Conecte-se conosco

header-top







 

20/03/2026
 

Educação

Unilasalle completa 48 anos de excelência em educação

Redação

Publicado

em

Universidades comunitárias abrem inscrições para bolsas de estudo no RS Talentos

No Dia Nacional dos Profissionais da Educação, 6 de agosto, a Universidade La Salle completa 48 anos desde a criação do primeiro curso de Estudos Sociais.  No mesmo ano, o então Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (Celes) passava a oferecer os cursos de Letras e Pedagogia e desde então, a sua história tem sido pautada na construção do conhecimento.

Aniversário repleto de conquistas

Nas redes sociais, o Reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande disse estar muito feliz com o aniversário e destacou a relevância da instituição para Canoas e região.

“Quero destacar as inúmeras conquistas, sendo a mais importante o status de universidade e os mais de 16 mil estudantes em nossos polos em todo o Brasil, o aumento do portfólio nos cursos de graduação e a recente aprovação do Doutorado em Saúde e Desenvolvimento Humano, mostrando o trabalho também no campo da pesquisa”, enfatizou.

Enchente em Canoas

“O papel comunitário e social que a universidade realizou no momento da enchente é um que podemos marcar como difícil, mas ao mesmo tempo de exemplo de como fomos significativos ao acolher a comunidade, através do abrigamento de quem perdeu suas casas e realizar um trabalho importante aos mais necessitados”, finalizou o reitor.

Início de tudo

Em 1986 foram criados os primeiros cursos de Pós-Graduação lato sensu, focados na área da Educação. Em 1998 a Instituição tornou-se Centro Universitário La Salle. Em 2006, foi recomendado pela CAPES o primeiro curso de Pós-Graduação stricto sensu, o qual iniciou em março de 2007.

Em 2011, em parceria com as escolas de negócios da Rede La Salle Internacional, foi criada a La Salle Business School, com o objetivo de formar profissionais voltados ao mercado de negócios e lideranças.

Com reconhecimento nacional e cursos reconhecidos com nota máxima pelo Ministério da Educação, a Unilasalle, segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) se destaca entre as 10 melhores Universidades privadas do Brasil, além de estar entre as 60 melhores Universidades do país, quando incluídas as instituições públicas.

No Rio Grande do Sul, a instituição obteve o quarto melhor IGC entre as universidades privadas em 2021.

Sobre a história da Unilasalle

Em 2013, O Centro Universitário La Salle foi reconhecido como Instituição Comunitária de Ensino Superior, designação outorgada conforme ditames normativos da Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013. No ano seguinte, a Instituição comemorou a criação do primeiro Doutorado Acadêmico.

Já em 2016, em especial, foi um ano de intensificação de projetos que se tornariam realidade em 2017 quando passou a ofertar e investir no ensino por meio da Educação a Distância. Com mais de 50 polos de educação a distância em mais 16 estados brasileiros.

Por meio dessa modalidade, a instituição democratizou o acesso à educação superior de forma inovadora. Entre os destaques dessa modalidade estão a produção de material próprio, presença de professores mestres e doutores, além de uma plataforma de estudos conectada com as ferramentas Google.

Em 2020 a Universidade La Salle em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre deu início a Escola de Saúde La Salle | Santa Casa voltada ao novo mundo e ao novo mercado de saúde.

É a união de duas das mais tradicionais instituições do Rio Grande do Sul, ofertando aos alunos o que há de mais atual em medicina de alta complexidade, através dos métodos e sistemas acadêmicos de uma das mais respeitadas instituições de ensino. Com cursos de Pós-graduação em áreas multiprofissionais e médica e Extensão.

Educação

Prefeito de Canoas assina contrato; 500 monitores de inclusão devem começar a atuar em até 30 dias

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas Airton Souza informou, na tarde de segunda-feira, 16, por meio de suas redes sociais, a assinatura do contrato com a empresa responsável por administrar a contratação de 500 monitores de inclusão nas escolas da rede municipal.

Segundo a publicação, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de até 30 dias para iniciar a implementação do serviço. A medida prevê a atuação de profissionais de apoio dentro das salas de aula, auxiliando professores, especialmente no atendimento a alunos com necessidades especiais.

Ainda conforme divulgado, a iniciativa busca reforçar o suporte à inclusão no ambiente escolar e contribuir com a rotina pedagógica nas escolas do município.

A previsão é que, após o período de organização, os monitores comecem a atuar gradualmente nas unidades de ensino.

Continuar a ler

Educação

Vereadores mirins realizam primeira sessão do ano na Câmara de Canoas na próxima quarta-feira

Redação

Publicado

em

Foto: Júlia Krauspenhar/ PMC

A Câmara Municipal de Canoas recebe, na próxima quarta-feira, 18, a primeira sessão do ano do projeto Vereador Mirim. A atividade está marcada para as 13h30, no plenário do Legislativo.

Participam da sessão os 21 vereadores mirins eleitos em junho de 2025, além de oito suplentes. Os estudantes devem se reunir mensalmente até dezembro deste ano, quando termina o mandato.

A iniciativa envolve alunos do sétimo e oitavo ano das escolas municipais Assis Brasil, Monteiro Lobato, Guajuviras, Edgar Fontoura, Castelo Branco, João Palma, Leonel Brizola e Duque de Caxias. O projeto reúne estudantes dessas instituições em atividades no Legislativo ao longo do ano.

Continuar a ler

Educação

Diretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Nesta quarta-feira, 11, a posse dos diretores e vice-diretores eleitos para as escolas da rede municipal de ensino de Canoas. A cerimônia ocorre a partir das 14h, no Sesc Canoas, localizado na Avenida Guilherme Schell, 5.340, no Centro.

A eleição para diretores e vice-diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e para diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) voltou a ser realizada no município após quase dez anos. O último pleito havia ocorrido em 2017. Até o ano passado, a escolha dos gestores escolares era feita por meio de indicação da mantenedora.

O processo seletivo teve início em 21 de janeiro, com a abertura das inscrições para os candidatos. Depois disso, os participantes realizaram um curso sobre gestão escolar e uma prova de conhecimentos específicos. Ao todo, 181 candidatos foram aprovados nessa etapa e seguiram na disputa.

Entre os dias 2 e 5 de março, as chapas apresentaram suas propostas à comunidade escolar. A votação ocorreu na última sexta-feira, 6, com a participação de estudantes, pais e professores.

Os nomes dos eleitos devem ser divulgados por meio de portaria na quinta-feira, 12. O processo seletivo tem validade de quatro anos e exige que os candidatos sejam professores concursados da rede municipal, possuam graduação em licenciatura e não respondam a processo administrativo.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques