Conecte-se conosco

header-top


 






 

29/05/2025
 

Clima

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

Redação

Publicado

em

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

O frio ainda segue presente ao longo dos próximos dias em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), embora haja a presença de muitas nuvens, intercalando períodos de sol e nublado, nesta segunda-feira, 12, não há chance de pancadas de chuva assim como ao longo da semana.

Na terça-feira, 13, o amanhecer será com temperaturas baixas e mínima na casa dos 6ºC. A quarta-feira, 14, começará fria e o que chama a atenção é a ampla variação térmica – mínima de 7ºC e máxima atingindo 20ºC, à tarde.  Na sexta-feira, 16, as marcas sobem um pouco mais e alcançam a faixa dos 23ºC.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, 13: o dia começa frio, com o aumento de nuvens no decorrer do dia. Não há chance de chuva. Mínima de 6°C e máxima de 14°C.

Quarta-feira, 14: a manhã começa com sol e sem nuvens no céu, o que será a tendência também durante a tarde. Dia de grande variação térmica com aquecimento gradual. Mínima de 7°C e máxima de 20°C.

Quinta-feira, 15: dia com sol e poucas nuvens no céu, assim como a noite. Novamente haverá grande variação térmica em Canoas. Sem possibilidade de chuva. Mínima de 9°C e máxima de 22°C.

Sexta-feira, 16: sol com algumas nuvens durante o dia. Não chove. Mínima de 11°C e máxima de 23°C.

Clima

Ciclone traz risco elevado de chuvas intensas e ventos fortes no RS entre esta quarta e quinta-feira

Redação

Publicado

em

Ciclone traz risco elevado de chuvas intensas e ventos fortes no RS entre esta quarta e quinta-feira

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para condições meteorológicas perigosas no Sul e Leste do Rio Grande do Sul, especialmente entre a tarde desta quarta-feira e a quinta-feira. O motivo é uma área de baixa pressão que se transformará em um ciclone extratropical nas proximidades do litoral gaúcho.

De acordo com o alerta, esse sistema de baixa pressão, que já atua sobre o estado, vai intensificar a instabilidade causada por uma frente fria, provocando muita nebulosidade e precipitações, que podem ser localmente fortes ou até muito intensas. De acordo com os meteorologistas, o centro dessa baixa pressão se deslocará do Noroeste do estado em direção ao Oceano Atlântico, passando bem próximo à costa.

A formação do ciclone ocorrerá quando essa baixa pressão em superfície se combinar com uma baixa fria em níveis mais altos da atmosfera. Esse processo, chamado ciclogênese, deve originar um ciclone compacto, porém poderoso, com ventos intensos devido à forte diferença de pressão, especialmente nas áreas entre Mostardas e Tramandaí.

Na quinta-feira, 29, principalmente da tarde em diante, o sistema começa a se afastar e seus efeitos devem perder força. Já na sexta-feira, 30, o tempo deve melhorar, com a chegada de uma área de alta pressão que trará sol e estabilidade ao estado.

Além dos ventos, o ciclone pode causar chuvas volumosas, com potencial para alagamentos e inundações. As regiões mais afetadas incluem o Norte da Lagoa dos Patos, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Leste da Serra, nas proximidades da BR-101. A chuva tende a se intensificar entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira.

Fonte: https://metsul.com/ciclone-traz-cenario-de-elevado-perigo-por-chuva-forte-e-vento-muito-intenso/ .

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mm/dia na Região Metropolitana

Redação

Publicado

em

Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mmdia na Região Metropolitana

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS:

Segunda-feira, 19, a atuação de uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade proveniente do Norte do País, favorece o retorno das instabilidades sobre o Estado. Há condição para temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

As rajadas de vento variam entre 50 a 90 km/h, associadas às instabilidades, nas áreas em laranja do mapa. Os acumulados variam entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Centro e parte do Oeste, enquanto nas demais áreas, ficam abaixo de 20 mm/dia.

Entre a madrugada e a manhã da terça-feira, 20, o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade proveniente do norte do País, favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h, associadas às instabilidades, especialmente no Norte e Noroeste.

Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Norte e Noroeste. No Centro, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes ficam entre 20 e 40 mm/dia. Nas demais áreas do Estado, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm/dia.

A tendência é que, na quarta-feira, 21, um sistema de alta pressão volte a estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões do Norte e Nordeste do Estado, há condição para pancadas isoladas de chuva, com acumulados de até 20 mm/dia.

Ao final deste aviso, os acumulados devem variar entre 40 a 80 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo dos 40 mm.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil do RS lança canal no WhatsApp para comunicação em tempo real

Redação

Publicado

em

Defesa Civil do RS lança canal no WhatsApp para comunicação em tempo real

Com o objetivo de aprimorar a comunicação com a população, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um canal oficial no WhatsApp. A iniciativa visa centralizar e facilitar o acesso às informações emergenciais, disponibilizando em tempo real os mesmos conteúdos que são publicados nas redes sociais do órgão.

O novo canal no WhatsApp oferece uma forma prática e direta para que os cidadãos fiquem atualizados sobre alertas meteorológicos, orientações de segurança, avisos de evacuação e demais comunicados importantes relacionados a situações de risco e desastres naturais.

A criação deste canal é mais um passo para garantir que a informação chegue com rapidez e precisão a quem mais precisa. Com o canal, espera-se que mais pessoas tenham acesso imediato a dados confiáveis, especialmente em momentos críticos como inundações, deslizamentos ou temporais severos.

A adesão é simples: basta acessar o link (também disponível nas redes oficiais da Defesa Civil) e entrar no canal para começar a receber os alertas diretamente no aplicativo.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques