Esporte
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março

A Confederação Brasileira de Judô confirmou a realização do Campeonato Brasileiro Regional V em Canoas. A competição acontecerá entre 28 e 30 de março no ginásio da Universidade La Salle e terá atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), Luiz Bayard, o campeonato deverá reunir mais de mil atletas dos quatro estados. Bayard lembra que a realização da competição em Canoas será vantajosa para os atletas do Rio Grande do Sul, porque eles poderão evitar deslocamentos mais longos para outros estados.
Segundo a FGJ, a seleção gaúcha que competirá no evento será formada em duas competições que deverão ocorrer no mês de fevereiro.
Confirmação comemorada
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, comemorou a confirmação de Canoas como sede do campeonato e afirmou que o evento gerará frutos para além do torneio.
“Hoje esta competição será em Canoas através da nossa intermediação com o La Salle. Acredito que será uma motivação para nossas crianças participarem dos projetos esportivos da nossa secretaria”, disse Luciano de Oliveira. Além disso, o evento terá um efeito positivo em outras áreas.
“Essa competição é de grande porte e vai movimentar tanto o esporte de Canoas como o comércio local, restaurantes, rede hoteleira. Vai fomentar a economia da nossa cidade.”
Além do Campeonato Brasileiro Regional V, em março, Canoas poderá receber outra grande competição da modalidade ainda em 2025.
Em reunião com a prefeitura de Canoas no último dia 16, representantes da CBJ e da FGJ anunciaram planos para realizar o Campeonato Brasileiro Sub-21 de judô no município. A competição dever ocorrer nos dias 1.º e 2 de setembro.
Esporte
Porto Alegre sedia primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos maiores eventos de skate do mundo

Porto Alegre recebe, a partir desta sexta-feira, 21, a primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos mais importantes campeonatos de skate do mundo. O evento, que consolida a capital como um dos principais destinos para grandes competições esportivas, reunirá atletas de renome internacional.
Dentre eles, medalhistas olímpicos como os brasileiros Rayssa Leal, Pedro Barros e Augusto Akio, além de nomes como o argentino Matias dell Olio, a holandesa Keet Oldenbeuving e a nipo-britânica Sky Brown. O evento se encerra em 30 de março.
Expectativa de público é grande
Na última edição – realizada em 2024, também em Porto Alegre – o evento atraiu aproximadamente 100 mil pessoas, movimentando setores como hotelaria, bares, restaurantes e transportes. Neste ano, a organização espera reforçar o skate não apenas como esporte, mas também vetor de desenvolvimento econômico e turístico para o Rio Grande do Sul. Esta será a quarta edição do evento na capital gaúcha, e a primeira no formato internacional, consolidando a cidade como uma das paradas estratégicas do circuito mundial.
O governador Eduardo Leite destacou a relevância do STU Pro Tour para o Estado durante um encontro com skatistas na Praça da Matriz, em Porto Alegre, na quarta-feira, 19.
“É um grande orgulho sediarmos e patrocinarmos um evento desse porte, que reforça a importância do esporte como vetor de desenvolvimento e inclusão. O skate encanta, atrai cada vez mais atenção e, com uma etapa internacional ocorrendo em Porto Alegre, projetamos o nome do Rio Grande do Sul no cenário esportivo global”, afirmou.
O governo do Estado é um dos patrocinadores do circuito, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak (Gaúcho da Geral), também presente no encontro da quarta, ressaltou o poder transformador do skate.
“Ter um evento de nível mundial no nosso Estado serve de estímulo aos jovens que estão vendo seus ídolos de perto. O esporte tem esse poder de mover as pessoas por meio do exemplo”, disse.
Além dos grandes nomes internacionais, o STU Pro Tour também será palco para talentos locais. Entre os destaques estão Carlos Ribeiro, de Novo Hamburgo, e Luan de Oliveira, de Porto Alegre, que vêm se destacando no cenário nacional e internacional.
“O STU Pro Tour reforça a vocação da nossa capital para receber grandes competições e movimenta setores essenciais como hotelaria, gastronomia e transporte. Nosso objetivo é aproveitar o momento para impulsionar ainda mais o turismo esportivo no Estado”, comenta o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
Incentivo ao esporte
O apoio do Rio Grande do Sul ao STU Pro Tour 2025 reforça o compromisso do Estado com o esporte e consolida sua posição como um dos principais destinos para competições de alto nível. Além das três edições anteriores do STU, o governo tem investido em uma série de eventos que movimentam diferentes modalidades e regiões.
Exemplos recentes incluem o Mundialito de Vôlei, realizado em Santo Ângelo, que reuniu equipes de todo o país; a Sul Special Cup, torneio internacional de beach tennis da categoria BT 400, o qual atraiu atletas de renome mundial; e o 65º Festival Hípico Noturno, campeonato esportivo da Brigada Militar com décadas de tradição.
Serviço
O quê: STU Pro Tour 2025 – Etapa Porto Alegre
Quando: 21 a 30 de março
Local: Pista da Orla do Guaíba – Porto Alegre
Ingressos: gratuitos (arquibancadas livres) e pagos (áreas exclusivas)
Esporte
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15

Começou nesta terça-feira, 11, a etapa de peneiras do Programa Talentos do Esporte. As vagas são para as modalidades de voleibol, handebol, basquete, judô, atletismo, hóquei sobre a grama, ginástica artística e rítmica. As seletivas seguem até sábado, 15. Os interessados devem comparecer nas unidades esportivas e preencher uma ficha para participar, não há inscrição prévia.
O programa Talentos do Esporte tem como objetivo o desenvolvimento educacional de jovens e crianças, o seu rendimento e a sua participação no convívio social. “O nosso foco é ofertar oportunidades para que esses jovens atletas despertem seu interesse pelo esporte”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira.
Confira a lista de locais e modalidades:
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– Centro de Esportes e Lazer Estação Cidadania: Av. Rio Grande do Sul, 3320 – bairro Mathias Velho.
Data: 11/03
Atletismo – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Misto-09 a 17 anos
– 14:00 – Categoria Misto – 09 a 17 anos
Voleibol
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– 19:00 – Categorias Masculino e Feminino – Adulto
Data: 12/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– Categoria Feminino: Sub 13 e sub 15 às 14 horas;
– Categoria Feminino: Sub 17, às 15 horas
– Categoria Juvenil e adulto 19 horas
– Categoria Masculino: Sub 13 e sub 16, às 16 horas
Dia 13/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– 21:00 – Categoria Masculino – Adulto
– Data: 13/03
– Ginástica Artística – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 9:00 – Categoria Masculino – 06 à 09 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 14:00 – Categoria Masculino – 05 à 09 anos
Data:13/03
Hóquei sobre a Grama – Centro Olímpico Municipal
– 19:00 – Categoria Feminino – Sub 18 e Sub 15
– 20:00 – Categoria Masculino – Sub 18 e Sub 15
Data: 14/03
Judô – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
– 13:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
Data:14/03
Ginástica Rítmica – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
Data: 15/03
Hóquei sobre Grama
– Centro Olímpico Municipal
– 10:00 – Categoria Masculina e Feminina – Adulto e Sub 21
Canal OtPlay
Amazona canoense Martina Zoé fala sobre paixão pelo hipismo no Canoas Podcast

Os comunicadores Simone Dutra e Dion Cosetin bateram um papo com Martina Zoé, de 12 anos (acompanhada de sua mãe Simone), atleta Pré-Mirim de Hipismo de Alto Rendimento vinculada a Federação Gaúcha de Esportes Equestres.
Ela estuda no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, onde cursa a 7ª série do ensino fundamental. Destaque nas principais competições do calendário oficial, sendo campeã e vice-campeã em diferentes torneios de hipismo em 2021, 2022 e 2023.
A jovem canoense se prepara para o campeonato Sul-Americano da modalidade, que ocorre em outubro de 2025, no Paraguai. Para isso, a família pede o apoio de qualquer empresa gaúcha que recolha ICMS pode contribuir destinando até 100% do ICMS para o projeto “Saltando para futuro”, que reúne recursos para que Martina represente o Rio Grande do Sul em competições nacionais e internacionais.
Contatos: Cindy Amaral Pacheco (51) 98448-4758
Martín Sánchez (51) 98215-1174
Jerson Cunha (51) 99555-1144
Instagram: @mzhorse
Assista o episodio completo
- Saúde1 semana atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Comunidade1 semana atrás
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia
- Geral1 semana atrás
Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa
- Educação1 semana atrás
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril
- Educação1 semana atrás
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril
- Emprego1 semana atrás
Empresa de lógística tem 100 vagas de emprego abertas no RS com contratação imediata
- Geral1 semana atrás
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit
- Comunidade3 dias atrás
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre