Cultura
Manifesto Sul: artistas independentes lançam projeto de protesto e solidariedade

“Cinco meses da maior catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul e o que tem sido feito para reestruturação da vida das pessoas e mitigação de novos episódios?”
Essa é a pergunta feita pelos idealizadores do projeto de som produzido por dezenas de musicistas reunidos pelo Arquivo Punk Rock Sul que lançam o Manifesto Sul, “uma música de indignação, que retrata as dores de quem viveu o episódio e ainda tem a meta de ajudar populações em vulnerabilidade”.
No dia 4 de outubro, a música será lançada no canal do Arquivo Punk Rock Sul, no YouTube, e a partir do dia 24 do mesmo mês, estará nas demais plataformas, como Spotify e Deezer.
A faixa foi composta e executada de forma coletiva por diversos(as) artistas do underground da região metropolitana de Porto Alegre.
Gravações das músicas
As gravações aconteceram nos meses de julho e agosto, mais centralizadas na Casa Sonora, e com trilhas captadas nos estúdios Caixote, Audiocore, Cookie Monster e Estúdio do Meu Brother.
As edições, paisagens sonoras, mixagem e masterização ficaram a cargo de Wagner Rodrigues e a arte foi cedida pelo artista Bruno Monllor.
“Artistas foram atingidos de forma direta ou indireta pela catástrofe e o Manifesto Sul simboliza sua união. A ideia foi reunir integrantes de diferentes bandas para expressarem sua indignação e seu protesto, sem deixar de reconhecer a solidariedade entre atingidos e movimentos sociais”, explica Lê Sisa, psicóloga e idealizadora da iniciativa.
Indignação
A indignação vem da percepção dos artistas de que as proporções do que aconteceu não foram obras do acaso ou fatalidade, mas sim resultado de um modelo insustentável de desenvolvimento, no qual a sociedade capitalista se insere, com avanço do agronegócio e especulação imobiliária.
O pilar solidário da ação será executado a partir dos royalties da música, isto é, da arrecadação financeira de cada play na faixa em plataformas de streaming.
O dinheiro gerado a partir disso será destinado às iniciativas que apoiam comunidades em situação de vulnerabilidade social, como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e as cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Ficha Técnica
Single: Manifesto Sul
Compositores(as)
- Francis Fussiger
- Jaison Belissimo
- Lê Sisa
- Lú Barata
- Paulo Zé Barcellos
- Philling
- Renato Chama
- Thalis Sustenido
- Wall Rosa
Arranjadores(as)
- Cami Kazes
- Paulo Zé Barcellos
- Renato Chama
- Wagner Rodrigues
Instrumentistas
Bateria: Renato Chama
Baixo: Cami Kazes
Guitarra: Paulo Zé Barcellos
Guitarra: Wagner Rodrigues
Vozes (Multidão)
- Édila Spiering
- Francis Fussiger
- Gabriel Tomazzoni
- Guilherme da Luz
- Lú Barata
- Lucas Costa
- Manu Menezes
- Mindingo
- Rafael Laureano
- Sandro Santos
- Tai
- Thalis Sustenido
- Wagner Rodrigues
- Wall Rosa
Vozes (Solo)
- Lê Sisa
- Francis Fussiger
- Sandro Santos
- Édila Spiering
- Mindingo
- Lú Barata
- Guilherme da Luz
- Tai
- Manu Menezes
- Thalis Sustenido
- Philling
Backing Vocals: Gabriel Tomazzoni
Todas as trilhas gravadas na Casa Sonora, com exceção da bateria (Estúdio Caixote), vozes de Édila Spiering, Guilherme Laureano, Lú Barata e Rafael da Luz (Audiocore), voz do Thalis Sustenido (Estúdio do Meu Brother) e voz do Sandro Santos (Cookie Monster).
Edição, Paisagens Sonoras (Soundscape), Mixagem e Masterização: Wagner Rodrigues.
Arte da capa: Bruno Ortiz Monllor
Selo: Casa Sonora
Bandas apoiadoras
- ICH
- Simplez
- CxFxC
- Lê Sisa
- Opium
- No Rest
- Herculoid’s
- Chapman
- Punkzilla!
- Devastadoras
- Lo Que Te Voy a Decir
- Thalis Sustenido
- Meu Lado Caótico
- Casa Sonora
- Alexia & As Ideias
- Mondo Calado
- Reativos
- Carlos Mherelov
- Inimigo Eu
Gravado nos meses de julho e agosto de 2024
Idealização: Lê Sisa
Realização: Arquivo Punk Rock do Sul
Ouça
O projeto prevê uma continuidade com novos lançamentos digitais, tendo o objetivo de formar uma coletânea de canções inéditas. Acesse o Link da pré-estreia dia 04 de outubro no YouTube em https://youtu.be/CS0FiTzvAWE
Faça o pré-save no seu streaming de preferência em https://sndo.ffm.to/dd99eq6
Para saber mais detalhes do projeto e acompanhar novos lançamentos, siga @arquivopunkrock no Instagram.
Cultura
Biblioteca Pública de Canoas completa 60 anos e celebra seis décadas de história, cultura e memórias

