Serviços
Saiba como serão as entregas do Cartão Cidadão durante as celebrações de Ano-Novo

Os serviços públicos estaduais terão alterações no seu funcionamento devido ao feriado de Ano-Novo. A distribuição do Cartão Cidadão, pelo qual são pagos os benefícios do Devolve ICMS, Devolve ICMS Linha Branca, Todo Jovem na Escola, Volta por Cima e Professor do Amanhã não ocorrerá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
As entregas retornam na quinta-feira, 2, na capital gaúcha, no prédio que fica localizado na Av. Borges de Medeiros, 521 – Centro Histórico, e nas agências do Banrisul nas demais cidades do Estado.
Call Center
A central de atendimento do Devolve ICMS funcionará em horário especial na terça-feira, 31, excepcionalmente operando das 8h às 14h, e terá sua atuação suspensa no feriado de 1º de janeiro. O call center retorna seus atendimentos normalmente na quinta-feira, 2, das 8h às 20h.
A central, que também atende demandas da Receita Estadual e programas como Devolve ICMS, Devolve ICMS Linha Branca, Todo Jovem na Escola, Volta por Cima e Professor do Amanhã, está disponível pelo telefone 0800 541 2323. Normalmente funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h às 14h.
Além disso, dúvidas específicas do Todo Jovem na Escola podem ser encaminhadas através do WhatsApp do programa, pelo (51) 3210-3690, e através do formulário disponível no site da Seduc.
Locais de entrega
Para retirar o seu cartão, o titular deverá portar documento com foto e número de CPF. Somente a pessoa inscrita no CadÚnico poderá efetuar a retirada.
Clique aqui para conferir onde é feita a distribuição na sua cidade.
Serviços
Corsan prorroga Feirão de Negociação com descontos em regularização de débitos até sexta-feira, 3 de outubro

O Feirão de Negociação Farroupilha seguirá até sexta-feira, 3, oferecendo descontos de até 60% sobre o valor original de faturas vencidas. A iniciativa garante condições diferenciadas para os clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.
Podem aderir à negociação os clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com contas em atraso há mais de 30 dias.
Os atendimentos são realizados nas lojas físicas da Corsan em todo o Estado e também pelo call center, no número 0800.646.6444 (com ligação gratuita).
Serviços
Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.
Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.
Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.
“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.
Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).
Serviços
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.
“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.
A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.
Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.
O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.
Como funciona o tratamento
A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.
Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.

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