Geral
Prefeitura alerta para golpes a empresários canoenses via emails

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) alerta que golpistas continuam enviando e-mails falsos para empresários alegando irregularidades no alvará de funcionamento, a partir de uma suposta denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras. A mensagem fraudulenta faz menção a um setor inexistente e sem responsabilidade de fiscalização, assim como usa de modo criminoso o nome da Prefeitura de Canoas, que por sua vez, não envia esse tipo de instrução por correio eletrônico.
O texto dos estelionatários informa ainda que “de acordo com a legislação vigente, todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado. O prazo para regularização é até o dia 9/03. A não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”.
O acesso a um link não oficial pode resultar em vírus no computador para tomar informações pessoais para cometer fraudes ou mesmo geração de guias com cobranças indevidas. Ainda segundo a SMDEI, a Prefeitura não faz esse tipo de contato e os e-mails oficiais possuem a extensão @canoas.rs.gov.br.
Além disso, as fiscalizações da SMDEI são presenciais e com a identificação e matrícula do responsável. Dúvidas e informações podem ser obtidas junto ao Escritório do Empreendedor (Dr. Barcelos, 969, Centro), ou através do telefone (51) 3425 7604.
Meio Ambiente
Plano Diretor de Canoas entra em nova fase e leva debate aos bairros; confira a programação das oficinas

A revisão do Plano Diretor de Canoas entra em uma nova etapa a partir de setembro, com a realização de 11 Oficinas Participativas nos bairros do município. Os encontros têm como objetivo ampliar a participação popular no processo e permitir que os moradores apresentem demandas, problemas, potencialidades e prioridades de suas regiões.
A iniciativa dá continuidade à primeira fase da revisão do Plano Diretor, que reuniu cerca de 1,1 mil participações em diferentes espaços de debate. Entre as atividades realizadas estiveram a Aula Inaugural do Plano Diretor, oito Mesas Temáticas, uma Mesa de Diretrizes Estratégicas, encontros no Legislativo Municipal, reuniões com entidades e atividades junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Com o início das oficinas nos bairros, a discussão passa a ser levada diretamente aos territórios. A proposta é aproximar o processo de revisão da população e incorporar ao planejamento urbano as particularidades de cada região da cidade.
Durante os encontros, os moradores poderão contribuir com informações sobre a realidade dos bairros e apontar questões que consideram prioritárias para o desenvolvimento de Canoas. As contribuições serão utilizadas na construção das diretrizes que vão orientar o novo Plano Diretor.
A nova etapa busca garantir que o planejamento da cidade considere as diferentes características, necessidades e potencialidades existentes no município, fortalecendo a participação da comunidade na definição do futuro urbano de Canoas.
Confira a programação
Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, com início às 18h30:
9 de setembro – Igara/São José
16 de setembro – Guajuviras/Brigadeira
23 de setembro – Estância Velha/Olaria
30 de setembro – Nossa Senhora das Graças/Marechal Rondon
Novembro – Niterói; Mathias Velho; São Luís/Industrial
Dezembro – Harmonia/Cinco Colônias; Fátima/Mato Grande
Janeiro de 2027 – Rio Branco; Centro
A programação e os locais dos encontros estão sujeitos a alterações. As informações sobre cada oficina serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.
Outras formas de participar
Além das oficinas presenciais, a população também poderá contribuir por meio do OPINA CANOAS, consulta pública que ocorre paralelamente ao calendário dos encontros, através do link: https://www.canoas.rs.gov.br/plano-diretor/. A iniciativa permitirá a participação individual on-line, enquanto as Oficinas Livres possibilitarão que entidades e grupos da sociedade se organizem para apresentar suas propostas.
A revisão do Plano Diretor busca construir, de forma participativa, as diretrizes para o desenvolvimento de Canoas nos próximos anos. Com as oficinas nos bairros, moradores de diferentes regiões da cidade passam a ter um espaço direto para contribuir com essa construção.
Geral
Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.
A inscrição deve ser feita por meio de formulário.
A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.
A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.
Geral
Nova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro

Nova Santa Rita realiza na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A programação começa às 9h, na Rua Dr. Lourenço Záccaro, junto à Praça da Bíblia.
Participam do desfile escolas e entidades do município, além da Brigada Militar e do 3º Batalhão de Suprimentos.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da participação da comunidade na programação.
“O 7 de Setembro é uma data que nos convida a olhar para a nossa história e também para o futuro que queremos construir. É muito importante reunir nossas famílias, nossas escolas e nossas instituições para celebrar o civismo e o orgulho de fazer parte de Nova Santa Rita”, afirmou.
O secretário de Cultura e Turismo, Vagner Silva, ressaltou que o desfile também está relacionado à valorização da cultura e das tradições locais.
“O desfile é também uma forma de valorizar a nossa cultura, as nossas tradições e as pessoas que fazem parte da história do município”, disse.
Já a secretária de Educação, Margarete Ferretti, destacou a participação dos estudantes.
“A presença das nossas escolas torna esse momento ainda mais especial. O desfile contribui para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem a nossa história, desenvolvendo desde cedo o sentimento de cidadania, respeito e pertencimento”, afirmou.

Educação1 semana atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Policial1 semana atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Geral3 dias atrásInscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7
Fazenda3 dias atrásSimples Nacional terá novo prazo para 2027; veja até quando as empresas podem solicitar

Semana Farroupilha1 semana atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro

Canoas5 dias atrásCanoas passa a permitir pedido online de licença para eventos em espaços públicos

Serviços5 dias atrásSaiba como funcionam os serviços municipais no Dia da Independência do Brasil em Canoas

Geral5 dias atrásNova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro





















































