Cultura
Museu da Cultura Hip Hip RS lança cinco editais com chamada pública para projetos de todo Estado

No sábado, 6, o Museu da Cultura Hip Hop RS abre a primeira convocatória do Programa Vem Pro Museu. O edital permanente tem o intuito de receber propostas de instituições, coletivos e artistas do hip hop de todo estado do Rio Grande do Sul, para integrar a programação do Museu, durante os próximos 14 meses.
O Programa Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas:
Exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. Além disso, um formulário para recebimento de outras propostas também está disponível, para que o Museu receba projetos de atividades que não se adequam às normas dos editais.
Primeira chamada
Para participar desta primeira chamada, os interessados devem se inscrever através das redes oficiais do Museu – clique aqui – a partir do dia 6 de abril, com prazo até o dia 30 de abril. Já o resultado desta primeira chamada será divulgado dia 06 de maio.
Os projetos inscritos serão analisados por uma curadoria composta por representantes de cada elemento da cultura hip hop: graffiti, breaking, MC, DJ e o conhecimento. O edital Programa Vem Pro Museu é permanente e novas convocatórias serão anunciadas no decorrer do ano.
Verba
Com o valor total de R$ 270 mil de verba orçamentária, os projetos podem apresentar propostas conforme as normas de cada edital.
O Programa Vem Pro Museu faz parte da agenda do Museu de Cultura Hip Hop RS que conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Evento de lançamento
Sábado, 6, das 14h às 17h, acontece o evento de lançamento do programa, no Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre.
Na programação, shows de Cristal e DJ Nezzo, além de apresentação de breaking com DJAN, grafitagem com Erick Citron, roda de conversa com Tamboreiro e visitação guiada com ação educativa.

Museu do Hip Hop RS – @leo_zanini-6
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados através do Sympla – clique aqui. Também haverá distribuição de ingressos no dia do evento, conforme disponibilidade. O Museu tem capacidade para receber 1200 pessoas.
Programa Vem Pro Museu contempla cinco editais
Exposições Museológicas
Esta convocatória busca receber propostas de exposições museológicas de artistas e coletivos de hip hop para integrar a programação do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Nesta primeira chamada três projetos serão contemplados por um total de R$ 100 mil. As exposições selecionadas ficarão em cartaz por cerca de três meses cada, na sala Hip Hop Criado na Rua. Para mais informações acesse o edital aqui, a partir do dia 06 de abril.
Eventos Esportivos
Serão selecionadas propostas de competições esportivas gratuitas com preferência para entidades e coletivos de cultura do hip hop do estado do Rio Grande do Sul. Podem ser inscritos projetos nas modalidades breaking, skate, basquete 3×3 e futebol 7.
Nesta primeira chamada quatro projetos serão contemplados por um total de R$ 40 mil. Após o período de organização, os eventos esportivos serão executados em um dia a definir, na Quadra Petrobras ou na quadra de futebol da praça em frente ao Museu de Cultura Hip Hop RS. Para mais informações, acesse o edital aqui, a partir do dia 06 de abril.

Museu do Hip Hop RS – @leo_zanini-6
Escritores e Escritoras
Esta convocatória busca receber propostas de escritores e escritoras de livros, histórias em quadrinho e/ou fanzines autorais. A ideia é integrar a programação do Museu da Cultura Hip Hop do RS, apresentações literárias, poéticas ou visuais gratuitos para o público.
Nesta primeira chamada, 14 projetos serão contemplados por um total de R$ 27 mil. Os escritores e escritoras selecionados terão suas propostas executadas em um dia de programação, na Biblioteca Divilas. Para mais informações, acesse o edital aqui., a partir do dia 6 de abril.
Eventos Culturais
O calendário do Museu conta com a realização de seis eventos durante os próximos 14 meses. E para compor as atrações desses eventos, serão selecionados, através deste chamamento, DJs, MCs, grafiteiros e dançarinos de breaking.
Nesta primeira chamada, 44 artistas serão contemplados por um total de R$ 90 mil. Após o período de organização, os artistas terão suas apresentações no Multipalco, conforme a realização dos seis eventos. Para mais informações, acesse o edital aqui, a partir do dia 06 de abril.
Produção e Gravação
Esta chamada busca receber propostas de artistas para produção musical (beat, gravação, mixagem e masterização) músicas do gênero rap. As canções serão lançadas pelo Estúdio do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Nesta primeira chamada, cinquenta projetos serão contemplados. Os selecionados terão quatro horas de produção e gravação no Estúdio DEEJAY ONLY JAY. Para mais informações, acesse o edital aqui, a partir do dia 06 de abril.
Museu da Cultura Hip Hop do RS também disponibiliza formulário
O Programa Vem Pro Museu, além dos cinco editais, ainda anuncia o lançamento de um formulário fixo, disponível no site oficial do Museu da Cultura Hip Hop RS – acesse aqui, a partir do dia 6 de abril.
Através deste formulário, podem ser enviadas propostas de atividades de artistas, coletivos e instituições ligadas à cultura hip hop, esporte e educação de todo estado do Rio Grande do Sul.
A ideia é que a curadoria do Museu seja abastecida por projetos que não se encaixam nas normas dos editais durante todo o ano.
Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop do RS?

Museu da Cultura Hip Hip RS – @leo_zanini-6
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de quarta à domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres.
As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento – clique aqui.
Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz.
As visitas livres são abertas ao público, não sendo obrigatório agendamento. Nesta modalidade, caso o interessado deseje ser guiado pelos mediadores, basta chegar ao Museu no horário em que se iniciam as visitas agendadas para participar junto ao grupo do dia.
Mais informações sobre programação através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da América Latina dedicado ao movimento.
Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.
O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras.
O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Cultura
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, participou nesta sexta-feira, 10, na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema) no Rio de Janeiro, de uma reunião com o presidente da instituição, Alex Braga Muniz, e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, para discutir a integração entre as três instituições na execução do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O encontro contou também com a presença do vice-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior, e da gerente do FSA, Fernanda Silva.
O objetivo foi alinhar fluxos técnicos, jurídicos e operacionais para a gestão dos recursos do FSA no âmbito do Arranjo-Projeto Específico RJ, modelo de coinvestimento regional criado por meio de acordo entre Ancine e RioFilme, aprovado em 2024. O arranjo prevê a aplicação de R$ 100 milhões, referente a cinco editais lançados em julho de 2025, com foco em produção de filmes e séries, distribuição de conteúdos audiovisuais, desenvolvimento de obras e competências institucionais.
Na condição de agente financeiro do FSA, o BRDE é responsável pela execução técnica e financeira das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, garantindo segurança jurídica, rastreabilidade e eficiência na aplicação dos recursos. “O BRDE cumpre um papel estratégico ao garantir a execução segura e transparente das políticas de fomento ao audiovisual. Ao lado da Ancine e da RioFilme, trabalhamos para consolidar um modelo de gestão que ofereça previsibilidade aos produtores e fortaleça a economia criativa no país”, destacou Ranolfo Vieira Júnior.
Durante a reunião, foram debatidos temas como o aditivo contratual entre BRDE, Ancine e BNDES, que definirá a nova sistemática de remuneração direta dos agentes financeiros pela RioFilme, a formalização de um canal institucional tripartite para acompanhamento conjunto da execução dos editais e a definição do cronograma. O alinhamento entre as equipes visa aperfeiçoar a governança e a prestação de contas do Fundo, reforçando o compromisso das instituições com a integridade e a eficiência no fomento ao setor audiovisual nacional.
O papel do BRDE no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com o BNDES. O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.
Essa atuação garante segurança jurídica, transparência e integridade na aplicação dos recursos públicos destinados ao fomento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro. O BRDE não decide sobre a seleção dos projetos nem investe diretamente em produções, mas viabiliza tecnicamente a política federal de fomento, assegurando que os investimentos cheguem aos produtores de forma ágil e segura.
Cultura
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana

O Festival de Cinema de Canoas encerrou sua terceira edição no último dia 28 de setembro, mas a programação continua. Nesta semana, o evento dá continuidade às suas ações educativas com a realização do 4º encontro do Curta FECIC e do Workshop de Roteiro e Linguagem Cinematográfica, ambos gratuitos e voltados a alunos e educadores das cidades de Canoas e Nova Santa Rita.
A primeira atividade é o workshop “A Arte de Contar Histórias – Introdução à Linguagem e Produção Audiovisual”, que acontece na quarta-feira, 8 de outubro, das 19h às 21h, no Auditório do IFRS – Campus Canoas. A atividade será ministrada pelo produtor de cinema e realizador do FECIC, Alexandre Derlam, e é voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, educadores e pessoas interessadas.
Totalmente gratuita, a oficina está inserida na programação da 4ª Mostra de Cinema do Campus Canoas, que integra as atividades do projeto de extensão “HQ e Audiovisual em processos pedagógicos” do IFRS. Nesse sentido, quem participar do workshop irá aprender sobre escrita de roteiros, técnicas narrativas e o uso criativo da linguagem audiovisual, sempre com uma abordagem acessível e conectada ao momento atual, o mundo das imagens em movimento.
Já o quarto encontro do Curta FECIC, ação educativa que tem como objetivo aproximar alunos e educadores do universo do cinema e incentivar o olhar crítico e criativo, acontece na quinta-feira, 9 de outubro, das 9h às 11h, também no Auditório do IFRS – Campus Canoas.
Voltado para a professores, coordenadores pedagógicos e equipes diretivas das cidades de Canoas e Nova Santa Rita, o debate educacional tem como tema a importância do audiovisual no ambiente escolar e será mediado por Alexandre Derlam; pelo professor, ator e roteirista Angelo Sergio e pela mestre em educação e coordenadora pedagógica do Curta FECIC, Celi Reinhardt.
Na ocasião, eles irão debater temas como os objetivos dos encontros do Curta FECIC; possibilidades de linguagem audiovisual, produção e fruição; a relevância da produção audiovisual e do cinema na educação e legislação pertinente, assim como, a parceria fundamental entre professores e equipes diretivas na produção audiovisual escolar de Canoas. A atividade é gratuita.
“Acreditamos que o audiovisual é uma ferramenta poderosa para estimular o pensamento crítico, a sensibilidade e a criatividade das pessoas. Por isso, iniciativas como o Curta FECIC e esse workshop fortalecem esse diálogo entre educação e cultura, formando novas gerações de espectadores, mas também, de futuros realizadores”, afirma Alexandre Derlam.
As atividades realizadas esta semana encerram oficialmente a terceira edição do Festival de Cinema de Canoas, que aconteceu de 25 a 28 de setembro no Teatro SESC Canoas e na Casa das Artes Villa Mimosa.
Cultura
Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição

A terceira edição do Festival de Cinema de Canoas encerrou neste domingo, 28 de setembro, com o anúncio dos vencedores de 2025. A Cerimônia de Premiação, que consagrou os melhores nas categorias Estudantil, Municipal, Estadual e Universitária, aconteceu no Teatro SESC Canoas e contou com transmissão ao vivo pela TV Minuano – canal 525 da Claro.
A edição ficou marcada pela inscrição de 195 produções, das quais a curadoria e a comissão de seleção escolheram 11 títulos para a categoria Estudantil, 13 para a Universitária (novidade do terceiro FECIC), além de sete produções na categoria Municipal e 18 na Estadual. Todas as produções selecionadas concorriam ao Troféu Canoeiros e ao Troféu Cine Porcello, este dedicado aos vencedores dos melhores filmes pelo Júri Popular.
O curta-metragem vencedor da categoria Estudantil foi “Querida Irmã”, de Luiza Wender, do IPUC. “Queremos agradecer à todos os nossos professores, principalmente a professora Sandra que me deu aula de artes e me apresentou o teatro e a arte”, disse Luiza Wender, diretora do curta “Querida Irmã”.
Já a obra vencedora da categoria Universitária, grande novidade da terceira edição do FECIC, foi “Confio”, de Giovanna Plentz, da Universidade Feevale. “Quero agradecer à toda a equipe que ajudou a fazer esse curta, meus professores, minhas amizades que me inspiraram e me incentivaram a fazer esse filme e também à minha família”, agradeceu Giovanna Plentz, diretora da produção “Confio”.
A terceira categoria – Municipal -, teve como vencedora a produção “Enquanto a Partida Durar”, de Léo Moura. “Somos um dos poucos cineastas de Canoas, então, esse prêmio é muito importante para nós”, disse Alex, representante de Léo Moura na cerimônia de premiação.
Por fim, quem venceu a categoria Estadual foi“Cardo”, de Guilherme Suman e Allan Riggs. “O nosso filme foi acima de tudo uma realização pessoal. Queremos agradecer às muitas mãos que ajudaram a realizar essa obra. Esse prêmio também é de vocês”, comentou Guilherme Suman diretor de “Cardo”.
Os vencedores do 3º FECIC (lista completa no final deste release) foram escolhidos por três comissões julgadoras independentes. A primeira comissão foi o Júri Oficial, integrado pela atriz Paula Souza, o diretor de fotografia Jorge Henrique Boca e o diretor e produtor técnico em efeitos especiais, Ricardo Ghiorzi.
Já a segunda comissão foi o Júri da Crítica, formado por integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, sendo eles a colaboradora da revista digital do Cineclube Academia das Musas e do Fanzine Zinematógrafo Carla Oliveira e o curador da Sala Redenção Victor Souza.
Enquanto a terceira comissão – Júri Popular -, foi integrada pelo público, que acompanhou as exibições no Teatro SESC Canoas e votou nos melhores filmes após as sessões.
Homenagem à Marcos Breda
A noite de domingo foi marcada também pela homenagem ao ator, professor, produtor e diretor gaúcho Marcos Breda. O reconhecimento foi entregue pelo ator Gedson Castro.
Natural de Canoas, Breda tem uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão. Entre os trabalhos mais notáveis estão a participação do ator nas novelas, séries e minisséries de grande repercussão nacional como “Que Rei Sou Eu?, “O Tempo e o Vento”, “Vamp” e o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
No cinema, atuou em produções como “O dia em que Dorival encarou o Guarda” e “Feliz Ano Velho”. No teatro, soma mais de quatro décadas de experiência, participando de montagens que atravessam gêneros e estilos, sempre com dedicação à linguagem cênica, destaque para o icônico “Bailei na Curva”.
“São 45 anos de profissão então, essa homenagem é pelo, abre aspas, “conjunto da obra”. Eu quero agradecer profundamente, estou extremamente emocionado, feliz e eu quero dedicar esse prêmio à um pessoa com quem eu trabalhei e que acabou de nos deixar, eu quero dedicar esse prêmio ao Tutti (Gregianin) que era um dos maiores apoiadores desse festival. Obrigado!”, agradeceu Breda.
Conheça os vencedores do 3º Festival de Cinema de Canoas:
Vencedores da CATEGORIA ESTUDANTIL
Melhor filme pelo Júri da Crítica: As Minas E Os Karas em: A Droga Da Obediência E Outros Mistérios (12’35”), de Adriano Costa Souza | EMEF Pernambuco (2025)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Racismo (4’), de Ana Clara Boll Alves | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular: A Cápsula do Tempo | EEEM Bento Gonçalves (2025)
Melhor filme – Júri Oficial: Querida Irmã (19’), de Luiza Weber | IPUC (2024)
Vencedores da CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Desperta (2’), de Laura Becker | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Carcarás (13’), de Gabriello Alvarez | PUCRS (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Submersa, de Laura Viegas | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Confio (18’), de Giovanna Plentz | Universidade Feevale (2024)
Vencedores da CATEGORIA MUNICIPAL
Melhor Desenho de Som: Nathan Lopes por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Direção de Arte: Sheila Marafon por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Robert Denilson e Felipe Iesbick por “Diários de um Slasher Canoense” (2025)
Melhor Trilha Sonora: Pavão Negro por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Roteiro: Flávio de Castro Barbosa, Wender Zanon e Érico Noronha por “Gosto Estranho” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Gabi Faryas por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Atriz: pela pluralidade e ampla representatividade na obra, o Júri decidiu que o prêmio seria entregue ao elenco feminino do filme “Diz o nome”, de Anne Plein, Lau Graef e Mirela Kruel (2024)
Melhor Diretor: Léo Moura por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Enquanto a Partida Durar, de Léo Moura (2025)
Troféu do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual: Flávia Seligman, cineasta e professora de audiovisual
Prêmio em locação de equipamentos: Mariana Monteiro, representando a Locall Cinema e Televisão
Vencedores da CATEGORIA ESTADUAL
Melhor Desenho de Som: Dave Deville por “Eu te escuto”, de Rodrigo Teixeira (2025)
Melhor Direção de Arte: Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Trilha Sonora: A Biblioteca de Jorge Furtado | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025) | Leo Henkin pelas trilhas “O Homem que copiava”, “O Mercado de notícias”, “Real Beleza”, “Veja bem” e “A matadeira”; Geraldo Flach pelas trilhas “Ilha das flores”, de Caetano Veloso; André Moraes pela trilha de “Meu tio matou um cara”
Melhor Roteiro: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Nelson Diniz por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Atriz: Liane Venturella por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Diretor: Allan Riggs e Guilherme Suman por “Cardo” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: F.M, de Cassiano G. Zanella (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: A Invenção, de André Arteche (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Cardo, de Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)
Menção honrosa: O Pente, de Alisson Affonso (2025)
Prêmio em locação de equipamentos: Locall Cinema e Televisão
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual