Geral
Após reunião decisiva, 10ª Parada LGBT de Canoas já tem data marcada


Foto: Vinicius Thormann
A 10ª Parada LGBT de Canoas já tem data marcada para o dia 7 de abril, no Parque Eduardo Gomes. A decisão foi tomada em uma reunião no fim da tarde desta terça-feira, 12, com a presença da vice-prefeita, Gisele Uequed, o diretor de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, membros do Movimento LBGT em Canoas, do Conselho Municipal LGBT, do Grupo Desobedeça e da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), que será uma das parcerias na organização do evento.
A Prefeitura de Canoas irá apoiar o evento de forma institucional, com a cessão do local, organização do trânsito, segurança, cadeiras, banheiros químicos, licenças eventuais (para comercialização de produtos no local), entre outras colaborações estruturais. Em janeiro, em razão da necessidade de maiores investimentos na Saúde, a administração municipal já havia anunciado que não utilizaria recursos públicos em eventos do calendário cultural do município, entre eles a Parada.
De acordo com a vice-prefeita, Gisele Uequed, é a união de forças dos movimentos sociais, terceiro setor e poder público que irá viabilizar a realização da Parada LGBT. “A construção de um evento como este não é verticalizada, são diversos agentes que podem colaborar no processo de organização. Sou uma apoiadora do movimento LGBT e a Prefeitura irá fazer o possível para contribuir na realização do evento. Quando não há disponibilidade de verba, temos de nos reinventar. E essa união de forças para colocar a Parada de pé é uma grande demonstração de coletividade”, avalia Uequed.
De acordo com Bianca Hilgert, presidente do Conselho LGBT de Canoas, o movimento já vinha adiantando parte do processo de organização do evento. Com o apoio da Prefeitura, algumas pendências serão supridas. “Não podemos depender somente do Poder Público para realizar o evento. Estamos trabalhando para montar uma Parada sem muitos custos, tentando captar recursos de patrocínio. Mas não podemos deixar de fazer por conta do significado que ela tem para a comunidade LGBT”, afirma a presidente do Conselho Municipal LGBT, Bianca Hilgert. A intenção do movimento é elaborar um projeto e buscar captação de recursos para esse e os próximos eventos.
Segundo o Conselho LGBT, já está adiantada a participação de mais de 30 artistas, entre eles a DJ Leticia Sartoretto e o cantor Lumi. Na próxima terça-feira, 19, as equipes de organização do evento irão se reunir para alinhar mais detalhes da organização da parada.
Policial
Polícia Civil prende responsável por roubo a escritório de advocacia em Porto Alegre

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Distrital de Porto Alegre e sob a coordenação do delegado Gustavo Pereira, realizou nesta quarta-feira, 25, a Operação Aureum, voltada ao combate ao crime de roubo ocorrido em janeiro deste ano em um escritório de advocacia da capital.
Durante a ação, foram cumpridos 11 mandados judiciais nos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha. O principal suspeito, apontado como mentor e executor do roubo, foi preso. Além disso, as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em um estabelecimento comercial, onde parte das joias teria sido revendida, e nas residências de outros investigados.
Foram apreendidos documentos, um veículo e uma arma de fogo durante a operação.
No crime ocorrido em janeiro, dois assaltantes mantiveram seis pessoas reféns e levaram do cofre do escritório joias e lingotes de ouro avaliados em cerca de R$ 600 mil.
A Polícia Civil segue investigando para identificar e prender os demais envolvidos e localizar o restante dos bens subtraídos.
Geral
Abertas inscrições para interessados em expor na 33ª Feira do Peixe de Canoas

Foi publicado o regulamento da 33ª Feira do Peixe de Canoas, com chamamento para pescadores interessados em participar do evento. A feira ocorrerá entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2026, com horário estendido nos três primeiros dias e encerramento ao 12h na Sexta-Feira Santa.
De 31 de março a 2 de abril, a feira funcionará das 8h às 20h. No dia 3 de abril, o atendimento será das 8h às 12h. A iniciativa integra a programação do período que antecede a Semana Santa.
Os pontos de venda estarão distribuídos nos bairros Niterói, Guajuviras, Mathias Velho, Rio Branco, Centro e Marechal Rondon.
Confira os locais:
Niterói: Rua José Maurício, esquina com a Rua Júlio de Castilhos, em frente à Praça Dona Mocinha
Guajuviras: rótula de acesso ao bairro, na Rua Um
Mathias Velho: Praça Pio X
Rio Branco: Praça Cônego Lotário Steffens, antiga Praça Tiradentes, em frente à Igreja Imaculada Conceição
Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann, em frente à Igreja Matriz
Marechal Rondon: Largo da Inconfidência, em frente ao número 680
O novo ponto no bairro Marechal Rondon amplia o alcance da feira e facilita o acesso da comunidade da região.
As inscrições para pescadores serão realizadas na quarta-feira, 25, e na quinta-feira, 26, das 9h às 17h, de forma presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, localizada na Rua Dr. Barcelos, 969.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Saúde5 dias atrásComitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Educação1 semana atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Saúde6 dias atrásCremers anuncia interdição parcial do Hospital Universitário a partir das 11h de sexta-feira, 20

Saúde1 semana atrásPorto Alegre confirma primeiro caso de mpox em 2026; paciente contraiu vírus fora do Estado

Emprego5 dias atrásPROCON-RS abre seleção para estagiários do Ensino Médio e Superior com inscrições até 2 de março

Mobilidade2 dias atrásMotorista sem CNH é preso após avançar sinal vermelho e causar acidente em Canoas

Esporte2 dias atrásCorre Canoas realiza 1º treinão do Circuito Park em Movimento em 8 de março
Geral6 dias atrásCanoas tem ganhadora na Lotofácil e aposta simples leva quase R$ 1 milhão




















































