Clima
CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

A CEEE Equatorial informou que ativou seu plano de contingência diante do alerta de ciclone extratropical previsto para os próximos dias. A medida coloca em prontidão às 13 bases operacionais da área de concessão e garante a mobilização de toda a estrutura necessária e equipes para enfrentar o evento e atender a população com a máxima brevidade possível.
De acordo com a MetSul, o fenômeno terá início na madrugada desta terça-feira, 19, com risco elevado de temporais acompanhados de chuva forte, vendavais e possibilidade de queda de granizo, associados a rajadas de vento na área de concessão da CEEE Equatorial. Os ventos podem atingir 90 km/h e chegar até 100km/h em pontos da faixa litorânea e da Lagoa dos Patos.
Na sexta-feira, 22, retorna o alto risco de instabilidade. Os ventos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam o risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento:
- WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Central de Atendimento: 0800 721 2333
- App Equatorial Energia – disponível nas lojas Android e iOS
Clima
Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro
Clima
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.
A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.
A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Saúde5 dias atrásComitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Educação1 semana atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Saúde6 dias atrásCremers anuncia interdição parcial do Hospital Universitário a partir das 11h de sexta-feira, 20

Saúde1 semana atrásPorto Alegre confirma primeiro caso de mpox em 2026; paciente contraiu vírus fora do Estado

Emprego5 dias atrásPROCON-RS abre seleção para estagiários do Ensino Médio e Superior com inscrições até 2 de março

Mobilidade2 dias atrásMotorista sem CNH é preso após avançar sinal vermelho e causar acidente em Canoas

Esporte2 dias atrásCorre Canoas realiza 1º treinão do Circuito Park em Movimento em 8 de março
Geral6 dias atrásCanoas tem ganhadora na Lotofácil e aposta simples leva quase R$ 1 milhão

































