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em Canoas, celebrou seus 60 anos de história com uma cerimônia realizada na terça-feira, 27, na sede da instituição, localizada na Rua Ipiranga, 105. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento marcou a abertura da exposição “60 anos da Biblioteca Pública: uma trajetória em imagens, espaços, memórias e momentos marcantes”, que resgata a trajetória do espaço cultural desde sua inauguração.
Fundada em 25 de outubro de 1966, a biblioteca é referência na promoção da leitura e no acesso à cultura no município, atendendo à comunidade e à rede municipal de ensino. A data de inauguração também é celebrada como o Dia do Escritor Canoense, reforçando a valorização da literatura e dos escritores locais.
A programação comemorativa também foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública (ABIP), que ficará à frente da entidade no período de 2026 a 2030. Criada em 1998 por usuários da biblioteca, a associação contribui para o desenvolvimento de atividades culturais, a renovação do acervo literário e a modernização dos serviços oferecidos à população. A presidência será assumida por Vera Terezinha Schneider, com Maristela Bongiorni na vice-presidência.
O evento contou ainda com apresentações culturais do coral Vozes da AMAC, da Associação dos Municipários Aposentados de Canoas, sob coordenação de Glaci Martins e regência do maestro Renato Larrosa, além da participação do músico instrumentista Inácio Longhi. A celebração reuniu representantes do poder público, integrantes de entidades culturais e pessoas que fazem parte da história da instituição.
Para a bibliotecária Regina Pelissaro, os 60 anos representam a importância da biblioteca como espaço de convivência e construção de memórias.
“Celebrar os 60 anos da Biblioteca é celebrar os 60 anos de um lugar que aproxima pessoas. É olhar pra trás e ver as famílias, amigos e estudantes que cresceram nesse espaço tão querido por todo município”, destacou.
Cultura
Dia Internacional da Animação terá sessão gratuita de curtas-metragens em Canoas

Canoas recebe nesta terça-feira, 27, às 19h, a sétima edição do Dia Internacional da Animação (DIA). A sessão gratuita será realizada no Instituto Federal e contará com a exibição de curtas-metragens brasileiros e internacionais. A atividade é aberta à comunidade.
A mostra integra uma mobilização nacional que, em 2026, leva produções de animação a mais de 200 cidades brasileiras. A iniciativa busca ampliar o acesso ao cinema e apresentar ao público diferentes técnicas, estilos e formas de contar histórias por meio da animação.
A programação reúne curtas-metragens de diferentes países e perspectivas culturais, além de contribuir para a divulgação do cinema independente e para a formação de público.
Segundo a coordenadora local, a jornalista e produtora cultural Monique Mendes, a realização do evento em Canoas busca aproximar a comunidade da produção audiovisual.
“Levar o Dia Internacional da Animação a Canoas é reafirmar a importância de democratizar o acesso à cultura e ao cinema. A animação é uma linguagem que atravessa gerações, desperta a imaginação e permite conhecer diferentes realidades e formas de expressão”, afirma.
A edição deste ano mantém a parceria com a Ciranda Cultural, com a participação de Leila Silveira e Alexandre Moraes, que apoiam a realização da mostra no município.
Sobre o Dia Internacional da Animação
Celebrado em 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação faz referência à primeira exibição pública de imagens animadas realizada pelo francês Charles-Émile Reynaud, em Paris, em 1892. A data foi instituída pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).
No Brasil, a mostra começou em 2004, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Desde então, a iniciativa passou a reunir cidades de diferentes regiões do país em uma programação dedicada ao cinema de animação.
Cultura
Sandro Luiz une música e espiritualidade em Canoas

O cantor Sandro Luiz ministrou, na noite de 9 de outubro, a palestra “Espiritualidade e Musicalidade”, na Associação Universalista Luz de Aruanda, em Canoas. O encontro reuniu trabalhadores da instituição para um momento de troca de conhecimentos e reflexão sobre a relação entre música, fé, ancestralidade e espiritualidade.
Durante a atividade, o artista compartilhou experiências e conhecimentos sobre a importância da musicalidade nas práticas espirituais, destacando o canto e o ritmo como formas de expressão da fé e de conexão com a ancestralidade.
A palestra contou com a presença de Jake Caldart, dirigente espiritual da associação, que recebeu o cantor na instituição. A iniciativa integra a proposta da entidade de promover ações voltadas à espiritualidade, à cultura, à valorização da ancestralidade e ao desenvolvimento de projetos sociais em benefício da comunidade.
A visita de Sandro Luiz a Canoas também antecede a realização do espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”, previsto para domingo, 11 de outubro, no Clube Tradição, no município.
A apresentação propõe uma experiência artística que reúne música, espiritualidade e ancestralidade, com repertório dedicado à força e à simbologia de Exus e Pombagiras.
O cantor e a organização convidam o público de Canoas, Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana a participar do evento, que promete uma noite marcada por música, tambores, emoção e celebração da cultura de matriz afro-brasileira.

Política1 semana atrásFlávio Bolsonaro anuncia pedido de anulação das eleições e questiona decisão do STF

Geral6 dias atrásRS abre pedidos de reembolso de multas do free flow; veja como receber o dinheiro de volta

Política1 semana atrásFlávio Bolsonaro não entrega passaportes no prazo, e PF apura possível saída do Brasil pela Argentina

Feira do Livro5 dias atrás72ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira com 17 dias de programação gratuita

Saúde6 dias atrásDia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Saúde5 dias atrásCanoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

Esporte5 dias atrásAbertas as inscrições em Canoas para três modalidades dos Jogos Paradesportivos

Educação5 dias atrásPrefeitura de Canoas nomeia 14 novos professores da Educação Básica





























































