Conecte-se conosco

header-top







 

05/03/2026
 

Geral

Estação São Leopoldo da Trensurb recebe ação de conscientização alusiva ao Outubro Rosa

Redação

Publicado

em

Estação São Leopoldo da Trensurb recebe ação de conscientização alusiva ao Outubro Rosa - Juliano LannesTrensurb

Na tarde de sexta-feira, 25, a Estação São Leopoldo da Trensurb recebeu uma ação alusiva ao Outubro Rosa — mês de conscientização sobre prevenção e combate ao câncer de mama.

Intitulada “Cabelaço”, a atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo arrecadar mechas de cabelo que serão destinadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Leopoldo.  O material coletado servirá para a produção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.

Perda de cabelo por quimioterapia

Presente no evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de São Leopoldo, Sueli Lopes de Lima, pontuou que ações como essa são muito significativas para mulheres que têm perda de cabelo em função dos tratamentos oncológicos.

“O cabelo, para a mulher, tem um significado muito forte, diz muito sobre sua autoestima. Então, quando promovemos uma ação como esta, significa apoio e acolhimento”, explicou.

Sueli também mencionou que a escolha da Estação São Leopoldo para a realização do evento buscou alcançar uma maior visibilidade e promover a conscientização da sociedade.

Doação de cabelos

Entre as doadoras, Iane, 28 anos, carrega uma história pessoal marcada pelo câncer de mama. Ela compartilhou o significado de sua contribuição:

“Doei meu cabelo com objetivo de trazer esperança para quem passa por um momento difícil como esse, assim como eu passei na minha família, com a perda da minha mãe. É muito gratificante poder ajudar outras pessoas”.

Para a chefe do Setor de Responsabilidade Social (Seres) da Trensurb, Aline Nunes, a ação é resultado do compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar da comunidade, buscando dar visibilidade à causa.

“A Trensurb, oferecendo esses espaços, cumpre sua função pública e social, além de tornar as estações pontos de apoio e informação”, destacou.

Além de participar do “Cabelaço”, neste mês, a Trensurb promoveu atividade alusiva ao Outubro Rosa destinada ao público interno da empresa.

Uma roda de conversa realizada também em parceria com a administração municipal de São Leopoldo teve como tema a prevenção contínua ao câncer de mama e contou com a participação de empregados de diversos setores.

Geral

Prefeitura de Canoas em parceria com a Agência Moove lança nova marca de governo com slogan “Tá acontecendo, tá avançando”

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas apresentou, na sexta-feira, 27, a nova marca de governo para os próximos dois anos. O lançamento ocorreu no Salão de Atos da Universidade La Salle, com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, do secretário municipal de Comunicação Edson Gandolfi, além de secretários municipais, vereadores e representantes da Agência Moove.

Produzida pela Agência Moove em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a campanha adota o slogan “Tá acontecendo, tá avançando”. A frase passa a ser utilizada em peças publicitárias, conteúdos nas redes sociais, jingle e vídeo institucional, com circulação a partir desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Prefeitura, a elaboração da nova marca levou seis meses e incluiu pesquisas realizadas com moradores do município. Durante o evento, o prefeito Airton Souza afirmou:

“O lançamento da nossa nova marca de governo representa mais do que uma identidade visual, representa uma nova fase, marcada por trabalho, entrega e compromisso com as pessoas. O slogan ‘Tá acontecendo, tá avançando’ traduz exatamente o que a população já começa a sentir nas ruas, nas escolas, na saúde e em cada serviço que estamos qualificando. É a prova de que quando há planejamento, responsabilidade e união, as transformações saem do papel e viram realidade. Estamos construindo uma cidade que olha para frente, que enfrenta desafios e que não para. Canoas está acontecendo. Canoas está avançando”.

O vice-prefeito Rodrigo Busato declarou:

“Essa nova marca simboliza um governo que planeja, trabalha com responsabilidade e transforma compromisso em resultados concretos para melhorar a vida das pessoas”.

O secretário Edson Gandolfi explicou que a proposta busca uma comunicação mais direta com a população.

“A gente pensou muito isso, a gente fez pesquisa com os secretários, ouvimos a população e entendemos como as pessoas enxergavam o governo. Então foi isso que a gente pensou, em fazer uma campanha realmente grande e importante para mudar, para trazer confiança, para reconstruir a confiança da população”.

Segundo a Agência Moove, o conceito foi construído a partir de entrevistas realizadas com moradores. Para Gabriel Fuscaldo, CEO da Moove, o desafio foi transformar a reconstrução em significado,

“Canoas precisava mais do que comunicar entregas. Precisava recuperar os vínculos. O nosso trabalho foi organizar a narrativa da reconstrução, conectando ação e percepção. ‘Tá acontecendo. Tá avançando.’ é a tradução de uma gestão que escolheu agir com verdade. Quando a comunicação nasce do que é real, ela reconstrói confiança.”

Durante a apresentação, também foram citados dados da administração municipal, como a abertura de mais de 12 mil empresas em um ano, mais de 100 obras em andamento, o encaminhamento de mais de 5 mil famílias para moradia e a consolidação do passe livre no transporte coletivo. A gestão também mencionou obras de proteção contra cheias em execução no município, que enfrentou enchentes em 2024.

Continuar a ler

Policial

MPRS prende responsáveis por escola infantil em Alvorada suspeitas de sedar e agredir crianças

Redação

Publicado

em

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e com apoio da Brigada Militar, prendeu preventivamente, nesta terça-feira, 3, duas mulheres responsáveis por uma escola de educação infantil em Alvorada. Elas também atuavam como professoras na instituição.

As prisões ocorreram nos municípios de Canoas e Alvorada. As investigadas são suspeitas de sedar crianças sem prescrição médica, além de praticar agressões físicas e psicológicas contra alunos com idades entre dois e cinco anos.

A medida foi solicitada pela promotora de Justiça Karen Mallmann, da 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Alvorada, após a conclusão de investigação que reuniu depoimentos, imagens e documentos apontando a gravidade dos fatos. As apurações começaram depois que mães de alunos procuraram a Delegacia de Polícia ao tomarem conhecimento das denúncias.

Segundo o inquérito, as responsáveis administravam medicamentos prescritos a outras crianças para manter os alunos dormindo ou mais “calmos”. A investigação também aponta imposição de castigos, negligência nos cuidados de higiene e alimentação e a adoção de condutas consideradas degradantes. No pedido de prisão, foram anexados depoimentos e imagens que mostram crianças sedadas, compartilhamento inadequado de utensílios e mensagens entre funcionárias sugerindo aumento nas doses de remédios.

Para o MPRS, além dos indícios de autoria e materialidade, ficou evidenciado risco à ordem pública e à instrução criminal. Conforme o órgão, as investigadas teriam influenciado testemunhas durante a investigação. Diante da gravidade dos crimes, que incluem lesão corporal, infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e a apuração do crime de tortura, a promotora requereu a prisão preventiva, que foi acolhida pela Justiça. A ação integra a chamada “Operação Dose de Silêncio”.

De acordo com a promotora Karen Mallmann,

“a gravidade concreta do delito foi um dos principais elementos que tornou necessária a prisão das investigadas. Os crimes foram cometidos contra crianças de tenra idade, cujos pais confiaram os seus cuidados e segurança, e as investigadas, para facilitar o seu trabalho no manejo com os alunos, ministravam-lhes medicamentos com efeito sedativo, além de negligenciar nos cuidados de higiene e agredi-los física e psicologicamente”.

O coordenador estadual do GAECO, promotor Rogério Meirelles Caldas, ressaltou que

“o GAECO também atua para apoiar os promotores de Justiça na atividade-fim criminal, somando expertise para garantir mais efetividade às investigações e operações”. Ele também destacou o apoio da Brigada Militar na operação realizada nesta terça-feira.

Continuar a ler

Geral

Governador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite oficializa, nesta quarta-feira, 4 de março, às 16h, a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A cerimônia será realizada na sede do Comando-Geral da corporação, localizada na Av. Silva Só, 300, bairro Santa Cecília, em Porto Alegre.

O coronel Ricardo Mattei Santos assume o cargo de comandante-geral da instituição. Já o coronel Alexandre Sório Nunes passa a ocupar a função de subcomandante-geral.

O ato contará ainda com a presença do secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques