Educação
Unilasalle completa 48 anos de excelência em educação

No Dia Nacional dos Profissionais da Educação, 6 de agosto, a Universidade La Salle completa 48 anos desde a criação do primeiro curso de Estudos Sociais. No mesmo ano, o então Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (Celes) passava a oferecer os cursos de Letras e Pedagogia e desde então, a sua história tem sido pautada na construção do conhecimento.
Aniversário repleto de conquistas
Nas redes sociais, o Reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande disse estar muito feliz com o aniversário e destacou a relevância da instituição para Canoas e região.
“Quero destacar as inúmeras conquistas, sendo a mais importante o status de universidade e os mais de 16 mil estudantes em nossos polos em todo o Brasil, o aumento do portfólio nos cursos de graduação e a recente aprovação do Doutorado em Saúde e Desenvolvimento Humano, mostrando o trabalho também no campo da pesquisa”, enfatizou.
Enchente em Canoas
“O papel comunitário e social que a universidade realizou no momento da enchente é um que podemos marcar como difícil, mas ao mesmo tempo de exemplo de como fomos significativos ao acolher a comunidade, através do abrigamento de quem perdeu suas casas e realizar um trabalho importante aos mais necessitados”, finalizou o reitor.
Início de tudo
Em 1986 foram criados os primeiros cursos de Pós-Graduação lato sensu, focados na área da Educação. Em 1998 a Instituição tornou-se Centro Universitário La Salle. Em 2006, foi recomendado pela CAPES o primeiro curso de Pós-Graduação stricto sensu, o qual iniciou em março de 2007.
Em 2011, em parceria com as escolas de negócios da Rede La Salle Internacional, foi criada a La Salle Business School, com o objetivo de formar profissionais voltados ao mercado de negócios e lideranças.
Com reconhecimento nacional e cursos reconhecidos com nota máxima pelo Ministério da Educação, a Unilasalle, segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) se destaca entre as 10 melhores Universidades privadas do Brasil, além de estar entre as 60 melhores Universidades do país, quando incluídas as instituições públicas.
No Rio Grande do Sul, a instituição obteve o quarto melhor IGC entre as universidades privadas em 2021.
Sobre a história da Unilasalle
Em 2013, O Centro Universitário La Salle foi reconhecido como Instituição Comunitária de Ensino Superior, designação outorgada conforme ditames normativos da Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013. No ano seguinte, a Instituição comemorou a criação do primeiro Doutorado Acadêmico.
Já em 2016, em especial, foi um ano de intensificação de projetos que se tornariam realidade em 2017 quando passou a ofertar e investir no ensino por meio da Educação a Distância. Com mais de 50 polos de educação a distância em mais 16 estados brasileiros.
Por meio dessa modalidade, a instituição democratizou o acesso à educação superior de forma inovadora. Entre os destaques dessa modalidade estão a produção de material próprio, presença de professores mestres e doutores, além de uma plataforma de estudos conectada com as ferramentas Google.
Em 2020 a Universidade La Salle em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre deu início a Escola de Saúde La Salle | Santa Casa voltada ao novo mundo e ao novo mercado de saúde.
É a união de duas das mais tradicionais instituições do Rio Grande do Sul, ofertando aos alunos o que há de mais atual em medicina de alta complexidade, através dos métodos e sistemas acadêmicos de uma das mais respeitadas instituições de ensino. Com cursos de Pós-graduação em áreas multiprofissionais e médica e Extensão.
Educação
Canoas lança chamamento público para gestão de monitores e supervisores de inclusão na educação municipal

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), publicou o Edital nº 281/2025, que trata do chamamento público para celebração de parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, com experiência comprovada na gestão de profissionais da educação.
O objetivo, segundo a administração municipal, é selecionar uma instituição responsável pela contratação e gerenciamento de monitores de inclusão, supervisores e equipe de apoio, que atuarão no atendimento das demandas da educação inclusiva nas escolas da rede municipal.
Ao todo, o plano prevê a contratação de 526 profissionais, sendo 500 monitores de inclusão, 20 monitores volantes, 1 coordenador de projeto, 1 assistente de coordenação e 4 auxiliares administrativos. Esses profissionais prestarão suporte direto aos estudantes público-alvo da educação especial, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem de forma inclusiva, segura e acolhedora.
A OSC selecionada também será responsável pela capacitação dos profissionais, fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, além da prestação de contas e acompanhamento técnico-pedagógico das equipes. O valor total anual previsto para execução do serviço é de R$ 35.957.113,56, com repasses condicionados ao cumprimento de metas e resultados.
As OSCs interessadas devem enviar a documentação exigida no edital entre terça-feira, 21, e 30 de novembro, exclusivamente pelo e-mail licitacaosme@canoas.rs.gov.br
O chamamento público tem como foco fortalecer as políticas de inclusão da rede municipal e assegurar atendimento especializado de qualidade às crianças e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em todas as EMEIs e EMEFs de Canoas.
Educação
Canoas homenageia professores com o 1º Prêmio Professor Destaque

A valorização da prática pedagógica foi o foco da 1ª Edição do Prêmio Professor Destaque, realizada nesta sexta-feira 17, no Sesc Canoas. O evento celebrou o trabalho de educadores da rede municipal que se destacaram por experiências inovadoras em sala de aula, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade.
Destinado a professores da carreira do magistério em atuação nas escolas municipais, o concurso teve como objetivo reconhecer práticas educacionais relevantes, estimular a troca de experiências e reforçar o papel essencial do professor no desenvolvimento dos estudantes. Ao todo, 118 educadores se inscreveram, e 15 foram selecionados para serem homenageados na cerimônia.
Em nome dos professores premiados, Andreia Teixeira, da EMEF Professora Nancy Pansera, destacou o significado do reconhecimento.
“Receber esse prêmio é acreditar que a educação é a base de tudo”, afirmou.
Na ocasião secretária de Educação, Beth Colombo, ressaltou a importância da valorização docente.
“Esse prêmio foi idealizado em novembro de 2024 e hoje celebramos sua primeira edição com muito orgulho. Agradeço aos 118 professores inscritos. Vivemos tempos difíceis, mas agradecemos por vocês não desistirem da educação”, declarou.
Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza destacou o papel fundamental dos educadores na reconstrução da cidade.
“Nós, canoenses, temos sido desafiados todos os dias. O papel do professor nesse processo é essencial. Em sala de aula, nossos educadores ensinam, orientam e ajudam a construir uma cidade melhor”, afirmou.
Educação
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.
O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.
O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.
Síndrome do cromossomo 14 em anel
De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.
Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.
Relevância internacional
Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.
Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”
A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”
Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com
Trajetória acadêmica
Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.
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