Geral
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit

O programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá sua sexta edição lançada nesta quinta-feira, 10, durante o South Summit Brazil. Com as inscrições sendo disponibilizadas no mesmo dia, o BRDE Labs RS 2025 é destinado a empreendedores de todo o Sul do país.
Nesta nova edição, serão distribuídos R$ 245 mil em premiação para as 15 empresas selecionadas para a etapa de aceleração. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups em fase de operação e tração, o BRDE Labs RS contará novamente a execução da Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark.
O lançamento acontecerá durante o Conexões BRDE, evento que o banco promoverá a partir das 8h30min, no Galeto Mamma Mia (Cais Embarcadero), reunindo lideranças do ecossistema de inovação, investidores e demais instituições financeiras.
Espaço para startups
Pelo segundo ano consecutivo, o BRDE selecionou um grupo de startups que terá a oportunidade de mostrar seus projetos no South Summit.
O banco está viabilizando um espaço como expositoras a cada uma delas no encontro global de empreendedorismo e inovação que acontece nesta semana, em Porto Alegre, divulgando para todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo soluções que foram premiadas no programa BRDE Labs. São produtos desenvolvidos que envolvem setores como saúde, construção civil, agronegócio e plataformas de gestão.
Além de patrocinador oficial do South Summit desde a primeira edição e ter estande próprio no espaço Markplace, o BRDE tem participação ativa na programação do evento, liderando painéis sobre oportunidades de investimentos em startups e projetos com foco em ampliar a resiliência aos eventos climáticos.
Comunidade
Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Desde o início do mês de abril, homens que completarão 18 anos em 2025, contam com atendimento e orientação sobre o alistamento militar obrigatório, diretamente na Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão.
A Diretoria já realizava atendimentos aos jovens com criação de currículos e emissão de título de eleitor. Com mais esse serviço, os jovens interessados podem se direcionar à Secretaria, na Rua Fioravante Milanêz, 256, sala 501.
Os atendimentos ocorrem toda terça-feira e quinta-feira, das 9 às 17 horas, e os interessados devem levar Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento e possuir uma conta no Gov.br.
Geral
Adaptação às mudanças climáticas exige conscientização, aponta presidente do BRDE

Ao participar de painel que abordou os desafios para tornar as cidades mais resilientes, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, apontou como fundamental uma mudança comportamental da sociedade diante da realidade dos eventos climáticos.
“A adaptação exige maior conscientização. São muitos os negacionistas climáticos”, afirmou. O painel ocorreu no final da tarde de quinta-feira, 10, no Palco RS Innovation, no South Summit Brazil.
Durante o debate, Ranolfo relatou as ações do banco para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul após as últimas enchentes, mencionando também importantes projetos de prefeituras financiadas pelo BRDE para obras de drenagem urbana.
“A resiliência se faz trabalhando a favor da natureza. O BRDE tem uma preocupação muito grande com a questão ambiental. De todos os negócios realizados no ano passado, 82% apresentaram alinhamentos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, frisou ele.
Coordenado pela gerente de Soluções de Conservação da Biodiversidde da Fundação Grupo Boticário, Marion Leticia, o painel ococontou com a participação do da coordenadora de Emergência da Organização Internacional para as Migrações (OIM-ONU), Sylvie Moreira, e do coordenador executivo do Regenera RS, Tarso Oliveira.
Entre as ações para incentivar a resiliência a partir de soluções baseadas na natureza, a chamada Teia de Soluções – Resiliência Climática para o Rio Grande do Sul foi apontada como um mecanismo de apoio com recursos sem a necessidade de reembolso. O projeto irá disponibilizar até R$ 10 milhões apoio a projetos que trabalharem esse conceito.
A chamada é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e tem conta ainda com a parceria do BRDE, RegeneraRS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Fundação Araucária, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). A chamada já encerrou o prazo de inscrições e agora as equipes técnicas fazem análise das propostas. O objetivo é viabilizar a implantação ainda no segundo semestre.
Geral
Projeto de Equoterapia em Canoas renasce com nova força após enchentes no RS

O projeto que hoje é conhecido como ONG N Queiroz Paraíso teve início em 2022, quando Anderson Cleber Koch resgatou um cavalo vítima de maus-tratos em Canoas. Movido pela compaixão e pelo desejo de transformar vidas, ele buscou tratamento veterinário para o animal e fez uma promessa: se o cavalo sobrevivesse, ele se tornaria equoterapeuta e abriria um projeto social. O cavalo sobreviveu — e a promessa foi cumprida.
A iniciativa cresceu rapidamente. Em 2024, o projeto já atendia cerca de 30 praticantes, entre crianças e adultos com necessidades especiais, que contribuíam com um valor simbólico mensal, para ajudar nas despesas com o animal, terapeutas e estrutura. A maior parte dos custos era arcada por Anderson e sua esposa, Daniela da Silva Petersen.
Entretanto, as fortes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul afetaram profundamente o projeto. A equipe perdeu utensílios terapêuticos, recursos financeiros e o espaço onde as sessões eram realizadas, no Parque Eduardo Gomes, que ficou interditado e coberto por escombros. Muitos dos praticantes também foram impactados pela tragédia, dificultando ainda mais a continuidade das atividades.
Foi nesse momento que o fisioterapeuta e empresário Rubens Severo, proprietário do Centro de Equoterapia Paraíso, em Viamão, conheceu a história e se sensibilizou com o propósito da iniciativa. Com a união de forças, surgiu a
ONG N Queiroz Paraíso, com o objetivo de transformar vidas por meio da equoterapia, para alcançar ainda mais famílias.
A equipe da ONG está agora estruturada e determinada a seguir em frente, oferecendo um tratamento multidisciplinar com amor, responsabilidade e dedicação.
A diretoria conta com:
– Presidente: Anderson Cleber Koch
– Vice-presidente: Rubens Severo de Souza
– Secretária: Sabrina Lima de Souza
– Tesoureira: Daniela da Silva Petersen
– Diretora de Marketing: Annelise de Moura Brum
– Conselho Fiscal: Nice Cristiane Koch, Wellington Lima de Souza, Cristiane Arla Fieski
– Jurídico: Cristiano Vargas, Heider Couto dos Santos
Empresas e comunidade: a ONG precisa do apoio da sociedade civil, de empresas privadas e do poder público. Só com essa união de esforços poderemos alcançar nossos objetivos e levar o tratamento a quem realmente precisa.
Descubra de que forma você pode contribuir para esse projeto alcançar quem mais precisa.
Entre em contato conosco e e veja de que forma você pode contribuir com esse projeto transformador.
Contato:
- Telefone/WhatsApp: +55 (51) 99720-3211
- Instagram: @n.queirozparaisoequoterapia
- Site:Equoterapianqueirozparaiso
- Trânsito4 dias atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Economia1 semana atrás
BRDE Labs RS divulga startups vencedoras da edição de 2024 do programa
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica
- Saúde3 dias atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Geral1 semana atrás
CICS Canoas lança documentário inédito e promove baile Preto & Branco em celebração aos 85 anos de história
- Geral1 semana atrás
Evento de conscientização sobre Autismo acontece no Parque Getúlio Vargas na sexta-feira, 4
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil e órgãos estaduais atuam na preparação e resposta aos temporais no RS
- Emprego1 semana atrás
Dia do autismo com oportunidades de trabalho em Canoas para mães atípicas