Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2025
 

Literatura

Jovem com paralisia cerebral lança livro e transforma diário em relato de superação

Redação

Publicado

em

Jovem com paralisia cerebral lança livro e transforma diário em relato de superação

Mesmo após médicos afirmarem que não conseguiria aprender a ler, o jovem baiano Rafael Sousa, de 25 anos, lançou seu primeiro livro. Morador de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, ele transformou seu diário em obra publicada com apoio da Lei Paulo Gustavo.

Intitulado O Diário de Rafael, o livro reúne memórias, reflexões e relatos de superação. A iniciativa nasceu a partir dos registros pessoais que Rafael mantinha sobre suas dificuldades e conquistas. Com o tempo, percebeu que seus escritos poderiam servir de inspiração para outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Segundo a mãe, Rosângela Sousa, o diagnóstico de paralisia cerebral veio após uma série de exames que indicaram dificuldades de aprendizagem. “Os médicos chegaram a dizer que ele dependeria de mim por toda a vida”, contou em entrevista à TV Sudoeste.

O lançamento da obra ocorreu em maio deste ano e, desde então, Rafael tem participado de entrevistas e palestras em escolas da região. Para ele, a publicação representa um milagre e uma forma de encorajar outras famílias.

O psicólogo Fabrício Souza avalia que a obra é relevante não apenas para pessoas com deficiência, mas também para a sociedade em geral, ao ampliar a compreensão sobre inclusão e resiliência.

Literatura

Canoense Carolina Torma Moraes Pozzo apresenta literatura para públicos atípicos

Redação

Publicado

em

Canoense Carolina Torma Moraes Pozzo apresenta literatura para públicos atípicos

A canoense Carolina Torma Moraes Pozzo, professora da rede municipal de Canoas, autista com diagnóstico de suporte 1 e com altas habilidades, é autora dos livros Desvendando o Autismo: Uma Jornada de Autodescoberta e Crescimento”, uma obra autobiográfica intensa e reflexiva, e “A Melodia de Rebeca, um livro juvenil que narra a história de uma menina autista apaixonada por música que enfrenta o desafio de esconder quem é para ser aceita.

Ambos os livros têm como protagonistas pessoas neurodivergentes e foram escritos com o objetivo de representar quem raramente se vê como herói nas páginas da ficção: autistas, pessoas com altas habilidades, sensíveis, intensas e únicas. Suas obras não são apenas para o público neurodivergente, mas também para todos que desejam compreender e sentir mais sobre o universo da inclusão, com sensibilidade, emoção e coragem.

Os livros estão disponíveis para venda na plataforma UICLAP:

📖 A Melodia de Rebeca – https://loja.uiclap.com/titulo/ua107835
📘 Desvendando o Autismo – https://loja.uiclap.com/titulo/ua107773
📸 Instagram: @carolinatormapozzo

Continuar a ler

Literatura

Seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento de Escritores Canoenses

Redação

Publicado

em

Seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento de Escritores Canoenses

A Prefeitura de Canoas informa que seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento nº 305/2024, destinado a escritores canoenses, pessoas físicas ou jurídicas, interessados em participar de eventos culturais promovidos em Canoas. O edital tem vigência por período indeterminado, permitindo a inclusão contínua de autores nas ações realizadas no município.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do envio da documentação exigida para o e-mail: bibliotecamunicipal@canoas.rs.gov.br. O objetivo da iniciativa é valorizar a produção literária local, promovendo a presença de escritores nas políticas públicas de cultura e em eventos que estimulem a leitura e o acesso à literatura.

Continuar a ler

Literatura

Biblioteca Municipal promove a IV Semana do Livro de Canoas a partir desta terça-feira. 22; confira programação

Redação

Publicado

em

Biblioteca Municipal promove a IV Semana do Livro de Canoas a partir desta terça-feira. 22; confira programação

Entre os dias 22 e 25 de abril, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva sedia a IV Semana do Livro de Canoas. A programação integra a Semana Estadual das Bibliotecas Públicas e homenageia os 120 anos de nascimento do escritor Érico Veríssimo, um dos principais nomes da literatura brasileira.

A atividade de abertura será realizada nesta terça-feira, 22, às 14 horas, com o encontro “Era uma vez Canoas”, conduzido pela escritora Léia Cassol. A ação acontece na Bebeteca da Biblioteca e é voltada para turmas do ensino fundamental, com acesso aberto ao público geral.

Natural de Cruz Alta (RS), Érico Veríssimo nasceu em 1905 e foi um autor de destaque na chamada Geração de 30 do modernismo. Com uma obra marcada pelo regionalismo e pela crítica sociopolítica, atuou também como diretor da Revista Globo e influenciou gerações de leitores com obras como O Tempo e o Vento e Incidente em Antares.

A Semana do Livro convida a comunidade a participar de atividades culturais e educativas que reforçam o valor social da literatura e o papel da biblioteca como espaço de encontro e conhecimento.

Programação completa

  • Terça-feira – 22 de abril
    Abertura da IV Semana do Livro de Canoas
    Atividade: Encontro com a escritora Léia Cassol – Era uma vez Canoas
    Local: Bebeteca da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
    Horário: 14h
    Público: Turmas de ensino fundamental e público em geral
  • Quarta-feira – 23 de abril
    Lançamento do Projeto Livro Livre
    Locais: Biblioteca Pública Municipal e órgãos públicos no Centro
  • Contação de histórias com a Prof. Maluquinha e Six
    Local: Bebeteca da Biblioteca
    Horário: 10h
    Público: EMEIs, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e público espontâneo
  • Oficina de marca-páginas
    Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
    Horário: 14h
    Público: Todos os públicos
  • Clube de Leitura “Nós, ‘voz’, lemos” – Edição Especial
    Leitura: Conto As mãos de meu filho, de Érico Veríssimo
    Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
    Horário: 15h
    Público: Todos os públicos
  • De 22 a 25 de abril
    Exposição “Os livros de Érico: histórias que marcam gerações”
    Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
    Horário: Das 9h às 17h30
    Público: Livre

A IV Semana do Livro de Canoas é uma celebração da leitura, da literatura brasileira e da formação de leitores. As atividades são gratuitas e abertas à participação da comunidade.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques