Feira do Livro 2024
Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2023 participam de bate-papo em Canoas
A programação da 39ª Feira do Livro de Canoas proporcionou, no início da noite de terça-feira (26), um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023.
Os escritores Airton Souza (PA) e Bethânia Pires Amaro (PE) compartilharam suas vivências literárias durante a atividade no Auditório Sady Schwitz, com a mediação de Diogo Cézar Borges (RJ). A autora Bethânia é pernambucana radicada em São Paulo e ganhou na categoria Conto, com a obra O Ninho, entre 725 concorrentes.
“O Prêmio SESC ajudou no acesso a uma grande editora, na comunicação e na inserção da publicação no circuito, o permite que o livro chegue a muitos leitores. Isso faz muita diferença para o escritor que está ali publicando o seu primeiro livro, que está começando. Então, eu sou muito grata ao prêmio pela oportunidade de ter colocado esse livro na mão de tanta gente, de ter me dado espaço para estar aqui conversando com vocês”, disse.
Na semana anterior ao bate-papo em Canoas, Bethânia ganhou o Prêmio Jabuti 2024, também na categoria Contos, com o livro composto de 15 histórias.
O paraense Airton venceu, no ano passado, o reconhecido prêmio literário nacional como o livro “Outro Outono de Carne Estranha”, sendo eleito o melhor Romance, entre 770 obras inscritas na edição.
“Essa é a primeira vez que venho a Canoas e ao Estado. É uma grande alegria falar um pouco do meu romance que se passa no Pará, no Garimpo de Serra Pelada. De modo geral, é um pedaço esquecido da história do Brasil. E mostrar isso nessa conversa para o Rio Grande do Sul é importante, mostrar o quanto ela faz parte de toda uma história de violência, abusos e poder”, disse.
Reconhecido pela sua importância na formação de escritores inéditos, o Prêmio Sesc de Literatura avalia obras nas categorias Romance, Conto e Poesia, com qualidade para edição e circulação em todo País.
Ainda é valorizado pela comunidade literária pela possibilidade de abrir portas a novos escritores e propiciar a renovação no cenário nacional.
Feira do Livro 2024
Escritor Kalunga participa de encontro com a criançada na Feira do Livro de Canoas
Autor de obras infantis e infantojuvenis, participa de encontro especial com os anos iniciais no Auditório Sady Schiwitz. O autor de literatura infantil e infantojuvenil, poeta, instrumentista, oficineiro, compositor e palestrante participará de atividades, no Auditório Sady Schwitz, voltadas aos anos iniciais, em dois horários: às 9h e às 14h.
Kalunga possui 35 livros publicados por diversas editoras brasileiras e contribuiu com poemas e textos em prosa para várias coletâneas didáticas destinadas às séries iniciais.
Alguns dos seus livros foram adaptados para o teatro. Um deles, Criança não faz de Conta, encenado pelo Grupo Artigas, conquistou prêmios nacionais e internacionais, com apresentações no Brasil e em outros países da América do Sul. Kalunga também possui distinções literárias tanto no Brasil quanto no exterior, em reconhecimento ao seu trabalho.
A 39ª Feira do Livro de Canoas segue até o dia 30 de novembro, na área central da cidade. A feira reúne 27 escritores, tanto locais quanto de outras regiões do estado e do Brasil, e conta com 26 bancas de livros.
Confira a programação desta quarta-feira (27)
9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva
14h – Encontro com escritor – Kalunga
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
14h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Bárbara Catarina e Silvia Graebin
14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central
15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento
15h30 – Encontro com escritor – Mário Pool
Local: Auditório Sady Schwitz
Público: Anos iniciais
15h30 – Mostra Teatro de Rua: As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
Local: Área Central
Grupo: Tia
16h – Espaço do Escritor (Sessão de Autógrafos)
– A Crônica Poesia da Vida, de Anabela Rute Kohlmann Ferrarini
– A Energia da Cura – Saúde ao Alcance de Todos, de Dalva Regina Santos da Silva
– Juizado Especial Cível na Prática, de Gibran Vasconcelos
– A Caravela de Paquetá”, de Ladimir Luiz Marchioretto
18h – Mesa Escritores Canoenses: Contos e Literatura Infantil
Mediação: Lúcia Regina Lucas da Rosa
Atração: Helena Maria Maciel Jaeger, Maria Luci Cardoso Leite e Taís Fagundes
18h30 – Pocket Show
Atração: Banda Vulva Quântica
Local: Área Central
19h30 – Sarau Poesia de GUARDEL
Local: Auditório Sady Schwitz
Atração: Jonatan Ortiz Borges
Feira do Livro 2024
Feira do Livro recebe centenas de estudantes canoenses durante a semana
A 39ª Feira do Livro de Canoas tem sido um sucesso entre os jovens leitores. Luiz Henrique, aluno da EMEF Erna Würth, expressou sua felicidade enquanto mostrava suas compras no evento.
“Comprei esse livro porque adoro anime, e ele é sobre um dos meus personagens favoritos. Nunca tinha encontrado para comprar, então, quando vi, não pensei duas vezes. Queria muito e agora estou feliz”, contou.
Luiz também compartilhou a sua empolgação com as atividades proporcionadas no evento. “Passamos a manhã toda aqui, gostei demais. Está muito legal participar da Feira, principalmente com as palestras e teatros”, resumiu.
Entre os dias 22 e 26 de novembro, mais de 50 turmas, representando 30 escolas municipais, estaduais e particulares, já passaram pelo evento.
Oportunidade para alunos
Para a bibliotecária da Escola Tancredo Neves, Tânia Márcia, a feira é uma oportunidade única para os alunos.
“Todos os anos trazemos as crianças por meio do Projeto Livro e Leitura, com saídas pedagógicas. Eles ficam encantados com a possibilidade de escolher livros e levar para casa. Este ano, pedi que evitassem comprar livros de pintura e optassem por livros literários para fomentar a leitura”, explicou.
A EMEF também participou de uma palestra com a autora Gláucia de Souza, cujas obras estão sendo trabalhadas em sala de aula.
“É uma experiência muito especial para eles conhecerem a autora pessoalmente. Sempre buscamos integrar essas atividades ao aprendizado dos alunos”, acrescentou Tânia.
Feira do Livro 2024
Peça Mulheres de Machado marca o fim da programação de segunda-feira, 25
Com o Auditório Sady Schwitz lotado, a 39ª Feira do Livro de Canoas encerrou a programação desta segunda-feira, 25, com o espetáculo Mulheres de Machado. Dirigida pela professora Lúcia Regina Lucas da Rosa, patrona da feira, em parceria com Plínio Mosca, a peça é um tributo emocionante à literatura brasileira e ao poder transformador da arte.
Alunos e professores da Unilasalle
Encenada por alunos e professores da Universidade La Salle, a obra reúne personagens femininas de diversas criações de Machado de Assis, tendo como cenário a histórica Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro.
Durante a narrativa, os diálogos conduzidos pelo próprio autor revelam costumes, ideias e o contexto cultural do final do século XIX, entre os anos de 1880 e 1890. Por meio dessa composição, a peça proporciona uma análise rica da cultura, destacando o valor da literatura e do teatro como expressões artísticas atemporais.
A apresentação foi marcada pela participação da patrona, que celebrou a conexão entre a literatura e o teatro.
“Hoje é o dia em que a patrona vira personagem, sai do livro e vai para o palco. É uma emoção muito profunda, porque estou aqui com alunos, colegas professores e plateia. Trazer Machado de Assis para a imortalidade, no palco, é mostrar que as suas ideias são atemporais. Ele ironizou a sociedade da época e provou ser o mestre que continua sendo até hoje”, afirmou.
- Coluna1 semana atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Artigo1 semana atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Transporte1 semana atrás
Rua André da Rocha passa a ter sentido único a partir desta segunda-feira, 18
- Saúde1 semana atrás
CAOS NA SAÚDE: Empresa responsável por médicos das Upas e Caps de Canoas rompe contrato por falta de pagamentos
- Geral1 semana atrás
Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba
- Política1 semana atrás
Airton Souza e Rodrigo Busato se reúnem com Governo Federal para buscar recursos para reconstrução de Canoas
- Policial1 semana atrás
Operação da Polícia Civil investiga movimento de 9 milhões de reais e cumpre 125 ordens judiciais contra a facção criminosa
- Clima1 semana atrás
Previsão do tempo: instabilidade persiste e semana em Canoas deve ter chuva forte