como curso preparatório para as provas da Secretaria Estadual da Educação e, em 1990 obteve a autorização para atuar como curso supletivo. Atualmente, oferece desde o EJA do Ensino Fundamental e Médio, o Ensino Médio regular e vários cursos técnicos no eixo de Gestão e Negócios e na área da Saúde.
Dione Moura da Silva – indicada pela bancada do Progressistas. Fundadora do Núcleo Assistencial Criança Feliz Moura – Nacrifem. Por meio de parcerias, chega a prestar mais de dois mil auxílios mensais. Entre os eventos anuais realizados pela entidade, fundada há 23 anos, com sede no bairro Mathias Velho, destacam-se o Natal e a Campanha do Agasalho.
Maria Joeci Sperk – indicada pela bancada do PDT. Natural de Porto Alegre, nasceu em 22 de outubro de 1944. Mudou-se para Canoas em 1960. Começou a trabalhar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1970, na Comissão de Planejamento. Completou 46 anos de dedicação e trabalho reconhecido na área da saúde.
Marlise Pozzatti – indicada pela bancada do PSD. Formada em Letras, professora de Português e Francês e tradutora. Membro da Casa de Escritores de Canoas e da Associação de Professores de Francês do RS. Exerceu atividades profissionais na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e FATIPUC (Faculdade de Tecnologia IPUC).
Narenir Coreti Marcelino Ilha – indicada pela bancada do PT. Cofundadora da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mato Grande. Desde 1995, integra a PACTO (Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano), na Igreja São Luiz, onde trabalha com dependentes químicos e seus familiares, através da metodologia do Amor Exigente. Também exerce trabalho voluntário na Comunidade Mãe Admirável, em Sapucaia do Sul.
Renata Alves – indicada pela bancada do PV. Ativista da causa animal, considerada uma das primeiras a se dedicar a salvar e a recuperar animais vítimas de maus tratos. Além de resgatar animais enfermos, disponibiliza o serviço de banho e tosa, que lhe permite recursos para cuidar dos cerca de 35 animais que abriga em sua casa.
Rosalina de Lourdes Machazescky – indicada pela bancada do PPS. Dedicada às causas sociais, realiza trabalhos voluntários para crianças, jovens, idosos e pessoas carentes. Durante 43 anos, atuou em prol da comunidade como presidente da Comissão de Pais e Mestres da Escola Bento Gonçalves. Iniciou a sua trajetória no Clube de Mães São Carlos, no ano de 1977, tendo desempenhado diversas funções. Atualmente é coordenadora adjunta da entidade.
Rosane Rodrigues – indicada pela bancada do PRB. Diretora e proprietária da Escola de Educação Infantil Criança Esperança, que completa 30 anos de fundação. Membro do Lions Clube Canoas/Nova Santa Rita, voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer e no Imama.
Sarita Silva Costa – indicada pela bancada do Solidariedade. Moradora do bairro Niterói, nasceu em 11 de agosto de 1948. Atualmente é responsável pelo Departamento Assistencial do Clube de Mães Nossa Senhora do Trabalho.
Zaíra de Fátima Ribas da Silva – indicada da bancada do PCdoB. Nascida em 17 de dezembro de 1956, estabeleceu-se no bairro Harmonia, onde começou a desenvolver trabalhos sociais junto à comunidade. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Harmonia, coordenadora da UBS do conselho local de saúde e segunda secretária da UAMCA (União das Associações dos Moradores de Canoas).
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
Política
Canoas terá monitoramento em tempo real em áreas com risco de alagamentos

Por unanimidade, os vereadores de Canoas aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira, 23, o projeto de lei de autoria do vereador Eric Douglas (União), que institui um sistema de monitoramento informatizado em tempo real em áreas de risco de enchentes. A proposta determina a instalação de câmeras nas casas de bombas, nas beiradas de rios e arroios do município, além da realização de inspeções técnicas bimestrais nesses locais.
A medida surge como resposta direta aos eventos climáticos extremos que atingiram Canoas nos últimos anos, em especial à enchente histórica de maio de 2024, que alagou aproximadamente dois terços da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Conforme destacou Eric Douglas durante a sessão, o projeto foi construído a partir da escuta da comunidade.
“Quem viveu, sabe o que aconteceu, a gente quase teve outra enchente meses atrás e os próprios moradores instalaram uma câmera com recursos próprios, e funcionou”. “A partir disso, conversamos com o Executivo, apresentamos a ideia e agora ela se concretiza com este projeto que é do povo, não meu”, afirmou o vereador, que também preside a Câmara.
Pelo texto aprovado, o sistema deverá contar com sensores, equipamentos de coleta e transmissão de dados e publicação das informações no site da Prefeitura, garantindo acesso público e em tempo real à situação dos pontos monitorados. O objetivo é permitir que tanto os moradores quanto os órgãos responsáveis possam acompanhar, de forma transparente, o comportamento dos corpos hídricos da cidade.
Além da instalação das câmeras, o projeto obriga a realização de inspeções técnicas a cada dois meses. As equipes deverão avaliar o nível de assoreamento, poluição e erosão dos arroios, identificando pontos críticos e recomendando ações corretivas ou preventivas. Os relatórios dessas vistorias também deverão ser divulgados de forma pública.
A justificativa da proposta reforça que o comportamento das chuvas mudou, com registros de até 300 mm de precipitação em um único mês, e que o município precisa se adaptar a essa nova realidade climática. “Essa é uma realidade que veio para ficar. Precisamos evitar novas tragédias”, defende o texto.
Eric Douglas também destacou a importância da união entre os parlamentares na aprovação da proposta: “Agradeço aos colegas que entenderam a urgência. Hoje o projeto foi aprovado por unanimidade, porque é da Casa do povo. Que sirva como mais um passo na reconstrução de Canoas”.
Ainda durante sua fala, o vereador antecipou que deve apresentar outro projeto voltado à transparência na saúde pública. Segundo Eric, a ideia é instalar câmeras nas recepções das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo à Secretaria Municipal de Saúde monitorar a lotação das unidades em tempo real e aprimorar o atendimento. O projeto aprovado agora segue para sanção do prefeito Airton Souza. Caso sancionado, entra em vigor na data de sua publicação.
- Canoas7 dias atrás
Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária
- Geral1 semana atrás
Câmara de Canoas concede Título de Cidadão Canoense a Francisco Biazus
- Transporte7 dias atrás
Mudanças no transporte público no Centro de Canoas entram em vigor em outubro
- Eventos7 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas iniciam programação com atividades culturais
- Economia7 dias atrás
Em outubro, estações da Trensurb receberão feiras da Economia Solidária
- Cultura1 semana atrás
Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição
- Geral7 dias atrás
Prefeitura de Canoas vai participar do 1º Fórum Regional de Segurança Pública Municipal em Sapiranga
- Política5 dias atrás
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas