Conecte-se conosco

header-top







 

23/07/2026
 

Serviços

Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

Redação

Publicado

em

Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

A Corsan irá instalar nesta semana válvulas redutoras de pressão em redes de água nos bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Olaria e Mato Grande. De acordo com a empresa, com investimento aproximado de R$ 120 mil, os equipamentos visam melhorar e equalizar a pressão dentro das tubulações, minimizando as ocorrências de rompimentos e vazamentos de água.

Os trabalhos acontecem de segunda a quinta-feira, 14 a 17, em diferentes horários e bairros, com previsão de duração de duas horas. O serviço pode causar oscilações na pressão e desabastecimento.

Na tarde desta segunda-feira, 14, as equipes da Corsan estarão na Rua Victor Barreto, no Centro. Na terça-feira, 15, os serviços acontecem no turno da manhã, na Rua Mem de Sá, bairro Nossa Senhora das Graças. No Olaria a instalação da válvula será na quarta-feira, 16, pela manhã, na Rua Gildo de Freitas. Finalizando as instalações, na quinta-feira, 17, será a vez do bairro Mato Grande receber o equipamento, que será colocado na Rua República.

 

Serviços

Fortes chuvas afetam abastecimento de água em nove municípios do Estado

Avatar

Publicado

em

Fortes chuvas afetam abastecimento de água em nove municípios do Estado

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul seguem provocando impactos em diferentes regiões do Estado e afetam o abastecimento de água em nove municípios, segundo atualização divulgada pela Corsan nesta quarta-feira, 22. As cidades com registro de ocorrências são Guaporé, Dona Francisca, Nonoai, Piratini, Arroio dos Ratos, São Sebastião do Caí, Santa Rosa, Lagoa Vermelha e Áurea.

De acordo com a companhia, desde a madrugada desta quarta-feira equipes atuam para preservar ou restabelecer o fornecimento de água nas localidades afetadas. Os trabalhos incluem ações para minimizar os efeitos da elevação dos rios, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alterações na captação de água bruta.

No Vale do Taquari, região considerada a mais impactada pelas chuvas devido à elevação dos principais rios, a Corsan informou que as medidas preventivas adotadas evitaram, até o momento, casos de desabastecimento. Entre as ações realizadas estão o monitoramento contínuo dos rios, o posicionamento antecipado de geradores de energia, bombas e caminhões-pipa, além da mobilização de equipes nas áreas consideradas mais vulneráveis.

Segundo o gerente institucional da Corsan na região Central, André Finamor, o plano de contingência permitiu reduzir os impactos nos sistemas de abastecimento. Conforme o representante da companhia, a atuação preventiva contribuiu para evitar problemas recorrentes em períodos de eventos climáticos extremos e minimizar os reflexos para a população.

Além do Vale do Taquari, equipes da empresa permanecem mobilizadas em outros municípios gaúchos para recuperar os sistemas de abastecimento sempre que houver ocorrências relacionadas às chuvas. O Centro de Operações Integradas da Corsan segue monitorando a situação em todo o Estado e coordenando as ações de resposta às intercorrências.

A companhia informou que novas atualizações sobre o abastecimento serão divulgadas por meio de seus canais oficiais e repassadas à imprensa.

Continuar a ler

Serviços

Canoas lança fase experimental do CAC Digital para acesso a serviços municipais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas lançou, na quinta-feira, 25, durante a programação da Semana de Canoas, a fase experimental do CAC Digital, ferramenta que reúne informações sobre serviços municipais e passa a funcionar por meio do WhatsApp. O projeto é resultado de um trabalho de revisão e reorganização do atendimento ao cidadão desenvolvido pela administração municipal desde março deste ano.

De acordo com a prefeitura, o projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência, Controladoria e Governo Digital, com apoio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (Canoastec). Nos últimos meses, servidores revisaram a Carta de Serviços ao Usuário, padronizaram as informações disponibilizadas pelas secretarias e reorganizaram os fluxos de atendimento, com o objetivo de unificar as orientações prestadas à população.

Nesta etapa inicial, o atendimento ocorre pelo WhatsApp, no número (51) 3236-1156. A plataforma permite consultar informações sobre serviços municipais, documentos necessários, requisitos, prazos e formas de atendimento. Quando necessário, o usuário é encaminhado para atendimento realizado por um servidor.

“O nosso compromisso é reduzir a burocracia, tornar o atendimento mais rápido e eficiente e garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos de forma simples e transparente. O CAC Digital é apenas uma das iniciativas que fazem parte da transformação digital que estamos implementando para qualificar cada vez mais os serviços oferecidos aos canoenses”, afirmou o prefeito Airton Souza.

Segundo o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, o trabalho desenvolvido nos últimos meses permitiu estruturar uma base de informações que será utilizada para qualificar o atendimento prestado à população.

A fase experimental será utilizada para avaliar o comportamento dos usuários, identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoar a ferramenta antes da ampliação das funcionalidades. A expectativa da administração municipal é disponibilizar, gradualmente, cerca de 180 serviços digitais por meio da plataforma.

Continuar a ler

Serviços

Prefeitura em Movimento acontece no bairro Sanga Funda em Nova Santa Rita nesta quinta-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita promove na próxima quinta-feira, 25, às 19h, mais uma edição do programa Prefeitura em Movimento. A atividade será realizada na EMEF Homero Fraga, no bairro Sanga Funda, e vai reunir moradores, secretários e servidores municipais em um encontro aberto de diálogo com a comunidade.

A iniciativa busca aproximar a gestão municipal da população, criando um espaço para que os moradores apresentem demandas, sugestões e necessidades diretamente à Administração. Durante o encontro, também serão apresentadas ações que já estão em andamento no município.

O programa tem como foco ampliar a participação popular nas decisões da cidade e fortalecer o planejamento de ações e investimentos nos bairros, a partir da escuta direta da comunidade.

O prefeito Rodrigo Battistella destaca que o Prefeitura em Movimento é uma importante ferramenta de aproximação entre a gestão municipal e a população.

“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo das pessoas, ouvindo as demandas de cada comunidade e construindo soluções junto com os moradores. O Prefeitura em Movimento é um espaço de diálogo, transparência e participação, onde a população tem voz ativa nas decisões que ajudam a transformar nossa cidade”, afirmou.

A Prefeitura reforça o convite para que os moradores do bairro Sanga Funda e regiões próximas participem do encontro e contribuam com ideias e sugestões para o desenvolvimento de Nova Santa Rita.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques