Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Geral

Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura

Redação

Publicado

em

Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura

O prefeito de Canoas, Airton Souza, vistoriou na tarde de sexta-feira, 7, os trabalhos de construção do dique do bairro Mato Grande. A estrutura protegerá os bairros Mato Grande, Harmonia e Mathias Velho, muito afetados durante a enchente de maio de 2024.

De acordo com o fiscal do contrato da obra do dique, o engenheiro da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos Maurício da Rocha, o projeto para a construção da estrutura foi iniciado em 2012. O contrato prevê a conclusão dos trabalhos até março de 2026.

O dique terá 2,4 quilômetros de extensão entre o Arroio Araçá e a BR-448 e cota 7 (sua parte mais alta ficará 7 metros acima do nível do mar). Além do dique em si, a estrutura contará ainda com duas casas de bombas, junto ao Arroio Araçá e próximo à Avenida das Canoas.

O prefeito Airton Souza destacou o bom andamento da obra e a qualidade do serviço que vem sendo feito no local.

“A obra já está 14% concluída. Tem muita coisa pela frente ainda, mas está com um andamento muito bom. A nossa parte está sendo feita com os recursos que nós temos, mas precisamos da liberação de recursos pelo Estado e governo federal”, disse o prefeito durante a visita ao canteiro de obras.

Airton destacou a importância do novo dique para a proteção da cidade contra alagamentos como os que atingiram Canoas em maio 2024.

“A gente pode perceber muito, com a enchente, a importância dessas estruturas para a proteção da nossa cidade. No dia 2 de maio do ano passado foi justamente por não ter esse dique que a água entrou na cidade.”

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler

Policial

10ª vítima de feminicídio no RS em 2026 é morta a facadas em Santa Cruz do Sul

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 44 anos foi morta a facadas dentro de casa na noite de segunda-feira, 26, em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. A vítima foi identificada como Paula Gomes Gonhi.

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, Jucemar Padilha, de 31 anos. Ele foi preso em flagrante após receber atendimento médico. Informações iniciais apontam que o homem teria suspeitado de uma traição.

No local do crime, uma faca foi encontrada sobre a cama. Paula apresentava ferimentos no pescoço.

A Brigada Militar foi acionada pelo filho da vítima, um adolescente de 17 anos. O jovem será acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Este é o 10º caso de feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026. A média é de uma morte a cada 2,6 dias. O número já supera o total de ocorrências registradas em janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 9 casos.

Em situações de violência doméstica em andamento, a orientação é ligar para o 190. Quando a agressão já ocorreu, a vítima pode procurar a Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar a ocorrência e solicitar medidas protetivas. Também é possível fazer o registro pela Delegacia Online.

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas pelo telefone 180. A Defensoria Pública presta atendimento pelo número 0800-644-5556.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques