Conecte-se conosco

header-top







 

27/07/2026
 

Política

Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques

Redação

Publicado

em

Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques

O prefeito de Canoas, Airton Souza, transmitiu o cargo na tarde de domingo, 9, para o vice-prefeito Rodrigo Busato. Airton viaja para Brasília onde terá diálogos durante encontros com representantes do Governo Federal. A principal pauta será a solicitação de celeridade na liberação dos recursos para as obras de reconstrução dos diques e todo sistema de proteção contra cheias.

““Estou indo a Brasília levando aqui as nossas demandas, principalmente com o relatório sobre a questão dos diques para tentar que o Governo Federal libere os recursos, de uma vez por todas, para dar continuidade às obras de proteção da nossa cidade e modernização das Casas de Bombas”, disse antes da viagem.

Rodrigo Busato permanece como prefeito em exercício e respondendo pelo Executivo até o regresso de Airton da Capital Federal. “Esses diálogos têm dado resultados. Com a visita ao Governo do Estado também já conseguimos o programa Desassorear RS, para desassoreamentos na nossa cidade. A proteção da cidade é a nossa prioridade também”, afirma.

Política

União Brasil oficializa pré-candidaturas de Luiz Carlos Busato e Eric Douglas para as eleições de 2026

Avatar

Publicado

em

FOTO: BRUNO OURIQUE

O União Brasil oficializou, no último domingo, 26, as pré-candidaturas do deputado federal Luiz Carlos Busato à reeleição e do vereador Eric Douglas para deputado estadual. A homologação ocorreu durante a convenção estadual do partido, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, que definiu as nominatas da legenda para as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul.

Busato disputa a reeleição para a Câmara dos Deputados. O deputado federal já foi secretário municipal, vereador, prefeito e secretário de Estado em duas oportunidades, além de estar em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Já Eric Douglas está em seu terceiro mandato como vereador em Canoas e foi o candidato mais votado da história da Câmara Municipal, com 6.686 votos na eleição de 2024.

Durante a convenção, o presidente municipal do União Brasil em Canoas, Sérgio Ricardo Spiercart, comentou sobre as candidaturas.

“A parceria Busato e Eric Douglas é bastante promissora e estamos confiantes na eleição de ambos para que Canoas tenha representatividade tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa”, afirmou.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, também participou do encontro e afirmou que Canoas foi uma das cidades mais atingidas pela enchente e precisa ampliar sua representatividade nos legislativos federal e estadual para fortalecer as ações voltadas à reconstrução e à proteção do município.

Convenção estadual

A convenção estadual do União Brasil homologou três candidaturas a deputado federal e 14 candidaturas a deputado estadual para representar o partido no Rio Grande do Sul.

Segundo a legenda, cerca de 800 pessoas participaram do evento ao longo da tarde, entre delegados, candidatos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de Estado, dirigentes partidários, lideranças políticas e apoiadores de diferentes regiões do Estado.

A convenção foi conduzida pelo presidente estadual do União Brasil, deputado federal Luiz Carlos Busato, e teve como secretário Carlinhos Vargas, responsável pela leitura das deliberações. O deputado estadual Dirceu Franciscon também participou do ato.

Durante o evento, Busato falou sobre a estruturação do partido desde a criação da legenda, em 2022.

“Em 2022, o União Brasil estava começando. Tivemos poucos meses para estruturar o partido e construir nossas nominatas. De lá para cá, fizemos um trabalho permanente de organização e crescimento. Hoje estamos presentes em mais de 200 municípios gaúchos, formamos novas lideranças e chegamos a esta eleição com um grupo qualificado e competitivo, formado por pessoas que representam diferentes regiões e áreas de atuação”, afirmou.

De acordo com o partido, todos os candidatos homologados e os prefeitos da legenda tiveram espaço para se manifestar durante a convenção. O encontro foi voltado à apresentação das candidaturas proporcionais e à mobilização das lideranças para a campanha eleitoral.

Candidatos a deputado federal

Ana Cláudia

Luiz Carlos Busato (reeleição)

Paulo Natalino

Candidatos a deputado estadual

Amadeu Boeira

Bárbara Penna

Charlis Santos

Dirceu Franciscon (reeleição)

Eric Douglas

Fabi Medeiros

Fabiany Zogby

Fabiano Diehl

Glória Menegotto

Jair Binotto

Júlio Lamim

Luciane Agazzi

Maiquel Butzke

Stella Luzardo

Continuar a ler

Política

Rodrigo D’Avila lança pré-candidatura a deputado estadual em Canoas

Avatar

Publicado

em

O vereador Rodrigo D’Avila (NOVO) lançou sua pré-candidatura a deputado estadual na noite de sábado, 25, em evento realizado no Orla Sports, em Canoas. A atividade reuniu apoiadores, filiados e integrantes do partido.

Durante o encontro, Rodrigo D’Avila apresentou pautas que pretende defender durante a pré-campanha, entre elas gestão pública, transparência e desenvolvimento econômico.

O evento contou com a presença do pré-candidato ao Senado Marcel Van Hattem e do pré-candidato a deputado federal Felipe Camozzato, ambos do Partido Novo.

O lançamento marca o início da pré-campanha de Rodrigo D’Avila à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, dentro do calendário eleitoral previsto para as eleições deste ano.

Continuar a ler

Política

Câmara de Canoas entra em recesso parlamentar; gabinetes seguem abertos e sessões retornam em 4 de agosto

Redação

Publicado

em

Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense

A Câmara Municipal de Canoas inicia nesta segunda-feira, 20, o recesso parlamentar, que se estende até 4 de agosto. Durante o período, as sessões ordinárias ficam suspensas, conforme previsto no calendário legislativo.

O funcionamento administrativo da Câmara, no entanto, permanece normal. Os gabinetes dos vereadores seguem abertos para atendimento ao público, assim como os demais setores da Casa Legislativa.

Segundo a resolução que regulamenta o recesso parlamentar, o período é destinado à organização das atividades legislativas. Além da suspensão das sessões, os vereadores podem manter agendas externas, realizar visitas, participar de reuniões e desenvolver atividades relacionadas ao exercício do mandato.

As sessões ordinárias serão retomadas após o fim do recesso.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques