Serviços
Programa “Portas Abertas” apresenta estrutura e investimentos da Corsan à imprensa

No sábado, 24, a Corsan realizou mais uma edição do programa Portas Abertas, com visita guiada à sede da empresa e ao Centro de Operações Integradas (COI), no centro de Porto Alegre, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas.
A atividade reuniu profissionais da imprensa de diversos veículos da Região Metropolitana, Vales do Paranhana e dos Sinos, com o objetivo de apresentar a estrutura da Companhia, seus processos operacionais e os indicadores que
orientam a prestação dos serviços de saneamento no Rio Grande do Sul.
“O programa Portas Abertas é muito importante para nós porque nos aproxima da comunidade. Acreditamos que compartilhar conhecimento e informações qualifica não só o trabalho da Companhia, mas também o trabalho do jornalismo, que tem papel fundamental na transmissão da informação como bem coletivo. Nossa lógica aqui é, de fato, estar de portas abertas. Queremos que vocês se sintam à vontade, conheçam nossas operações e compreendam o processo como um todo”, afirmou a presidente da Corsan, Samanta Takimi, na abertura do evento.
O Portas Abertas promove visitas de estudantes, autoridades, representantes comunitários e jornalistas às unidades operacionais da Corsan, como Estações de Tratamento de Água e Esgoto, unidades regionais, além do Centro de Operações Integradas (COI).
Inovação e tecnologia em saneamento
Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do COI, responsável pelo monitoramento em tempo real da operação nos 317 municípios atendidos pela Companhia. A unidade centraliza informações sobre pressão nas redes, consumo de energia, uso de insumos e qualidade da água e do esgoto.
“O principal objetivo é identificar anomalias antes mesmo de o cliente perceber, minimizando os impactos ao usuário”, explicou o gerente do COI, Fabiano Vianna, durante a visita.
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande
À tarde, foi a vez da visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Inaugurada em 7 de abril de 1998, essa ETE possui capacidade licenciada para tratar até 22.464 m³ de esgoto por dia, o equivalente a 260 litros por segundo.
O coordenador de Operações da estação, Rodrigo Krentz, conduziu os convidados pelos processos realizados dentro da ETE, que aplica metodologias integradas para tratar o esgoto, incluindo etapas físicas, químicas e biológicas. Segundo Krentz, a ETE Mato Grande gera cerca de 600 toneladas mensais de lodo, que são reaproveitadas em compostagem orgânica por cooperativas da agricultura familiar. O reaproveitamento do material evita o descarte em aterros e dá destinação sustentável ao resíduo gerado pelo tratamento de esgoto.
Representando a Corsan, participaram do evento Anajara Moreira, André Borges, Cíntia Kovaski, Cristina Oliveira, Márcio Galarça e Renata Rohde. Também estiveram presentes representantes dos veículos do Grupo Sinos, O Timoneiro, Seguinte, O Alvoradense, Porto Alegre 24 Horas, Independente, Rádio Nascente, Rádio Comunidade e Regional FM.
Investimento e expansão
A Corsan, sob gestão da Aegea desde julho de 2023, trabalha para promover uma transformação do saneamento básico no Rio Grande do Sul. Presente em 317 municípios, a Companhia reforça diariamente seu compromisso com o bem-estar de mais de 6 milhões de pessoas, por meio de investimentos, tecnologia de ponta e foco em resultados concretos.
A Companhia já investiu R$ 2,1 bilhões até 2024 e prevê aplicar R$ 15 bilhões no Estado até 2033. O objetivo é cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabelece a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até o final da década.
Serviços
Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Entre esta quarta-feira, 28, e o próximo domingo, 1º de junho, os atendimentos digitais da companhia ficarão temporariamente indisponíveis no site www.corsan.com.br/cliente, no aplicativo Corsan e no Whats App (51) 99704-6644. Além da modernização do sistema comercial, a empresa se prepara para o lançamento da nova agência virtual e do novo aplicativo, que entram em vigor a partir de junho.
Até o próximo domingo, solicitações urgentes serão atendidas no Call Center 0800 646 6444 (com ligações gratuitas) e presencialmente na loja mais próxima ao cliente até a sexta-feira, 30. Serviços como a segunda via da fatura e consulta à situação de desabastecimento de água podem ser verificadas em www.corsan.com.br/cliente.
Serviços
Loja Móvel da Corsan prestará atendimento no Guajuviras neste sábado

A Loja Móvel da Corsan atenderá a comunidade do bairro Guajuviras, em Canoas, neste sábado, 17. A Van da Companhia estará estacionada no Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela, na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, das 9 às 17 horas.
Serão oferecidos serviços como troca de titularidade da conta de água, informações sobre valores de tarifas e adesão à tarifa social, detalhamento de fatura e solicitações de conexão à rede. Também serão esclarecidas dúvidas e divulgadas ações da Companhia no município. Para alguns serviços, é necessário apresentar documento com foto.
A partir das 14h, também serão recebidos currículos para diversas vagas oferecidas pela Corsan em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada, Guaíba e Eldorado do Sul. São oportunidades para leituristas, operadores de estação de tratamento de água, agentes de saneamento e técnicos eletromecânicos, entre outros profissionais. Quem não tiver currículo pronto poderá preencher cadastro fornecido no local pela equipe da Companhia.
Serviços
Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

A Defesa Civil do Estado adotará, a partir desta terça-feira, 6, um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.
As informações foram detalhadas durante um evento voltado a profissionais de imprensa na manhã desta terça, quando a equipe da Defesa Civil apresentou ainda um panorama sobre os desafios para o futuro e os projetos estruturantes do Plano Rio Grande. A agenda está atrelada aos eventos em alusão a um ano das enchentes de 2024.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Na abertura da coletiva, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, falou sobre o processo para chegar aos novos protocolos apresentados.
“A partir de projetos apresentados dentro do Plano Rio Grande, conseguimos colocar a Defesa Civil em outro patamar. Avançamos ainda na ampliação do nosso corpo técnico, que dará um suporte em todo o nosso ciclo de proteção em defesa civil”, comentou Boeira.
“Nos últimos meses, tivemos também evoluções nos protocolos, identificamos que era preciso refinar a informação, identificamos necessidades por meio do nosso monitoramento. Trabalhamos com a necessidade da mudança cultural e ao conhecer outras realidades, fizemos uma abordagem nesse sentido”, concluiu.
Os novos alertas serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:
- Verde para situações de normalidade;
- Amarelo para alerta moderado;
- Laranja para alerta alto;
- Vermelho para alerta muito alto;
- Roxo para alertas de ação imediata.
O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.
A revisão de protocolos e procedimentos que estabeleceu os novos modelos fazem parte do trabalho de aprimoramento contínuo da Defesa Civil e são, também, uma resposta colaborativa aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.
Novos modelos
Os alertas SMS passarão a contar com os seguintes textos:
- “DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento”
- “DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193″
- “DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro”
- “DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo”
Confira os comportamentos esperados para cada situação:
Esteja atento – Alerta Amarelo
- Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
- Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
- Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
- Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
- Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
- Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
- Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Esteja preparado – Alerta Laranja
- Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
- Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
- Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
- Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
- Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
- Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
- Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Tome uma atitude – Alerta Vermelho
- Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
- Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
- Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
- Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
- Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
- Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
- Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
- Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
- Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
- Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Ação imediata – Alerta Roxo
- Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
- Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
- Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
- Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
- Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
- Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas inicia semana com 664 vagas de emprego
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mm/dia na Região Metropolitana
- Canoas2 dias atrás
Refis garante até 100% de desconto em juros e multas para canoenses com dívidas
- Geral1 semana atrás
Mais de 400 atendimentos na primeira edição do Prefeitura na Tua Casa neste sábado, 17
- Emprego1 semana atrás
Corsan oferece oportunidade de trabalho em nove cidades da Região Metropolitana
- Esporte1 semana atrás
Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local
- Educação1 semana atrás
Matrículas para os convocados no quinto chamamento da etapa creche estão em andamento
- Geral1 semana atrás
Governo do Estado e Prefeitura de Canoas se reúnem para tratar sobre obras contra cheias