Clima
Frente fria deve provocar chuva forte, frio intenso e possibilidade de neve no RS

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais impactados pela frente fria que chega nesta segunda-feira, 23. O sistema deve provocar chuva em diversas áreas, com risco de temporais localizados, especialmente no norte do estado. O avanço do ar frio marcará mais um episódio de friagem no estado — o quarto registrado neste ano.
Com a combinação de ar frio e umidade, há expectativa para ocorrência de neve em pontos isolados da Serra Gaúcha, principalmente durante a noite de segunda-feira, 23.
Na terça-feira, 24, o frio se intensifica ainda mais. Durante a madrugada e o início da manhã, há previsão de geada generalizada em grande parte do estado. A geada pode ocorrer com intensidade moderada a forte nas áreas serranas.
As condições para geada devem se manter na quarta-feira, 25, especialmente nas regiões mais elevadas e no interior do estado. A partir desse dia, a massa de ar frio começará a perder força gradualmente, mas o frio ainda será sentido.
Clima
Defesa Civil prevê frio acentuado por massa de ar polar nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para o Rio Grande do Sul nos próximos dias, com a passagem de uma frente fria seguida por uma massa de ar polar que promete acentuar o frio no Estado.
Confira a previsão dos próximos dias
Quarta-feira (16):
A massa de ar frio começa a avançar, com temperaturas mínimas variando entre 8°C e 15°C nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e parte do Noroeste. Nas demais áreas, as mínimas ficam entre 16°C a 21°C. Não há previsão de precipitações significativas, mas o frio já começa a se intensificar.
Quinta-feira (17):
A massa polar atinge todas as regiões gaúchas, fazendo com que as temperaturas mínimas variem entre 6°C e 12°C. As máximas serão mais baixas, oscilando entre 7°C e 15°C. Rajadas fortes de vento, com intensidade entre 50 km/h e 80 km/h, devem aumentar a sensação de frio. Há previsão de precipitação invernal nas regiões da Campanha e Sul, com possibilidade de neve ou granizo, especialmente entre a tarde e a noite.
Sexta-feira (18):
As temperaturas mínimas oscilam entre 5°C e 11°C, com o Oeste e Serra gaúcha registrando valores abaixo de 4°C. A previsão indica a possibilidade de geadas isoladas no Oeste do Estado. As máximas ficam entre 6°C e 16°C, com o frio persistindo ao longo do dia.
Sábado (19):
O clima permanece gelado, com mínimas entre 1°C e 11°C em diversas regiões do Estado. O risco de geadas isoladas continua, especialmente nas áreas mais frias, como a Serra e o Oeste. As máximas variam entre 14°C e 20°C durante a tarde.
Domingo (20):
A tendência é que as mínimas sigam baixas, variando entre 1°C e 12°C, com as máximas entre 16°C e 22°C. O tempo deve permanecer ameno à tarde, mas o frio matinal ainda estará presente.
A Defesa Civil alerta para o risco de geadas e condições de tempo severo, especialmente nas regiões mais afetadas pelo avanço da massa polar. A população deve se preparar para as quedas acentuadas de temperatura e possíveis condições de tempo invernal.
Clima
Defesa Civil alerta para lenta elevação da Lagoa dos Patos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta nesta segunda-feira, 30, para lenta elevação da Lagoa dos Patos. De acordo com órgão, há risco moderado para regiões ribeirinhas, válido até 14h20 de 1º de julho.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.
Emergência ligue 190/193.
Clima
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

Diante da previsão de um novo episódio crítico de chuvas no Rio Grande do Sul no fim de semana, o governador Eduardo Leite coordenou, na manhã desta sexta-feira, 27, uma reunião de alinhamento das estruturas estaduais de resposta e prevenção. Participaram presencialmente e de forma virtual integrantes da equipe de governo, incluindo as áreas de segurança, infraestrutura, comunicação, saúde, educação, meio ambiente, assistência social e defesa civil.
O encontro teve como objetivo revisar os protocolos de atuação, reforçar a comunicação com os municípios e planejar medidas preventivas para minimizar os impactos da instabilidade meteorológica prevista.
Segundo a Defesa Civil estadual, há risco de chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em algumas regiões do Estado, como Serra, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. A atualização completa está disponível no site defesacivil.rs.gov.br.
Durante a reunião, foi definida a instalação de três gabinetes avançados de crise da Defesa Civil, que funcionarão em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Caxias do Sul. Esses centros servirão como pontos de apoio e articulação regional para o acompanhamento em tempo real da situação nas áreas com maior probabilidade de impacto.
O alinhamento inclui ainda a emissão de avisos e alertas à população nas próximas horas, com base nas atualizações dos sistemas de monitoramento meteorológico. A mobilização também prevê uma reunião virtual do governador com prefeitos e coordenadores regionais da Defesa Civil no final do dia, para reforçar a integração com os municípios e garantir a execução dos planos de contingência locais.
As equipes do governo do Estado estão em prontidão para o atendimento de ocorrências, com foco especial na proteção de vidas e na redução de danos. O governador destacou a importância da agilidade e da cooperação entre Estado e municípios neste momento de atenção.
“Nossa prioridade é agir com rapidez e coordenação. Estamos estruturando a resposta antes que os efeitos da chuva se intensifiquem, com todos os órgãos envolvidos preparados para dar suporte aos municípios e à população”, afirmou Leite.
A população deve acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
- Economia6 dias atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Estado1 semana atrás
Governo divulga lista de municípios classificados no programa RS Qualificação Recomeçar
- Comunidade1 semana atrás
Guajuviras recebe serviços de assistência social e demais atividades no sábado, 19
- Empresas & Negócios2 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral6 dias atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Eventos1 semana atrás
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
- Serviços4 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Comunidade1 semana atrás
Comunidade do bairro Cinco Colônias inicia processo de criação de Associação de Moradores