Cultura
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas

Raça Negra apresenta em Canoas, na sexta-feira dia 14 de fevereiro, o show da turnê que comemora 40 anos de carreira. O evento acontece no Clube Tradição e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma nextingresso.com ou na bilheteria do Clube.
Formada há 40 anos, a banda Raça Negra – comandada por Luiz Carlos – é responsável por inspirar gerações. Com um repertório atemporal, não faltam músicas que atravessaram gerações desde a década de 80 de uma das bandas mais queridas do Brasil.
O grupo nasceu em São Paulo, em 1983, e foi pioneiro no segmento do samba romântico, sendo o primeiro a tocar em uma rádio FM. Responsável pela popularização do gênero nos meios de comunicação, a banda emplacou um hit atrás do outro e até hoje segue atraindo público e mídia.
Em 1990, o primeiro grande sucesso da banda veio com a música “Caroline” – hit do primeiro CD, “Raça Negra Vol 1”. Na mesma década, emplacou inúmeros sucessos como “Cigana”, “Doce Paixão”, “Cheia de Manias”, entre outros, e deu início a era do samba paulista, que invadiu as rádios populares, quando a banda chegou a ter o maior cachê cobrado por um show nacional.
Em 2012, gravaram “Raça Negra e Amigos” com participações especiais de Alexandre Pires e Michel Teló. E, após o sucesso do álbum “O Rei do Baile”, que contém releituras das mais famosas músicas brasileiras, a banda resolveu repetir a dose de 2012 e presentear seus fãs de todas as gerações lançando o 5a DVD da sua carreira, o “Raça Negra e Amigos II”. Com a presença de Wesley Safadão, Thiaguinho, Leonardo e outros, o grupo conduz um show de muita interação e nostalgia, cantando seus maiores sucessos, além de também receber no palco os hits memoráveis de seus convidados.
A canção “É Tarde Demais” está no Guinness (livro dos recordes) como a música mais tocada em um único dia no mundo: 600 vezes em 20 de julho de 1995. O Raça Negra abriu as portas para o sucesso de muitos grupos que vieram depois deles, benefician não só eles, mas todo o segmento, inclusive carreiras já existentes.
A banda teve a habilidade de realizar a transição do mercado fonográfico do vinil streaming e digital. Em 2017, Luiz Carlos participou de campanha publicitária para a marca Hershey’s com versão da música “Cheia de manias” em reggaeton. O hit também virou meme pela versatilidade sonora em em brincadeiras dos internautas como na abertura da Champions League, Marvel, comerciais e plantão de notícias.
Em 2022, o grupo gravou “O mundo canta Raça Negra” com canções inéditas e regravações de grandes hits da carreira, ao lado de Dilsinho, Tierry, e das atrações internacionais Anselmo Ralph e Joey Montana e participação da grande fã da banda a atriz Juliana Paes. O repertório viajou pelos 40 anos do Raça Negra e contou com diversos momentos especiais.
Para comemorar o marco, o comandante Luiz Carlos promoveu o navio temático “Cheia de Manias em Alto Mar” em 2023. Cabines esgotadas, muito samba e alegria a bordo do MSC Preziosa, onde o cantor se apresentou e recebeu grandes atrações, como Belo, Leonardo, Menos é Mais, Fundo de Quintal e teve o encontro do Gigantes do Samba com Raça Negra e Alexandre Pires.
Neste ano, Raça Negra circula por todo o Brasil em turnê de 40 anos. Nas redes, são mais de 4 milhões de ouvintes mensais, somente “Cheia de Manias” ultrapassa 188 milhões de plays no Spotify, são 12 mihões de seguidores nas redes sociais, 1.7 bilhão de visualizações no YouTube e mais de 190 milhõesoes de views na hashtag #RacaNegranoTiktok.
Raça Negra em Canoas – RS – 14 de fevereiro, sexta-feira
- Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801, Canoas/RS)
- Horário: a partir das 21h
- Show previsto para 2h
- Ingressos:
- A partir de R$ 60,00
- Pontos de venda:
- Bilheteria do Clube Tradição
- Online no Next Ingresso
- https://nextingresso.com.br/evento/raca-negra-clube-tradicao
- Reservas de Mesas e Camarotes: (51) 98403 1952
Cultura
Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.
A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.
Cultura
Canoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Semana da Igualdade Racial de Canoas começa nesta sexta-feira, 14, com uma série de atividades voltadas à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa é organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, e segue até o dia 20 de novembro.
A abertura oficial terá o seminário Raízes da Igualdade Racial: Políticas que Transformam, marcado para as 9h, no Auditório Sady Schmidt, localizado na Prefeitura. O encontro é direcionado à população em geral e busca debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade.
“O seminário inaugura uma semana dedicada ao reconhecimento e protagonismo da população negra em Canoas. Reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial e o fortalecimento de iniciativas que garantam direitos e celebrem a diversidade”, afirmou Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, chefe da Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade.
No mesmo dia, o público poderá conferir a Exposição do Mestre, com 31 obras do artista plástico Ubiranir Schneider Brum, conhecido como Mestre Bira. As telas, que abordam temas como capoeira, ancestralidade e mestres da tradição, ficarão abertas à visitação no saguão da Prefeitura até o encerramento da semana.
Outras atividades incluem a feira de artesanato afro, que acontece de 17 a 19 de novembro, a partir das 13h, em frente à Secretaria de Cultura na rua Ipiranga, 105, Centro. Durante o mesmo período, serão realizadas oficinas de tranças e feira de empreendedorismo.
Entre os destaques da programação, estão ainda a roda de tambor no dia 17, às 13h, e o Encontro das Filhas de Oya, às 14h, na antiga estação de trem. O encerramento, no dia 20, contará com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, a partir das 9h, na Escola de Samba Unidos do Guajuviras.
Cultura
Semana do Hip Hop celebra a cultura urbana em Canoas até domingo, 16

A Semana do Hip Hop começa nesta terça-feira, 11, com abertura oficial às 16 horas, na Estação Canoas/La Salle, Avenida Victor Barreto, 2288, no Centro. A programação, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, segue até domingo, 16, e levará atividades culturais, apresentações e oficinas a diferentes pontos da cidade.
O evento reúne elementos da cultura urbana, como break, graffiti, DJ e freestyle, e também oferece workshops, capacitações e espaços de integração voltados à valorização dos artistas locais e à formação de novos talentos.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, a Semana do Hip Hop representa um importante espaço de expressão e de inclusão social.
“A cultura hip hop é uma manifestação viva das ruas e das comunidades. Ela transforma realidades, dá voz e promove pertencimento. Essa semana é uma celebração da arte e da diversidade de Canoas”, destacou.
Programação – Semana do Hip Hop 2025
Terça-feira, 11
16h – Estação Canoas/La Salle (Centro)
Abertura oficial com apresentações de break, graffiti, DJ e freestyle.
9h – Quarta-Feira, 12
Hip Hop Educa – EMEF Thiago Wurth
9h – Quinta-Feira, 13
Caravana Geloteca – EMEF Ceará
14h – Sábado, 15
Fortalecendo Cultura – Praça Dona Mocinha
Domingo, 16
Role das Minas – Parque Getúlio Vargas

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação7 dias atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Geral1 semana atrásSAMU é homenageada na Câmara de Vereadores de Canoas pelos 20 anos de atuação na cidade

Saúde7 dias atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Cultura1 semana atrásCanoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Canoas7 dias atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15





























































