Conecte-se conosco

header-top







 

14/10/2025
 

Serviços

Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

Redação

Publicado

em

Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

A Defesa Civil do Estado adotará, a partir desta terça-feira, 6, um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.

As informações foram detalhadas durante um evento voltado a profissionais de imprensa na manhã desta terça, quando a equipe da Defesa Civil apresentou ainda um panorama sobre os desafios para o futuro e os projetos estruturantes do Plano Rio Grande. A agenda está atrelada aos eventos em alusão a um ano das enchentes de 2024.

Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Na abertura da coletiva, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, falou sobre o processo para chegar aos novos protocolos apresentados.

“A partir de projetos apresentados dentro do Plano Rio Grande, conseguimos colocar a Defesa Civil em outro patamar. Avançamos ainda na ampliação do nosso corpo técnico, que dará um suporte em todo o nosso ciclo de proteção em defesa civil”, comentou Boeira.

“Nos últimos meses, tivemos também evoluções nos protocolos, identificamos que era preciso refinar a informação, identificamos necessidades por meio do nosso monitoramento. Trabalhamos com a necessidade da mudança cultural e ao conhecer outras realidades, fizemos uma abordagem nesse sentido”, concluiu.

Os novos alertas serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:

  • Verde para situações de normalidade;
  • Amarelo para alerta moderado;
  • Laranja para alerta alto;
  • Vermelho para alerta muito alto;
  • Roxo para alertas de ação imediata.

O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.

A revisão de protocolos e procedimentos que estabeleceu os novos modelos fazem parte do trabalho de aprimoramento contínuo da Defesa Civil e são, também, uma resposta colaborativa aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.

Novos modelos

Os alertas SMS passarão a contar com os seguintes textos:

  • “DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento”
     
  • “DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193″

  • “DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro”

  • “DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo” 

Confira os comportamentos esperados para cada situação:

Esteja atento – Alerta Amarelo

  • Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
  • Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
  • Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
  • Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
  • Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
  • Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
  • Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Esteja preparado – Alerta Laranja

  • Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
  • Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
  • Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
  • Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
  • Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
  • Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
  • Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
  • Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
  • Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Tome uma atitude – Alerta Vermelho

  • Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
  • Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
  • Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
  • Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
  • Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
  • Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
  • Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
  • Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
  • Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
  • Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
  • Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
  • Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Ação imediata – Alerta Roxo

  • Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
  • Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
  • Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
  • Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
  • Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
  • Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
  • Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
  • Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.

Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.

Serviços

Corsan prorroga Feirão de Negociação com descontos em regularização de débitos até sexta-feira, 3 de outubro

Redação

Publicado

em

Corsan prorroga Feirão de Negociação com descontos em regularização de débitos até sexta-feira, 3 de outubro

O Feirão de Negociação Farroupilha seguirá até sexta-feira, 3, oferecendo descontos de até 60% sobre o valor original de faturas vencidas. A iniciativa garante condições diferenciadas para os clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.

Podem aderir à negociação os clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com contas em atraso há mais de 30 dias.

Os atendimentos são realizados nas lojas físicas da Corsan em todo o Estado e também pelo call center, no número 0800.646.6444 (com ligação gratuita).

Continuar a ler

Serviços

Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

Redação

Publicado

em

Corsan prorroga Feirão de Negociação com descontos em regularização de débitos até sexta-feira, 3 de outubro

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.

Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.

Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.

“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).

Continuar a ler

Serviços

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

Publicado

em

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.

“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.

A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.

Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.

O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.

Como funciona o tratamento

A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.

Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques