Serviços
Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda passa a ser oferecido nas unidades do Tudo Fácil

A partir desta segunda-feira, 28, pessoas com deficiência (PcD) e baixa renda poderão solicitar e receber o passe livre intermunicipal diretamente nas unidades do Tudo Fácil.
O novo serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda que atendam aos critérios legais, promovendo inclusão e mobilidade social. A medida integra o projeto de ampliação e modernização das centrais de atendimento Tudo Fácil, no eixo de integração de serviços públicos previsto no Mapa Estratégico do governo do Estado. A inclusão desse serviço fortalece o compromisso das centrais com a universalização de acesso, além de reforçar sua relevância social.
A oferta do serviço nas centrais Tudo Fácil descentraliza o atendimento, amplia o acesso e facilita o dia a dia dos cidadãos, concentrando serviços essenciais em um único local. O fluxo foi estruturado pelas equipes da SPGG e da Faders, com capacitação dos atendentes, materiais de apoio e integração ao sistema de gestão.
Sobre o Tudo Fácil
As unidades Tudo Fácil, vinculadas à SPGG, têm como objetivo reunir e disponibilizar, em um só lugar, diversos serviços públicos presenciais e digitais. A estrutura das centrais amplia o alcance do atendimento, facilita o acesso do cidadão e promove a descentralização dos serviços essenciais.
O Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Serviços
Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

O governo do Estado assinou, na quinta-feira, 24, o contrato para a instalação da primeira unidade da Central de Atendimento Tudo Fácil em Canoas. A nova unidade será instalada no Canoas Shopping, na região central da cidade, e faz parte do plano de expansão e modernização da rede de atendimento ao cidadão no Rio Grande do Sul.
Com área aproximada de 354 metros quadrados, o espaço contará com um investimento de R$ 250 mil por parte do Estado e R$ 1,8 milhão da iniciativa privada, totalizando mais de R$ 2 milhões para sua implantação. A unidade vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços on-line, como a confecção da carteira de identidade, com foco também em orientação digital, inclusão e cidadania.
O ato de assinatura foi realizado no próprio Canoas Shopping e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do prefeito de Canoas, Airton Souza, e de representantes do setor privado. Leite destacou que o Tudo Fácil representa uma mudança na lógica do serviço público. “O Estado precisa se adaptar à vida das pessoas – e não o contrário. Essa unidade é um exemplo de parceria e inovação para facilitar a vida da população”, afirmou.
A secretária Danielle Calazans enfatizou que o objetivo é reunir, em um só lugar, serviços do Estado, do município e de concessionárias, promovendo facilidade e acesso. “O público poderá inclusive aprender a utilizar os serviços digitais com apoio presencial”, disse.
Para o diretor do AD Shopping, Mário Gonçalo Cunha de Almeida, abrigar a nova unidade é motivo de orgulho. “É uma iniciativa democrática, que resolve problemas e também ensina. Isso é cidadania na prática”, destacou.
Canoas é o terceiro município mais populoso do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior PIB do Estado, segundo o Atlas Socioeconômico de 2021. Para o prefeito Airton Souza, a instalação da unidade representa mais um passo na reconstrução da cidade.
“Especialmente após as enchentes, esse serviço vem ao encontro da necessidade de atender com dignidade a população”, afirmou.
A unidade Tudo Fácil em Canoas tem previsão de início das atividades ainda em 2025.
Serviços
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade

A partir desta quinta-feira, 24, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e simplificada, por meio do sistema “Identidade Fácil”.
O serviço já pode ser acessado pelo site identidadefacil.rs.gov.br em qualquer dispositivo fixo ou móvel. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
A iniciativa do governo Eduardo Leite, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
O novo sistema digitaliza grande parte do processo de solicitação do documento. O preenchimento dos dados será feito online pelo cidadão, inclusive com o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem não atender aos critérios do novo sistema.
Etapa presencial reduzida
A etapa presencial, ainda obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta biométrica de digitais e a fotografia, com o intuito de reduzir filas e aumentar o número de agenda disponível. O comparecimento será agendado por meio de formulário específico disponível na própria plataforma.
“O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera dos solicitantes, otimizando os processos internos e possibilitando maior fluxo de emissões da CIN. Trata-se de um alinhamento conduzido pelo governo estadual para aprimorar o fornecimento de serviços essenciais ao cidadão”, explica o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan.
Nas primeiras semanas de operação, poderão ser realizados ajustes técnicos e operacionais, conforme a dinâmica de uso do sistema.
- Como utilizar o Identidade Fácil
Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
- Documentos necessários
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.
Serviços
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