Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Comitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, cumpre agenda oficial no Rio Grande do Sul entre sexta-feira, 20, até domingo, 22, com visitas técnicas e reuniões em sete municípios: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões.
A comitiva conta com os deputados federais Paulo Pimenta e Bohn Gass, o presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, o presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde, André Longo, além de técnicos do ministério.
A agenda é voltada ao fortalecimento da atenção especializada no Estado, ao acompanhamento de investimentos federais em infraestrutura hospitalar, à aquisição de equipamentos de alta complexidade e à implantação do programa Agora Tem Especialistas. Em Canoas, além da visita técnica, Mozart Sales concede entrevista coletiva às 14h30. A passagem pela cidade não tem relação com a interdição anunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, prevista para esta sexta-feira, 20, às 11h.
Cronograma
Porto Alegre e Canoas
Na sexta-feira, 20, a agenda inicia em Porto Alegre, com reunião e visita técnica à Santa Casa de Misericórdia, onde serão discutidos investimentos em transplantes, equipamentos e ações do programa Agora Tem Especialistas. A comitiva também vai passar pelo Hospital Moinhos de Vento na capital gaúcha.
Também está prevista reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar do Programa Agora Tem Especialistas.
No mesmo dia, a comitiva segue para Canoas, onde realizará uma visita técnica ao Hospital Universitário.
Pelotas
Ainda na sexta-feira, 20, a comitiva segue para Pelotas, onde cumpre agenda voltada ao Pronto Socorro municipal. No sábado, 21, haverá reunião com o prefeito Fernando Marroni, além de visita técnica às obras do novo Pronto Socorro e reunião sobre aquisição de equipamentos.
Ijuí e Santo Ângelo
Em Ijuí, a agenda será no Hospital de Caridade, Hospital de Clínicas de Ijuí, com destaque para investimentos do Ministério da Saúde em equipamentos para o CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), incluindo acelerador e braquiterapia.
Na sequência, haverá visita ao Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, para avaliação da estrutura assistencial.
Santa Rosa
Em Santa Rosa, a agenda contempla visita ao Hospital Vida e Saúde e reunião com lideranças da saúde locais.
Palmeira das Missões
No domingo, 22, a comitiva visita as obras do Hospital Regional de Palmeira das Missões, seguido de encontro com prefeitos e lideranças municipais.
Saúde
Farmácia Básica do CAIC retoma atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após reformas

A Farmácia Básica do CAIC, localizada na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras, retomará o atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após permanecer fechada desde o último sábado, 14, para a realização de obras de melhoria na estrutura do prédio.
Durante o período de interrupção dos serviços, foram executadas intervenções como a substituição do piso nas áreas de recepção e depósito, reparos em infiltrações nas paredes e nova pintura do espaço interno.
O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A Farmácia Básica integra a rede municipal de saúde e disponibiliza gratuitamente medicamentos considerados essenciais, incluindo remédios de uso contínuo.
O serviço conta com unidades distribuídas em diferentes bairros da cidade.
Saúde
Vacina contra bronquiolite; veja quem pode receber nas unidades básicas de saúde em Canoas

Desde dezembro de 2025, as unidades de saúde de Canoas começaram a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. A imunização visa reduzir complicações respiratórias entre os pequenos.
O imunizante é indicado para gestantes a partir de 28 semanas de gravidez, bebês nascidos com 37 semanas de idade gestacional e crianças com menos de seis meses. Para os nascidos a partir de 4 de fevereiro, a aplicação ocorre diretamente na maternidade.
No caso de bebês com menos de seis meses, os responsáveis devem apresentar prescrição médica do Nirsevimabe, acompanhada de CID e alta hospitalar comprovando a idade gestacional, na unidade de saúde de referência. Com esses documentos, é aberto um processo junto ao CRIE (Centro de Imunobiológicos Especiais), responsável pela liberação da vacina pelo Estado.
Durante o pré-natal, as gestantes recebem orientações sobre a vacinação, incluindo a dTpa, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, além das vacinas contra influenza e covid-19.
Gestantes com plano de saúde devem levar atestado médico à unidade de saúde mais próxima para garantir a aplicação da vacina.

Serviços7 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial1 semana atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública1 semana atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação4 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Esporte7 dias atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Habitação1 semana atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Feminicídio1 semana atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul



























































