Serviços
Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Com o objetivo de facilitar a quitação de débitos de consumo dos serviços de água e esgoto, a campanha vai de 24 a 31 de março e beneficiará clientes nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado. O mutirão visa firmar acordos com descontos que chegam a 50% do valor original de faturas vencidas e até 100% sobre juros e/ou multas aplicadas, além de condições especiais de parcelamento em até 48 vezes.
A iniciativa também contempla opções diferenciadas de pagamento como Pix, cartão de crédito e código de barras (à vista), e parcelamento com valores incorporados às faturas mensais subsequentes e em até 12 vezes no cartão de crédito. Clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com dívidas pendentes há mais de 30 dias podem aderir à campanha.
Para participar do Corsan Negocia, os consumidores devem buscar atendimento nas Lojas Físicas, pelo Atendimento Online/Chat no site www.corsan.com.br/cliente, agendamento de videochamada ou pelo telefone 0800 646 6444 (ligação gratuita).
Critérios de descontos e pagamentos:
Pagamento à vista:
* Desconto de 50% sobre o valor total da dívida e isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos;
* Isenção total de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos.
Parcelamento na fatura:
* Desconto de 100% nos valores referentes a multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias;
* Descontos que variam de 5% a 35% sobre o valor total da dívida para faturas vencidas a partir de 100 dias;
Parcelamento no cartão de crédito:
* Isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias.
Serviços
Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

A Prefeitura de Canoas informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de março, respectivamente. Serviços e atividades essenciais funcionarão normalmente. Confira o que funciona e quais serviços estarão fechados ou em regime de plantão neste Carnaval:
SAÚDE
– Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) atende 24 horas pelo fone 192
– Hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG), Pronto-Socorro (HPSC) e Hospital Universitário (HU) atenderão normalmente
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão atendimento normal 24 horas
– Unidades de saúde dos bairros ficarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Centros de testagem de vacina e vacinação ficarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Farmácias básicas estarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
EDUCAÇÃO
– As escolas municipais não terão atividades.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Restaurante Popular estará funcionando normalmente de segunda a sábado, das 11h30 às 13h
– Albergue Municipal funcionará normalmente todos os dias das 19h às 7h.
OBRAS E RECONSTRUÇÃO
– A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução não terá atividades administrativas no Carnaval; equipes estarão de sobreaviso para o caso de intercorrências climáticas.
BEM-ESTAR ANIMAL
– No sábado, domingo, segunda e terça-feira o plantão de urgência será das 10h às 22h
– Na quarta-feira atendimento será normal, a partir das 8h.
MEIO AMBIENTE
– Os parques da cidade ficarão abertos normalmente das 6h às 23h; equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no telefone 153.
– Minizoo terá funcionamento normal (terça a domingo das 10h às 16h, fechado nas segundas-feiras).
SEGURANÇA PÚBLICA
– Guarda Municipal trabalhará normalmente com plantão 24 horas pelo telefone 153.
DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
– A Defesa Civil trabalharã com plantão 24 horas; o contato pode ser feito por mensagens ou ligações para o WhatsApp (51) 98255-0805.
CULTURA E TURISMO
– As unidades de cultura do Município não terão eventos neste Carnaval.
ESPORTE E LAZER
– As unidades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não terão atividades.
CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO
– A Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão não terá programação no Carnaval; denúncias de violência doméstica podem ser feitas para o telefone 190, com atendimento 24 horas.
CONSELHO TUTELAR
– No sábado e domingo o Conselho Tutelar atenderá no plantão 24 horas pelo telefone (51) 99327-5389; na segunda e terça-feira o atendimento será pelo telefone (51) 3425-7613 até as 18h, e depois disso pelo telefone do plantão: (51) 99327-5389.
MOBILIDADE URBANA
– Na segunda-feira todas as linhas seguirão a tabela horária de sábado; na terça-feira será aplicada a tabela horária de domingo; e na quarta-feira o transporte retornará a sua programação normal. O telefone do plantão da secretaria é o 156.
FAZENDA
– Atendimento online através do site www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda.
SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA
– A coleta de lixo residencial e conteinerizado será normal durante o feriado. Todos os ecopontos da cidade funcionarão normalmente.
CEMITÉRIOS
– Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h; plantão para sepultamentos acontece diretamente nos cemitérios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
– A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação estará de plantão no telefone (51) 98255-1745. O Escritório do Empreendedor estará fechado.
Serviços
Secretaria de Assistência Social comunica mudança de sistema do CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social comunica a população do município de Canoas que, entre os dias 1º e 17 de março, o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), passará por uma atualização, ficando indisponível para todo Brasil. Durante esse processo, não haverá a possibilidade de realizar cadastro, atualizar ou consultar. Conforme informações do governo federal, os benefícios seguirão sendo concedidos normalmente.
A mudança da plataforma tem como foco oferecer mais qualidade nos serviços, segurança e agilidade, além de diminuir os riscos de fraude. A orientação repassada às famílias é que busquem, até o dia 27 de fevereiro nos postos especializados, a Folha de Resumo.
“O CadÚnico presta um serviço de extrema importância para a população, precisamos manter todos informados do processo de melhorias do novo sistema”, registra o secretário da pasta, Márcio Freitas.
Serviços
População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 20, a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) da água na Região Metropolitana. O primeiro aparelho fica em frente à Prefeitura de Canoas, junto à Praça da Emancipação. O equipamento coleta amostras para análises da Companhia e permite que a população tenha acesso rápido aos parâmetros físico-químicos da água distribuída no município.
Com a câmera do celular, poderá ser acessado o QR Code impresso no equipamento, que direciona para a página de controle de qualidade da água. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolherá a cidade e o período que desejar consultar, e o arquivo com as análises estará disponível. A Companhia irá instalar 141 PCQs em nove cidades da Região Metropolitana. Em Canoas, serão 28 unidades e em Alvorada, 18. Em Viamão, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí, serão 14 pontos de coleta e em Eldorado do Sul, Guaíba e Sapucaia do Sul, 13 aparelhos.
“A Companhia sempre prima pela transparência e qualidade de seus serviços para a população. Esses equipamentos são um dos modos que a comunidade possa ter acesso aos testes realizados por nós todos os dias. Nossos consumidores têm acesso fácil, podem acompanhar nossos padrões de qualidade e consultar sempre que acharem necessidade. É importante ter o retorno da população, pois queremos sempre melhorar ainda mais nossas entregas para todos”, diz a gerente regional de relações institucionais da Corsan, Renata Rohde.
A Corsan mantém um rigoroso controle de qualidade da água, com aproximadamente 100 parâmetros exigidos em diversos pontos da rede de distribuição, o que garante que a água fornecida atenda aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Transparência
Ao todo, a Corsan instalará 460 PCQs em pontos de grande circulação de pessoas em diversas cidades gaúchas para ampliar o monitoramento e a transparência no controle de potabilidade da água. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir excelência nos serviços prestados a 6,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.
Monitoramento
No Centro de Operações Integradas da Corsan (COI), os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões em casos de alertas.
A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços artesianos e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e no tratamento de esgoto.
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