Cultura
Natal da Transformação de Canoas tem programação repleta de atividades artísticas até sábado

A cidade de Canoas está tomada pela magia e solidariedade com o Natal da Transformação 2024 – Luzes que Contam Histórias, que começou na sexta-feira, 6, e segue até o dia 21 de dezembro. Com uma programação repleta de atrações culturais e gratuitas, o evento acontece na Praça do Avião, na Avenida Getúlio Vargas.
A abertura oficial contou com o espetáculo The Beatles no Acordeon, seguido pela apresentação do Coral e Presépio Vivo da Casa do Poeta. Durante a semana rolou trenzinho, apresentações de dança e muito mais.
A iniciativa da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura, reúne música, arte e cultura. Além das atrações na Praça do Avião, a programação do Natal da Transformação inclui atividades em escolas, ações comunitárias e espetáculos temáticos.
Cantata natalina
No domingo, 15, o Natal da Transformação trouxe uma série de atividades para os canoenses. Devido à instabilidade climática, a Cantata Natalina, do Colégio Maria Auxiliadora e da Rede Notre Dame, foi realizada no estacionamento do Fort Atacadista, no bairro Marechal Rondon, com músicas que encantaram as famílias, além apresentações de dança e teatro.
A Cantata Natalina é um evento organizado pela Rede Notre Drame, que conta com sedes no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Durante a enchente, a escola em Canoas serviu como sede de acolhimento para pessoas que tiveram suas casas atingidas.
Em solidariedade, outras unidades da Rede Notre Drame se mobilizaram para arrecadar diversos materiais necessários para ajudar moradores de Canoas. O evento é realizado anualmente e, em 2023, foi em Roca Sales, município fortemente atingido por enchentes em setembro do ano passado.
Neste ano, a programação ocorreu em Canoas. Uma ação especial nas escolas da da Notre Dame resultou na arrecadação de mais de dois mil brinquedos para distribuição na cidade.
“Por que brinquedos? Porque, para as crianças, no Natal, o Papai Noel é tudo. Nós superamos, mas, se a gente pensa nessas crianças que perderam tudo, perderam sua boneca, sua bola, sua roupa. Então, a gente resolveu fazer a campanha”, explicou Erni da Rosa, da comissão organizadora da Cantata Natalina.
A ideia é distribuir 1.200 brinquedos ainda neste domingo, e o restante será entregue à Secretaria de Educação, que já tem as escolas mapeadas para a distribuição dos presentes e materiais escolares. “Está muito legal! Nossos filhos estão no clima natalino, estão bem empolgados para ver o Papai Noel, receber os presentes, e as apresentações estão ótimas”, disse Cristian Garcia, morador do bairro Centro.
“Esse evento tem o intuito de reunir as escolas de Canoas, especialmente as comunidades atingidas pela enchente. Queremos levar a semente do espírito natalino, do nascimento de Jesus Cristo e da renovação da esperança”, afirmou Sydney Brasil, professor de Educação Física da Escola Maria Auxiliadora.
A programação do Natal da Transformação, que traz música, arte e cultura para a cidade, segue até o dia 21 de dezembro.
Programação
Sexta-feira (20)
– 19h30min: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação
– 20h30: Espetáculo Natal do Presente – Associação Canoas Coletivo de Dança
Local: Praça do Avião
Sábado (21)
– 14h: Natal dos Amigos do Bem – Edição Mathias Velho
Local: Ginásio São Francisco (Rua Candelária, 31 – Mathias Velho)
– 19h30min: Encerramento com show da dupla sertaneja Luiz Henrique & Renan
Local: Praça do Avião
Foto: Pop Freitas
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas6 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para sorteio de horários em espaços esportivos públicos de Canoas serão abertas na quarta-feira, 25