Clima
Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta

A Prefeitura de Canoas realizou uma reunião de integração no final da tarde de terça-feira, 11, para discutir a forma de ação da administração municipal em casos de emergências e calamidades.
O encontro faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas desde o início da gestão para organizar a resposta integrada dos órgãos do município, e também teve a apresentação do secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, para os titulares de outras pastas e subprefeituras.
No encontro, o secretário também relatou sobre o alerta preventivo emitido pela Defesa Civil sobre a possibilidade de chuva forte e rajadas de vento previsto para ocorrer da noite de terça-feira até a noite de quinta-feira, 13.
O prefeito em exercício Rodrigo Busato presidiu a reunião e destacou que o encontro faz parte de uma ação contínua de integração da administração municipal para a organização da resposta a emergências e que o tema é uma das prioridades desta gestão desde o primeiro dia de governo.
“É preciso que cada um entenda o seu papel, que protocolos serão adotados, que ações vamos tomar em caso de necessidade”, declarou Busato. “Precisamos estar preparados, motivados e alinhados.”
Vanderlei Marcos apresentou na reunião seus planos para a Defesa Civil do município, enfatizando a necessidade de atuação conjunta dos órgãos do município em casos de emergência. O secretário relatou as formas de contato com a Defesa Civil, recebeu informações de outras secretarias sobre a estrutura disponível e solicitou o apoio dos subprefeitos da cidade para manter a Defesa Civil informada sobre pontos de atenção em eventos climáticos.
“Precisamos recuperar a tranquilidade da população”, disse Marcos na reunião. “Sabemos que as pessoas ficam assustadas quando o tempo fecha, ou quando há um alerta. Cabe a nós estarmos preparados.”
Defesa Civil emite alerta preventivo para chuva e ventos fortes
A Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas alerta preventivamente para a possibilidade de vendaval com rajadas de 60km/h a 80km/h, chuva intensa de 30mm a 60mm, descargas elétricas e queda granizo, podendo ocasionar alagamentos pontuais na cidade.
O alerta é válido das 18 horas de terça-feira, 11, até as 23 horas de quinta-feira, 13. A Defesa Civil do município orienta para que a população contate os telefones 190, 193, 153 ou (51) 98255-0805 em caso de emergências.
Clima
Revisão do Plano de Contingência e Evacuação em eventos climáticos extremos é lançado em Canoas

Visando prevenção e resposta rápida a emergências e eventos naturais extremos, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas lançou, na segunda-feira, 14, a revisão do Plano de Contingência e Evacuação. A iniciativa ocorreu durante a palestra Defesa Alerta, no auditório Sady Schivitz do Paço Municipal, no Centro.
A formação, conduzida pela associação Humus, especializada em ajuda humanitária, capacitou profissionais da área para a redução de riscos e ação de resposta durante as ocorrências.
“Em maio, completará um ano da maior tragédia da nossa cidade. Estamos nos organizando para estarmos preparados caso ocorra um novo desastre, cada um sabendo como atuar para cumprirmos nosso papel de salvar vidas”, destacou o secretário Vanderlei Marcos.
O seminário foi apresentado por Léo Farah, CEO e cofundador da Humus, que esteve presente em salvamentos nos desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e em eventos no exterior.
“Uma coisa é certa: situações como as enchentes do ano passado vão acontecer de novo. Por isso, temos que nos preparar, não somente o Poder Público, mas nossos familiares e vizinhos, que dão os primeiros socorros, segundo as estatísticas”, orienta o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros, que dá palestras pelo mundo sobre o tema.
Durante a tarde, a Humus promoveu uma simulação de uma situação extrema, mostrando os procedimentos mais adequados em uma emergência. Além de servidores de Canoas, a atividade, dividida em dois turnos, também recebeu representantes das Defesas Civis de Glorinha, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.
Ao final da palestra os participantes receberam um manual de especialização em gerenciamento de desastres.
Clima
Defesa Civil informa que são esperadas pancadas de chuva moderada a forte, raios, granizo e alagamentos nesta terça-feira

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que são esperadas pancadas isoladas de chuva moderada a forte, raios, granizo e alagamentos pontuais nas regiões Noroeste, Centro-Norte, Nordeste, Serra e parte da egião Metropolitana de Porto Alegre até às 19 horas desta terça-feira, 15.
Orientações
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.
Em caso de emergência, ligue 190/193.
Clima
Defesa Civil do RS atualiza situação hidrológica para próximos dias no Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualiza o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS em razão de mudança de status Inundação (vermelho), atentando para risco de inundações de rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massa em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do Rio do Sinos, para as demais áreas do estado é indicado alerta (laranja) e atenção (amarelo) para as regiões destacadas no mapa, com risco de cheias em arroios e rios menores, alagamentos em perímetros urbanos, enxurradas e movimentos de massa em regiões com grandes declividades.
A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no estado, com tendências de elevação ou estabilidade e precipitações moderadas a elevadas (até 90 mm) em todo o estado nas últimas 24 horas.
Atenção e alerta
Em função dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, nestas faixas é atentado o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas onde a chuva apresentar maiores intensidades e movimentos de massa em regiões declivosas.
Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, é indicado risco de INUNDAÇÃO em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do rio dos Sinos, em vermelho no mapa hidrológico, nesta faixa é atentado para risco de inundações em rios, arroio e riscos já apresentado nas faixas de atenção e alerta.
Atenção
Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à Prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.
- Trânsito1 semana atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Saúde1 semana atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e rajadas de vento nesta segunda-feira; confira previsão do tempo
- Política1 semana atrás
Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Estado recebe 1,4 mil servidores para auxiliar na reconstrução do RS
- Comunidade1 semana atrás
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia
- Educação1 semana atrás
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril