Conecte-se conosco

header-top


 






 

12/02/2025
 

Clima

Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta

Redação

Publicado

em

Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta

A Prefeitura de Canoas realizou uma reunião de integração no final da tarde de terça-feira, 11, para discutir a forma de ação da administração municipal em casos de emergências e calamidades.

O encontro faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas desde o início da gestão para organizar a resposta integrada dos órgãos do município, e também teve a apresentação do secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, para os titulares de outras pastas e subprefeituras.

No encontro, o secretário também relatou sobre o alerta preventivo emitido pela Defesa Civil sobre a possibilidade de chuva forte e rajadas de vento previsto para ocorrer da noite de terça-feira até a noite de quinta-feira, 13.

O prefeito em exercício Rodrigo Busato presidiu a reunião e destacou que o encontro faz parte de uma ação contínua de integração da administração municipal para a organização da resposta a emergências e que o tema é uma das prioridades desta gestão desde o primeiro dia de governo.

“É preciso que cada um entenda o seu papel, que protocolos serão adotados, que ações vamos tomar em caso de necessidade”, declarou Busato. “Precisamos estar preparados, motivados e alinhados.”

Vanderlei Marcos apresentou na reunião seus planos para a Defesa Civil do município, enfatizando a necessidade de atuação conjunta dos órgãos do município em casos de emergência. O secretário relatou as formas de contato com a Defesa Civil, recebeu informações de outras secretarias sobre a estrutura disponível e solicitou o apoio dos subprefeitos da cidade para manter a Defesa Civil informada sobre pontos de atenção em eventos climáticos.

“Precisamos recuperar a tranquilidade da população”, disse Marcos na reunião. “Sabemos que as pessoas ficam assustadas quando o tempo fecha, ou quando há um alerta. Cabe a nós estarmos preparados.”

Defesa Civil emite alerta preventivo para chuva e ventos fortes

A Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas alerta preventivamente para a possibilidade de vendaval com rajadas de 60km/h a 80km/h, chuva intensa de 30mm a 60mm, descargas elétricas e queda granizo, podendo ocasionar alagamentos pontuais na cidade.

O alerta é válido das 18 horas de terça-feira, 11, até as 23 horas de quinta-feira, 13. A Defesa Civil do município orienta para que a população contate os telefones 190, 193, 153 ou (51) 98255-0805 em caso de emergências.

Clima

Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Redação

Publicado

em

Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Serra. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 80 mm.

A partir da tarde de terça-feira, 11, a aproximação de uma frente fria contribui para o retorno das instabilidades no Estado, especialmente nas regiões da Campanha, Sul, Centro-Leste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e todo o Litoral, com potencial para temporais isolados.

A chuva deve ser moderada a forte, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo superar os 80 km/h em áreas de maior instabilidade. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo pontualmente atingir 70 mm/dia nas regiões do Sul, Campanha e Serra Gaúcha.

Na quarta-feira, 12, a frente fria segue avançando sobre o Estado durante a madrugada e manhã, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h na metade Sul gaúcha. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com chuvas irregulares e mal distribuídas. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia em áreas da Serra e Campanha.

Na quinta-feira, 13, a frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém o tempo instável, favorecendo chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h de forma generalizada no Estado. Os acumulados de precipitação variam entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia na Serra, Centro, Vales, Oeste e Missões. No extremo Sul gaúcho, não há previsão de chuva, mas o mar permanece agitado.

A tendência é que, na sexta-feira, 14, a frente fria se afaste do Estado, permitindo que uma área de alta pressão contribua para o retorno do tempo estável em boa parte do Rio Grande do Sul. Na faixa Norte, ainda haverá condições para chuviscos e maior nebulosidade, enquanto nas demais regiões o sol deve aparecer entre poucas nuvens.

A Defesa Civil orienta

Feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.

Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar entre 8 e 12 de fevereiro 

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar entre 8 e 12 de fevereiro 

A Sala de Situação e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul orientam para os dias 8 a 12 de fevereiro a previsão de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. As condições meteorológicas adversas devem atingir as regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).

No sábado, 8, as temperaturas se elevam em comparação com os dias anteriores, além da umidade relativa do ar (UR), que volta a atingir níveis de atenção. Em áreas da fronteira Oeste, Campanha, Centro, Vales e RMPOA, as temperaturas mínimas devem variar entre 19 e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 32 e 41°C.

No domingo, 9, as temperaturas mínimas ficarão entre 18 e 24°C, enquanto as máximas alcançam valores entre 34 e 42°C em áreas do Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Campanha, Vales e RMPOA. Além disso, nessas regiões, a UR permanece em níveis de atenção, entre 20% e 30%.

Durante a segunda-feira, 10, as temperaturas deverão registrar mínimas entre 20 e 27°C. Já as máximas atingem valores em torno de 33 e 43°C em boa parte do Rio Grande do Sul. A UR se mantém baixa, variando entre 20 e 30% na metade Oeste, Centro, Vales, Costa Doce e RMPOA.

Na terça-feira, 11, as mínimas ficarão entre 22 e 28°C. As máximas devem subir bastante, alcançando valores entre 35 e 44°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e RMPOA. A UR segue baixa, variando entre 20 e 30%.

Na quarta-feira, 12, a onda de calor segue atuando. Pela manhã, as mínimas variam entre 22 e 27°C na fronteira Oeste, Centro, Vales, Norte, RMPOA e parte da Costa Doce. À tarde, as máximas ficam entre 29 e 39°C.

Cuidados durante altas temperaturas:

Proteja grupos vulneráveis: cuide de crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. Mantenha-se hidratado: beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação. Evite exposição direta ao sol: procure sombra, especialmente entre 10h e 16h.

Continuar a ler

Clima

Termômetros de rua marcam 50°C em Quaraí; temperaturas batem recorde no Estado e ligam alerta

Redação

Publicado

em

Termômetros de rua marcam 50°C em Quaraí; temperaturas batem recorde no Estado e ligam alerta

Exatamente nove meses após a enchente que assolou o Rio Grande do Sul, o Estado registra o que pode ser a maior temperatura da história em mais de 100 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja, vigente até quarta-feira, 6, às 18 horas. Durante esse período, os termômetros podem marcar até 5°C acima da média, elevando os riscos à saúde.

De acordo com a MetSul Meteorologia, as maiores temperaturas têm sido registradas no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo Quaraí, cujos termômetros  registaram 42,5ºC, o que marca recorde de calor em 115 anos. Termômetros de rua registraram 50°C. A previsão indica a continuidade do calor extremo nos próximos dias, com mínimas variando entre 22°C e 26°C e máximas que podem ultrapassar os 40°C.

Diante desse cenário, as autoridades orientam a população a tomar precauções, como manter-se bem hidratado, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais frescos e ventilados. Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.

Há possibilidade de tempestades isoladas nos próximos dias, o que pode proporcionar um alívio temporário, mas sem reduzir de forma significativa as altas temperaturas na região.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques