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Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

A Defesa Civil do Estado adotará, a partir desta terça-feira, 6, um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.
As informações foram detalhadas durante um evento voltado a profissionais de imprensa na manhã desta terça, quando a equipe da Defesa Civil apresentou ainda um panorama sobre os desafios para o futuro e os projetos estruturantes do Plano Rio Grande. A agenda está atrelada aos eventos em alusão a um ano das enchentes de 2024.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Na abertura da coletiva, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, falou sobre o processo para chegar aos novos protocolos apresentados.
“A partir de projetos apresentados dentro do Plano Rio Grande, conseguimos colocar a Defesa Civil em outro patamar. Avançamos ainda na ampliação do nosso corpo técnico, que dará um suporte em todo o nosso ciclo de proteção em defesa civil”, comentou Boeira.
“Nos últimos meses, tivemos também evoluções nos protocolos, identificamos que era preciso refinar a informação, identificamos necessidades por meio do nosso monitoramento. Trabalhamos com a necessidade da mudança cultural e ao conhecer outras realidades, fizemos uma abordagem nesse sentido”, concluiu.
Os novos alertas serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:
- Verde para situações de normalidade;
- Amarelo para alerta moderado;
- Laranja para alerta alto;
- Vermelho para alerta muito alto;
- Roxo para alertas de ação imediata.
O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.
A revisão de protocolos e procedimentos que estabeleceu os novos modelos fazem parte do trabalho de aprimoramento contínuo da Defesa Civil e são, também, uma resposta colaborativa aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.
Novos modelos
Os alertas SMS passarão a contar com os seguintes textos:
- “DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento”
- “DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193″
- “DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro”
- “DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo”
Confira os comportamentos esperados para cada situação:
Esteja atento – Alerta Amarelo
- Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
- Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
- Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
- Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
- Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
- Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
- Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Esteja preparado – Alerta Laranja
- Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
- Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
- Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
- Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
- Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
- Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
- Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Tome uma atitude – Alerta Vermelho
- Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
- Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
- Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
- Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
- Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
- Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
- Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
- Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
- Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
- Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Ação imediata – Alerta Roxo
- Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
- Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
- Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
- Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
- Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
- Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Serviços
Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Para garantir o pleno funcionamento do abastecimento de água, a Corsan trabalha com reforço nas equipes responsáveis pelos reparos de equipamentos e das estruturas danificadas pelas fortes chuvas que assolam o Estado desde a noite da última segunda-feira, 16.
O Plano de Contingência adotado pela Companhia reduziu danos causados nas redes de abastecimento em várias cidades, mas o alto índice pluviométrico, especialmente na região Central do Estado, ainda afeta a operação da Corsan em 13 cidades neste momento.
Este já é o quinto evento climático pelo qual a empresa passa desde que a Aegea assumiu a gestão da companhia, em julho de 2023.
Confira a situação do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan:
Santa Maria
A Corsan segue trabalhando no reforço do abastecimento de água bruta devido ao rompimento de adutoras que atendem a cidade. As condições de acesso aos pontos de intervenção continuam difíceis devido ao nível do rio Ibicuí, resultado do grande volume de chuva que ainda persiste na região.
Desde a madrugada de terça-feira, 17, as equipes da Companhia foram reforçadas e atuam em sistema de força-tarefa. A captação de água bruta de fontes suplementares, como a barragem DNOS, bem como a limpeza das bombas afetadas, estão entre as medidas de contingência já implementadas. Devido a estas ações, mantida a previsão meteorológica, a expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado gradualmente em até 48 horas.
Santa Cruz do Sul
Os equipamentos da estação de bombeamento de água da Rua Oswaldo Cruz queimaram pela inundação das estruturas. A estação já foi drenada e as bombas estão sendo substituídas. A previsão é que o abastecimento nos bairros Verena e Santo Inácio esteja normalizado até o final da tarde desta quarta-feira, 18. A Corsan já reparou um vazamento identificado na Linha João Alves e na Linha Santa Cruz, e o sistema está em recuperação. A expectativa é que o abastecimento seja retomado gradualmente até o final da tarde.
Charqueadas e São Jerônimo
O abastecimento de água em Charqueadas e São Jerônimo começou a ser restabelecido na manhã desta quarta-feira, 18, após a religação das bombas do sistema de distribuição. Durante a madrugada, a estação de tratamento de água (ETA) de Charqueadas foi alagada pelas fortes chuvas, deixando parte dos equipamentos submersos. As equipes da Corsan atuaram desde as primeiras horas do dia para drenar a água e retomar a operação.
Encruzilhada do Sul
A captação, prejudicada pela inundação da casa de bombas, foi restabelecida no início da manhã desta quarta-feira, 18. O sistema de bombeamento foi reinstalado e entrou em operação por volta das 4h, e está em recuperação A previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.
Agudo
Na noite de terça-feira, 17, a chuva bloqueou o acesso ao ponto de captação de água, impossibilitando a chegada das equipes da Corsan ao local. Na manhã desta quarta-feira, 18, o acesso foi restabelecido e os trabalhos de retomada da captação foram iniciados. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até o final do dia.
Dona Francisca
Problemas eletromecânicos interromperam a captação de água na madrugada desta quarta-feira, 18. Durante a manhã, as equipes da Corsan conseguiram restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado no início desta noite.
Restinga Seca
O rompimento de uma rede em área alagada afetou o abastecimento em cerca de 60 economias. Equipes da Corsan trabalham para restabelecer o serviço, com previsão de retomada do abastecimento ao longo da noite desta quarta-feira, 18.
São Sepé
O abastecimento já foi totalmente restabelecido e a cidade está com fornecimento normal.
Alvorada e Viamão
Um problema eletromecânico causou a interrupção na captação durante a madrugada desta quarta-feira, 18. A situação foi resolvida por volta das 4h da manhã. O sistema está em recuperação e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o início da tarde.
Serafina Corrêa
A falta de energia elétrica interrompeu o funcionamento da captação de água na noite de terça-feira, 17. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 10h desta quarta-feira, 18, permitindo a retomada da captação. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde.
Unistalda O abastecimento de água na cidade foi afetado na terça-feira, 17, devido ao rompimento de uma rede durante trabalhos da Prefeitura, que atuava para reduzir áreas alagadas após o temporal. O fornecimento já foi retomado, e a previsão é de que seja normalizado até o final do dia desta quarta-feira, 18.
Previsão para os próximos dias
O grande volume de chuva previsto para as próximas 24 horas na região Central do Rio Grande do Sul mantém as equipes da Corsan mobilizadas em regime de forçatarefa para garantir a continuidade dos serviços de abastecimento.
Para quinta-feira, 19, a previsão indica que as precipitações mais intensas devem se concentrar na região norte do Estado. A Corsan segue acompanhando as condições climáticas e operacionais, com equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências e minimizar os impactos à população.
Situação das barragens
Em função do alto volume de chuva, as barragens de Unistalda e Encruzilhada do Sulc estão sendo monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan. Além disso, engenheiros da Companhia foram deslocados para os locais para acompanhar de perto a situação das estruturas.
HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS DESDE A CORSAN FOI PRIVATIZADA
Enfrentar cinco episódios climáticos de alto impacto às estruturas em quase dois anos, gerou um novo nível de alerta para a Corsan. A preocupação com o futuro das cidades – e do saneamento, de forma especial fez com que a Companhia desenvolvesse respostas preventivas para lidar com os desafios sob ponto de vista operacional.
• Julho/23 – Ciclone extratropical atinge o RS com ventos de até 140 km/h;
• Setembro/23 – Ciclone atinge cidades do Vale do Taquari, Serra e Região
Metropolitana;
• Novembro/23 – 138 municípios do RS decretam estado de emergência em
função das fortes chuvas que assolaram o estado.
• Janeiro/24 – Temporal atinge severamente municípios da região Metropolitana
• Maio/24 – Maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul atingindo
475 municípios
• Janeiro/25- Estiagem severa atinge mais de 60 cidades gaúchas.
Caso constate ocorrências atípicas em seu município, informe a Corsan através dos canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site da Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. A Companhia está permanentemente disponível e pronta para mobilizar suas equipes
em caso de necessidade.
Serviços
Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Com o objetivo de aprimorar e facilitar a experiência dos clientes em seus canais digitais de relacionamento, a partir da próxima segunda-feira, 2, a Corsan disponibilizará uma nova Agência Virtual e Aplicativo Corsan. As plataformas foram modernizadas para oferecer ainda mais segurança e agilidade nas solicitações de serviços e informações, direto do celular ou computador.
A atual Unidade de Atendimento Virtual dá lugar à Agência Virtual no endereço www.cliente.corsan.com.br. Nela, o cliente poderá consultar a 2ª via da fatura, fazer pagamentos e parcelar dívidas, verificar a situação do abastecimento, informar faltas de água e vazamentos, e muito mais. As mesmas funcionalidades e facilidades estarão disponíveis no novo Aplicativo Corsan. Para usufruir da novidade, basta baixar novamente o App gratuitamente, tanto para iOS quanto para Android.
Com a mudança dos sistemas, o acesso do cliente também será alterado, sendo necessário novo cadastro de login para ambas as ferramentas.
“Nossas novas plataformas virtuais de atendimento foram pensadas para aprimorar a maneira como nosso cliente se conecta aos nossos serviços. Estão mais intuitivas e ainda mais seguras. É uma evolução importante que estamos promovendo nos canais digitais”, ressalta o diretor comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.
Importante destacar que tanto a Agência Virtual como o novo Aplicativo estarão disponíveis somente a partir do dia 2 de junho. Até o domingo, dia 1º, os clientes poderão consultar a segunda via da fatura e situação de abastecimento ainda em www.corsan.com.br/cliente. Outras solicitações emergenciais estão sendo atendidas no Call Center 0800 646 6444.
Serviços
Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Entre esta quarta-feira, 28, e o próximo domingo, 1º de junho, os atendimentos digitais da companhia ficarão temporariamente indisponíveis no site www.corsan.com.br/cliente, no aplicativo Corsan e no Whats App (51) 99704-6644. Além da modernização do sistema comercial, a empresa se prepara para o lançamento da nova agência virtual e do novo aplicativo, que entram em vigor a partir de junho.
Até o próximo domingo, solicitações urgentes serão atendidas no Call Center 0800 646 6444 (com ligações gratuitas) e presencialmente na loja mais próxima ao cliente até a sexta-feira, 30. Serviços como a segunda via da fatura e consulta à situação de desabastecimento de água podem ser verificadas em www.corsan.com.br/cliente.
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