Conecte-se conosco

header-top







 

30/10/2025
 

Geral

DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social

Redação

Publicado

em

DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social

DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgaram nesta segunda-feira, 21, a lista dos contemplados no programa CNH Social 2025. A lista já está disponível em https://www.detran.rs.gov.br/lista-de-contemplados-para-a-cnh-social-2025 e na terça-feira, 22, sairá no Diário Oficial do Estado.

Os inscritos também podem consultar sua situação na Central de Serviços do DetranRS (em Meus avisos), e também serão comunicados pelo e-mail cadastrado na inscrição.

Agora, é preciso ficar atento aos prazos. Os contemplados têm até 05 de setembro para procurarem o Centro de Formação de Condutores de sua preferência e apresentar a documentação exigida em edital. A lista com os endereços e contatos dos Centros de Formação de Condutores pode ser consultada aqui.

Além das condições e documentos necessários para a abertura do processo de habilitação (Renach), o candidato deverá apresentar comprovação de que, à época da abertura do serviço, estava domiciliado no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.

As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, curso prático de direção, exames teórico e prático, além do exame toxicológico.

Adição e mudança de categoria 

O DetranRS alerta aos candidatos que foram contemplados para adição e mudança de categoria para considerarem o prazo do exame toxicológico exigido somente para as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos articulados). Esses candidatos precisam do exame negativo para abrir o serviço de habilitação, portanto não devem deixar para o final do prazo. Dependendo da localização, o resultado do toxicológico pode levar até 15 dias.

Dúvidas e mais informações 

Para quaisquer dúvidas e mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento: Disque-Detran (0800-905-5555), WhatsApp (800-905-5555), chat online no site, Fale Conosco e Ouvidoria no site, além de atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil. Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.

Consulta aos endereços dos CFCs por municípios: 

https://www.detran.rs.gov.br/habilitacao-cnh/servicos/823

Documentação necessária para contemplados na CNH Social 2025: 

– comprovante de que está domiciliado no Estado de Rio Grande do Sul há no mínimo dois anos;

– declaração de responsabilidade sobre as informações prestadas, de que conhece e aceita todas as condições de participação do Programa CNH Social (modelo aqui).

Documentos aceitos para comprovação de residência: 

– comprovante de residência no nome do selecionado – contas de água, luz e telefone – com no mínimo dois anos de postagem;

– declaração assinada pelo proprietário/locatário do imóvel onde reside o selecionado, atestando seu domicílio há, no mínimo, dois anos, juntamente com cópia do documento de identidade e do comprovante de residência no nome do declarante;

– comprovante de matrícula em qualquer instituição de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo dois anos de expedição, e;

– contrato de trabalho, contracheque ou documento correlato que comprove vínculo empregatício no Estado há, no mínimo, dois anos.

Geral

Começa hoje 6ª edição do programa “Miau na Rua” com castração gratuita de gatos em Canoas

Redação

Publicado

em

A 6ª edição do programa “Miau na Rua” já está em andamento e segue até 31 de outubro, no Ginásio Municipal São Francisco, localizado no bairro Matias Velho, em Canoas.

O atendimento acontece das 9h às 15h e tem como foco a castração gratuita de gatos machos, oferecendo uma oportunidade para controle populacional e cuidados com a saúde dos animais.

Para participar, os tutores devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência. É importante que o animal esteja em jejum de 8 horas e seja transportado em caixa individual, garantindo segurança durante o atendimento.

 

Continuar a ler

Policial

Governo do RJ confirma 121 mortos em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 4 eram policiais

Redação

Publicado

em

Governo do RJ confirma 121 mortos em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 4 eram policiais

O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira, 29, que 121 pessoas morreram durante a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Segundo o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, entre as vítimas estão quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação é considerada a mais letal da história do estado.

Moradores da Penha afirmam ter encontrado dezenas de corpos em áreas de mata, que foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. A Polícia Civil informou que 63 corpos foram localizados na região da Vacaria, na Serra da Misericórdia, local de intensos confrontos entre agentes e criminosos.

O número de mortos foi atualizado ao longo dos últimos dias. Na terça-feira (28), o governo havia informado 64 mortes. Já na manhã desta quarta, o governador Cláudio Castro (PL) confirmou 58 óbitos, sem explicar a divergência. Mais tarde, a cúpula da Segurança Pública consolidou o número em 121 mortos.

Durante entrevista coletiva, o governador classificou a operação como “um sucesso” e afirmou que apenas os quatro policiais mortos são “vítimas”. Ele destacou que os dados oficiais consideram apenas os corpos registrados no Instituto Médico-Legal (IML).

O secretário da Polícia Militar, Marcelo de Menezes, explicou que a estratégia da operação envolveu o cerco de criminosos na Serra da Misericórdia por meio de uma tática chamada “Muro do Bope”. Já o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, disse que o “dano colateral” foi “muito pequeno”, mencionando quatro mortes de civis sem envolvimento com o crime.

Ao todo, 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar participaram da ação, que também resultou em 113 prisões — incluindo 33 suspeitos de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco. A perícia vai apurar se os corpos encontrados pelos moradores têm relação direta com os confrontos da operação.

Continuar a ler

Geral

BRDE recebe visita da cônsul-geral da França para tratar de iniciativas de sustentabilidade

Redação

Publicado

em

Juliana Roll/BRDE

Para reforçar as relações de parceria em favor de projetos de alto impacto ambiental na região Sul, a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, esteve em visita oficial ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na manhã desta quarta-feira, 24. O encontro faz parte de uma agenda que a representação diplomática terá ao longo do dia no Rio Grande do Sul, que incluiu audiência com o governador Eduardo Leite e secretários.

A cônsul-geral foi recebida pelo diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; ao lado do diretor Financeiro do banco, João Paulo Kleinübing, e de Planejamento, Leonardo Busatto. Alexandra Mias estava acompanhada do diretor-adjunto para o Brasil da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Léo Gaborit. Também estavam presentes a chefe de Equipe de Projetos de Desenvolvimento Urbano do Consulado da França, Mathilde Moulino, e a gerente de Projetos da AFD, Camila Leotti. Pelo BRDE, acompanharam ainda o o superintendente Financeiro, Gustavo Trombini; o coordenador de Responsabilidade Socioambiental, Fernando Laurent; o chefe interino do Departamento de Captações e Negócios Internacionais, Natan Hummes, e o chefe interino do Setor de Captação Internacional, Rafael Pereira.

Parceria

Iniciadas ainda em 2018, as relações bilaterais entre o BRDE e a Agência já somam mais de 340 milhões de euros. As operações têm como prioridade financiar projetos com foco na agricultura sustentável, geração de energias limpas e renováveis, uso racional e eficiente da água, gestão de resíduos e cidades inteligentes.
O contrato mais recente foi celebrado ainda em junho deste ano, no valor de 120 milhões de euros (cerca de R$ 770 milhões pela cotação atual), durante o Fórum Econômico Brasil-França, que aconteceu em Paris reunindo autoridades e líderes empresariais dos dois países. Além do presidente do BRDE, o ato contou com a presença do diretor-geral da AFD, Rémy Rioux.
As duas instituições também atuam em conjunto no projeto Aliaza Mais, iniciativa que tem por objetivo oportunizar assistência técnica, incentivos e financiamento de projetos produtivos que aliem maior produtividade para a agropecuária associado à conservação da biodiversidade do Bioma Pampa. Trata-se de parceria com Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)/Alianza del Pastizal) e que prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 40 milhões pela cotação atual) em favor da conservação dos campos nativos do Pampa e, desta maneira, contribuir com os desafios das mudanças climáticas. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques