Conecte-se conosco

header-top







 

01/10/2026
 

Cultura

Mostra “Branca: a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas

Redação

Publicado

em

Mostra “Branca a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas

A história da cadela Branca, figura emblemática da Casa dos Rosas, está em destaque na mostra “Branca: a Dona da Casa”, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 20.

A exposição resgata memórias e relatos sobre a mascote, que viveu no espaço desde antes do restauro do prédio em 2016. A iniciativa é realizada pela equipe do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria do Bem-Estar Animal.

Branca era presença constante na região central de Canoas, especialmente nas proximidades da antiga estação de trem e da Casa dos Rosas, ponto turístico do município. Cuidada pela comunidade que frequentava o museu, ela se destacou em um período de redução no número de animais em situação de rua na área.

A mostra propõe uma experiência interativa, permitindo que visitantes deixem recordações e depoimentos sobre a cadela e outros animais de estimação. A exposição conta com um ensaio fotográfico de Rodrigo Silveira, um curta-metragem editado por Wender Zanon e textos produzidos por Filipe Smidt Nunes, elaborados pela equipe do Museu Municipal.

“Branca se tornou nossa colega de trabalho e acompanhou todo o processo de instalação do museu. Muitas pessoas vinham ao espaço especialmente para visitá-la”, relembra Airan Milititsky Aguiar, chefe da Unidade de Museu e Arquivo Histórico.

A secretária do Bem-Estar Animal, Paula Lopes, destaca a relevância do vínculo entre a comunidade e os cães de rua. “Conhecer a história da Branca reforça a importância dos cães comunitários. Foram 15 anos de cuidado coletivo, o que mostra como essa relação foi significativa”, comenta.

A Casa dos Rosas, onde a mostra acontece, foi construída no início dos anos 1900 no estilo “chalé de chácara”, com telhas francesas e adornos lambrequins. É a construção mais antiga da cidade e atualmente abriga o Museu Municipal Hugo Simões Lagranha.

Cultura

Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

Avatar

Publicado

em

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.

No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.

À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.

A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.

Continuar a ler

Cultura

Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

Avatar

Publicado

em

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.

Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.

A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados

a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.

O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.

Música e cultura afro-brasileira

Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.

Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Continuar a ler

Cultura

Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.

Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.

No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.

“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.

“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”

O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto