Conecte-se conosco

header-top







 

02/04/2026
 

Saúde

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.

A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.

Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.

“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.

Saúde

UPA Rio Branco será fechada para reforma a partir de segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco será fechada a partir das 8h da próxima segunda-feira, 6, para o início de obras de reforma na estrutura. O atendimento à população será transferido temporariamente para a UPA Niterói, localizada na Rua Primeiro de Maio, 534, bairro Niterói, a partir de quarta-feira, 8, também às 8h.

De acordo com a prefeitura, a unidade foi severamente atingida pela enchente de maio de 2024 e passará por uma revitalização completa ao longo de 2026. O prazo estimado para conclusão dos trabalhos é de dez meses.

Durante o período de transição entre o fechamento da UPA Rio Branco e o início dos atendimentos no novo local, haverá um intervalo de 48 horas em que as duas unidades estarão fechadas. Nesse período, os pacientes serão direcionados para outras UPAs do município, como a UPA Boqueirão, na Avenida Boqueirão, 2900, bairro Estância Velha, e a UPA Liberty Dick Conter, na Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho.

O Hospital Nossa Senhora das Graças também deve absorver parte da demanda, além das unidades básicas de saúde da região.

Para orientar a população, serão instaladas placas informativas nos prédios das UPAs Rio Branco e Niterói.

A reforma contará com investimento de R$ 2,65 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, e tem como objetivo reparar os danos causados pela enchente, além de modernizar a estrutura e melhorar as condições de atendimento.

“Esta reforma é necessária para entregarmos de volta à população uma UPA Rio Branco renovada, mais moderna, mais confortável e mais adequada ao que as pessoas precisam depois de todos os estragos causados pela enchente. Enquanto a obra estiver acontecendo, a UPA Niterói assumirá os atendimentos com a mesma dedicação”, afirma o prefeito Airton Souza.

Continuar a ler

Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe aplica cerca de 6 mil doses em Canoas

Redação

Publicado

em

FOTO: BRUNO OURIQUE

A Prefeitura de Canoas promoveu no último sábado, 28, o Dia D de vacinação contra a gripe, aplicando cerca de 6 mil doses nas unidades de saúde do município.

Entre os atendidos, 3.588 eram idosos, 755 crianças, 86 gestantes e 1.506 pessoas de outros grupos prioritários. A iniciativa integra a campanha nacional de vacinação e busca aumentar a cobertura, principalmente entre quem tem maior risco de complicações.

A vacinação segue disponível em todas as unidades de saúde até 30 de maio.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, avaliou o resultado da ação:

“O Dia D foi muito importante para ampliar a vacinação no município. Tivemos uma boa adesão da população e seguimos reforçando a importância de que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para se vacinar e se proteger contra a gripe”.

Continuar a ler

Saúde

Médico cardiologista é preso em Taquara por importunação sexual durante consultas

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Taquara cumpriu nesta segunda-feira, 30, uma prisão preventiva de um médico de 55 anos pelos crimes de importunação sexual e posse sexual mediante fraude. A ação foi coordenada pelo delegado Valeriano Garcia Neto.

Segundo a investigação, durante as consultas, o médico se aproveitava do momento em que as pacientes estavam seminuas para se aproximar delas. “As vítimas ficavam em estado de choque e sem reação”, declarou o delegado. A polícia constatou que ele abraçava, beijava e acariciava as pacientes sem o consentimento delas. A prisão ocorreu no consultório do médico, localizado na Rua Guilherme Lahm, no Centro de Taquara.

Pelo menos três vítimas, com idades entre 30 e 42 anos, prestaram depoimento à polícia. Os relatos apresentaram semelhanças consistentes, permitindo à investigação traçar o modus operandi do suspeito. “Foi possível constatar o modus operandi do médico”, afirmou Valeriano Garcia Neto.

As apurações apontam que o médico praticava os abusos há pelo menos dois anos e, ao final das consultas, sempre pedia às vítimas que mantivessem segredo sobre os atos. As investigações seguem em andamento para identificar outras mulheres que possam ter sofrido assédio.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques