Saúde
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais

Começou na segunda-feira, 7, a vacinação contra a gripe nas unidades de saúde de Canoas. Nesta primeira fase, a imunização estará disponível para os grupos prioritários (confira a lista abaixo) e, posteriormente, em data ainda a ser definida, será aberta a toda a população. Quem faz parte dos grupos prioritários pode vacinar-se nas unidades de saúde das listas abaixo apresentando documento de identificação.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 90% da população que faz parte dos grupos prioritários.
“As campanhas de vacinação são fundamentais para o controle preventivo das doenças nas comunidades”, destaca o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “A atenção da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas e do próprio cidadão para que tenham acesso as vacinas é um momento importante da proteção da saúde da nossa sociedade.”
De acordo com a Prefeitura de Canoas, na unidade de saúde Santa Isabel, no Centro, já haviam sido vacinadas cerca de 150 pessoas até as 11 horas da segunda-feira, a maioria pessoas idosas, de acordo com a administração do posto. A aposentada Regina Célia Peres de Oliveira, 72, moradora do bairro Harmonia, não quis deixar para depois e foi logo no primeiro dia garantir a sua imunização.
“Sempre faço no primeiro dia, porque sei que a vacina demora um pouco para fazer efeito”, contou Regina. “Meu marido também vai fazer e, quando for aberto para toda a população, minha família inteira vai se vacinar.”
O aposentado Luiz Fernando Schneider, 75, morador do Centro, também gosta de se vacinar o quanto antes.
“Eu faço no primeiro dia todos os anos”, disse Luiz ao receber a imunização. “Eu fico só cuidando nas redes sociais e assim que abre eu venho me vacinar. Já faz anos que faço assim.”
Unidades de saúde com vacinação das 8 às 17 horas
- CAIC
- Cerne
- Concoban
- Estância Velha
- Fátima
- Fernandes
- Harmonia
- Igara
- Mato Grande
- Natal
- Nova Nancy
- Rio Branco
- Santa Isabel
- São José
- São Luís
- CSF União
Unidades de saúde com vacinação das 9 às 16 horas
- Guajuviras
- Olaria
- São Vicente
- Prata
- Central Park
- Nova Niterói
- Niterói
- Praça América
- Mathias Velho
- Santo Operário
Grupos prioritários
- Gestantes
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
- Idosos a partir de 60 anos
- Puérperas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico a superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo
- Rodoviários para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- 08Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Saúde
Ato marcará início de 1,6 mil cirurgias do programa Mais Especialistas no HU

A Prefeitura de Canoas, a Associação Saúde em Movimento (ASM) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizam nesta sexta-feira, 6, o ato de início das cirurgias do programa Mais Especialistas no Hospital Universitário.
O programa prevê a realização de mais de 1,6 mil cirurgias em diferentes especialidades, com o objetivo de reduzir as filas de procedimentos no município e no Rio Grande do Sul.
A solenidade está marcada para as 11h, no Hospital Universitário, localizado na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José. Devem participar do evento o prefeito de Canoas, Airton Souza, o CEO da ASM, Cláudio Vitti, e o presidente do GHC, Gilberto Barrichello, além de outras autoridades.

Educação1 semana atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Saúde5 dias atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Cultura6 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral6 dias atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral5 dias atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde7 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Saúde1 semana atrásVacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de dez a 14 anos é estendida a todos os municípios do RS

Policial21 horas atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha


























































